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dc.creatorHERNANDES , Camila Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8317523042828218por
dc.contributor.advisor1Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584por
dc.contributor.advisor-co1Murgo, Camélia Santina-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1873165740888778por
dc.contributor.referee1Schlunzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238por
dc.contributor.referee2Araya, Ana Maria Osório-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1543738193935256por
dc.date.accessioned2022-04-08T14:25:10Z-
dc.date.issued2021-08-02-
dc.identifier.citationHERNANDES , Camila Martins. Transtorno do espectro autista: a prática com ênfase nas políticas públicas educacionais inclusivas. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2021.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1395-
dc.description.resumoEsta dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (PPGE/ UNOESTE). O objetivo geral da pesquisa foi de: Analisar, no contexto da Rede Regular de Ensino e na Educação Especial de que maneira os professores compreendem o que é Educação Inclusiva e as políticas públicas educacionais referentes a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e como são colocadas em prática. A investigação foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, e envolveu uma escola particular da Rede Regular de Ensino e uma Escola Especial, em um município de médio porte do interior do estado de São Paulo. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), teve aprovação com o número do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) 39973320000005515. Participaram do estudo três (03) professoras de cada escola, que possuem em suas turmas estudantes que estão dentro do espectro autista, totalizando seis (06) professoras. Duas (02) coordenadoras pedagógicas também participaram da pesquisa, sendo uma (01) de cada escola. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as 08 participantes. A análise dos dados segue as proposições da técnica de análise de conteúdo de Bardin, a partir das transcrições das entrevistas. Os resultados respondem a questão central da pesquisa: “as práticas dos professores do Ensino Regular e da Educação Especial, tem atendido as orientações das políticas educacionais, no que se refere ao desenvolvimento de uma educação inclusiva para os estudantes com TEA?”, servindo, sobretudo, de material para reflexão e discussão final de como as políticas públicas podem intervir na qualidade da inserção e inclusão da criança com autismo.por
dc.description.abstractThis dissertation is linked to the research line “Public Policies in Education, Formative Processes and Diversity” of the Graduate Program in Education at the University of Oeste Paulista (PPGE/UNOESTE). The general objective of the research was to: Analyze, in the context of the Regular Teaching Network and in Special Education, how teachers understand what Inclusive Education is and the educational public policies regarding the inclusion of people with Autistic Spectrum Disorder (ASD) , and how they are put into practice. The investigation was of a qualitative nature, of the case study type, and involved a private school from the Regular Teaching Network and a Special School, in a medium-sized city in the interior of the state of São Paulo. The research was submitted and approved by the Research Ethics Committee (CEP), approved with the Certificate of Presentation of Ethical Appreciation (CAAE) 39973320000005515. Three (03) teachers from each school, who have in their classes participated in the study students who are within the autistic spectrum, totaling six (06) teachers. Two (02) pedagogical coordinators also participated in the survey, one (01) from each school. For data collection, semi-structured interviews were conducted with the 08 participants. Data analysis follows the propositions of Bardin's content analysis technique, based on interview transcripts. The results answer the central question of the research: "has the practices of teachers in Regular Education and Special Education met the guidelines of educational policies, with regard to the development of inclusive education for students with ASD?" above all, as material for reflection and final discussion on how public policies can intervene in the quality of insertion and inclusion of children with autism.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2022-04-08T14:25:10Z No. of bitstreams: 2 Camila Martins Hernandes.pdf: 676962 bytes, checksum: 88ae91bda42930f47015a184886a977b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-08T14:25:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Camila Martins Hernandes.pdf: 676962 bytes, checksum: 88ae91bda42930f47015a184886a977b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-08-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/4572/Camila%20Martins%20Hernandes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapor
dc.subjectpolíticas educacionaispor
dc.subjecteducação inclusivapor
dc.subjectRede Regular de Ensinopor
dc.subjecteducação especialpor
dc.subjectAutistic Spectrum Disordereng
dc.subjecteducational policieseng
dc.subjectinclusive educationeng
dc.subjectregular education networkeng
dc.subjectspecial educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTranstorno do espectro autista: a prática com ênfase nas políticas públicas educacionais inclusivaspor
dc.title.alternativeAutistic spectrum disorder: the practice with emphasis on inclusive education public policieseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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