Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Aline Bezerra da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8849440316445879por
dc.contributor.advisor1Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7340016437698240por
dc.contributor.referee1Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238por
dc.contributor.referee2Lima, Vanda Moreira Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9057705430758200por
dc.date.accessioned2022-08-08T18:27:03Z-
dc.date.issued2022-03-14-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Bezerra da. Políticas públicas na educação profissional: contribuições do professor reflexivo. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2022 .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1437-
dc.description.resumoA presente pesquisa se desenvolveu no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na Linha de Pesquisa: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade. A partir da preocupação com a didática do professor, com foco no professor reflexivo, a pesquisa buscou analisar se o professor do ensino técnico reflete sobre sua prática, dado o desinteresse dos estudantes por suas aulas, visando corroborar com as políticas públicas educacionais no contexto das Classes Descentralizadas em um centro educacional de ensino médio e técnico no Oeste Paulista. O tema central é o professor reflexivo no ensino técnico e suas contribuições para reduzir a evasão auxiliando nas políticas públicas. Considerando a abordagem de pesquisa adotada para este estudo, foram considerados os seguintes aspectos: análise de documentos legais, análise bibliográfica e entrevista semiestruturada para coleta de dados, adotando uma metodologia qualitativa de natureza descritiva e abordagem teórica do materialismo dialético. Foram entrevistados quatro professores, dois coordenadores de curso e dois coordenadores pedagógicos de duas Classes Descentralizadas. Após a transcrição das entrevistas, sua análise foi baseada no método de Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da pesquisa possibilitam a compreensão de que os participantes da pesquisa refletem sobre suas próprias práticas levando em consideração o contexto em que estão inseridos. Não obstante, conclui-se que a atuação do professor reflexivo consegue despertar o interesse do estudante, mas não a ponto de reduzir significativamente a evasão.por
dc.description.abstractThe present research was developed in the Post-Graduation Program in Education at Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), in the research line: Public Policies in Education, formative processes and diversity. Based on the concern with teacher didactics, with a focus on the reflective teacher, the research sought to analyze whether the technical education teacher reflects on his practice, considering the students' lack of interest in their classes, aiming to corroborate with the educational public policies in the context of the Decentralized Classes in an educational center for high school and technical education in the West of São Paulo. The central theme is the reflective teacher in technical education and its contributions to reducing dropouts and helping with public policies. Considering the research approach adopted for this study, the following aspects were considered: analysis of legal documents, bibliographic analysis and semi-structured interviews for data collection, adopting a qualitative methodology of descriptive nature and the theoretical approach of dialectical materialism. Four professors, two course coordinators and two pedagogical coordinators from two decentralized classes were interviewed. After transcribing the interviews, their analysis was based on the Textual Discourse Analysis (TDA) method. The results of the research make it possible to understand that the research participants reflect on their own practices taking into account the context in which they are inserted. Nevertheless, it is concluded that the performance of the reflective teacher is able to awaken the student's interest, but not to the point of significantly reducing dropout.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2022-08-08T18:27:02Z No. of bitstreams: 2 Aline Bezerra da Silva.pdf: 643303 bytes, checksum: b678909db6e535b09f129a623094e405 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-08T18:27:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Aline Bezerra da Silva.pdf: 643303 bytes, checksum: b678909db6e535b09f129a623094e405 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-03-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/4816/Aline%20Bezerra%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectprofessor reflexivopor
dc.subjecteducação técnicapor
dc.subjectclasses descentralizadaspor
dc.subjectevasãopor
dc.subjectpolíticas educacionaispor
dc.subjectreflective teachereng
dc.subjecttechnical educationeng
dc.subjectdecentralized classeseng
dc.subjectevasioneng
dc.subjecteducational policieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas públicas na educação profissional: contribuições do professor reflexivopor
dc.title.alternativePublic policies in professional education: teacher contributions reflectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Bezerra da Silva.pdf628,23 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons