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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais nas aulas de arte do ensino fundamental II em escolas públicas
Título(s) alternativo(s): Socio-emotional learning and the construction of moral values in elementary school art classes II in public schools
Autor: BRUZATTI, Fernando 
Primeiro orientador: Dias, Carmen Lúcia
Primeiro membro da banca: Francisco, Marcos Vinicius
Segundo membro da banca: Lepre, Rita Melissa
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista, na linha de pesquisa Formação e ação do profissional docente e práticas educativas. Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular, observamos a defesa da formação integral dos alunos por meio das Competências Gerais da Educação Básica. Com essa implementação, de acordo com o discurso governamental, ficam abertas as possibilidades de os professores de arte desenvolverem estratégias em que os educandos sejam construtores de sua identidade como produtores de arte, inseridos em seus contextos sociais e engajados na luta por uma sociedade mais justa e democrática. Dessa forma, os objetivos desta pesquisa foram analisar e compreender a concepção docente sobre o desenvolvimento das Competências Socioemocionais (CSEs) para a construção da autonomia intelectual e moral dos alunos do ensino fundamental II de escolas públicas. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com professores de arte e a PCNP de arte; para a interpretação dos dados, recorremos à Análise Textual Discursiva fundamentando-nos em autores da psicologia da moralidade. Os resultados apontam que os participantes encontram dificuldades para realizar sua formação continuada e aprofundar seus estudos acerca do desenvolvimento das CSEs, valores morais e autonomia intelectual e moral, apresentando conhecimento de senso comum sobre esses assuntos. Em relação à autonomia intelectual e moral dos alunos, todos os participantes relataram a sua preocupação em desenvolver situações de aprendizagem que envolvam conteúdos cognitivos e emocionais, porém, muitas vezes, acabam passando, para os alunos, a concepção de certo e errado. Destacamos a preocupação que os professores apresentam em proporcionar um ambiente ético e respeitoso em suas aulas de arte e que, sempre que necessário, recorrem às CSEs para resolverem conflitos entre os alunos e para prepará-los para a vida em sociedade. Esperamos, com este estudo, fornecer subsídios para a discussão e a ampliação dos conhecimentos sobre a importância das CSEs e a construção de valores sociomorais nas aulas de arte voltadas para a formação de alunos autônomos que estejam aptos para os desafios da vida cotidiana e capazes de utilizar a arte para se expressar e serem agentes de transformação da sociedade em que estão inseridos.
Abstract: This dissertation was developed together with the Graduate Program of Universidade do Oeste Paulista, in the line of research Training and action of the teaching professional and educational practices. With the implementation of the National Curricular Common Base, we observed the defense of the integral formation of the students through the General Competences of Basic Education. With this implementation, according to the governmental discourse, the possibilities for art teachers are open to develop strategies in which students are builders of their identity as art producers, inserted in their social contexts and engaged in the struggle for a fairer and democratic society. Thus, the objectives of this research were to analyze and understand the teaching conception about the development of Socioemotional Competencies (CSEs) for the construction of intellectual and moral autonomy of elementary school II students in public schools. We used semi-structured interviews with art teachers and the art PCNP; for the interpretation of the data, we resorted to the Discursive Textual Analysis based on authors of the psychology of morality. The results indicate that the participants encounter difficult to carry out their continuing education and deepen their studies on the development of CSEs, moral values and intellectual and moral autonomy, presenting common sense knowledge on these subjects. Regarding students' intellectual and moral autonomy, all participants reported their concern in developing learning situations that involve cognitive and emotional content, however, they often end up passing on to students the concept of right and wrong. We highlight the concern that teachers have in providing an ethical and respectful environment in their art classes and that, whenever necessary, they turn to CSEs to resolve conflicts between students and to prepare them for life in society. We hope, with this study, to provide subsidies for the discussion and expansion of knowledge about the importance of CSEs and the construction of socio-moral values in art classes aimed at training autonomous students who are able to face the challenges of everyday life and capable of use art to express themselves and be agents of transformation of the society in which they are inserted.
Palavras-chave: aprendizagem socioemocional
valores sociomorais
professores de arte
Base Nacional Comum Curricular
ensino fundamental II
socio-emotional learning
sociomoral values
art teachers
Common National Curriculum Base
elementary school II
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: BRUZATTI, Fernando. Aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais nas aulas de arte do ensino fundamental II em escolas públicas. 2022. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1440
Data de defesa: 21-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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