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http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1500
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino remoto emergencial e o trabalho docente: análise a partir da percepção de professores à luz da teoria histórico-cultural |
Título(s) alternativo(s): | Emergency Remote Teaching and the Teacher Work: analysis from the perception of teachers in light of the Cultural-Historical theory |
Autor: | MIRALLIA, Maria Clara Favarão Crespi |
Primeiro orientador: | Manfré, Ademir Henrique |
Primeiro membro da banca: | Shimazaki, Elsa Midori |
Segundo membro da banca: | Anjos, Ricardo Eleutério dos |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado esteve vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista na linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade”. Os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela pandemia da covid-19. Como medida para impedir a proliferação do vírus causador, governos estabeleceram medidas de distanciamento social. Uma dessas medidas decretadas pelo Governo do estado de São Paulo foi o fechamento das escolas e a implantação do o ensino remoto emergencial na rede pública de educação provocando mudanças significativas no trabalho do professor. Ao considerar esses fatos, a presente pesquisa, fundamentada no materialismo histórico-dialético, objetivou analisar os impactos da modalidade do ensino remoto emergencial no trabalho docente a partir da percepção de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma Diretoria de Ensino do interior do estado de São Paulo. Para isso, foi realizada a revisão sistemática que possibilitou a análise dos conceitos fundamentais ligados ao trabalho docente, o processo de implementação do ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da covid-19 e seus impactos a partir da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. Também foi aplicado um questionário para compreender a concepção dos professores sobre os impactos do ensino remoto emergencial no trabalho docente. A partir das respostas foi possível determinar as seguintes unidades analíticas: as condições de implementação do ensino remoto emergencial, as condições concretas do trabalho docente nessa modalidade, a saúde do professor e a valorização do trabalho docente durante o período de ensino remoto emergencial. Finalmente, algumas considerações obtidas foram a constatação dos impactos do ensino emergencial remoto desde os primeiros passos da implementação da modalidade à prática no dia a dia, também a percepção quanto às dificuldades e desvalorização do trabalho docente durante o período de pandemia, além de mostrar que o ensino remoto na educação básica pode não permitir que o trabalho docente seja realizado em sua plenitude, afetando diretamente o professor, os alunos e a sociedade. |
Abstract: | This master's research was linked to the Postgraduate Program in Education at the Universidade do Oeste Paulista in the research line "Public Policies in Education, formative processes and diversity". The years 2020 and 2021 were marked by the covid-19 pandemic. As a measure to prevent the proliferation of the causative virus, governments established social distancing measures. One of these measures decreed by the São Paulo state government was the closing of schools and the implementation of emergency remote teaching in the public education network, causing significant changes in the teacher's work. Considering these facts, this research, based on the historical-dialectical materialism, aimed to analyze the impacts of the emergency remote teaching modality on the teaching work from the perception of teachers of the final years of elementary school in a Board of Education of the interior of the state of São Paulo. To do so, a systematic review was carried out, which made it possible to analyze the fundamental concepts related to the teaching work, the implementation process of emergency remote teaching in the context of the covid-19 pandemic, and its impacts based on Critical-Historical pedagogy and Cultural-Historical psychology. A questionnaire was also applied to understand the teachers' conception of the impacts of emergency remote teaching on their teaching work. From the answers, it was possible to determine the following analytical units: the conditions of implementation of emergency remote teaching, the concrete conditions of the teaching work in this modality, the teacher's health, and the appreciation of the teaching work during the emergency remote teaching period. Finally, some considerations obtained were the verification of the impacts of remote emergency teaching from the first steps of the implementation of the modality to the practice on a daily basis, also the perception about the difficulties and devaluation of the teaching work during the pandemic period, besides showing that remote teaching in basic education may not allow the teaching work to be performed in its fullness, directly affecting the teacher, the students and society. |
Palavras-chave: | Trabalho docente Ensino remoto emergencial Teoria Histórico-Cultural Teaching work Emergency wemotet teaching Cultural-Historical Theory |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | MIRALLIA, Maria Clara Favarão Crespi. Ensino remoto emergencial e o trabalho docente: análise a partir da percepção de professores à luz da teoria histórico-cultural. 2023. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1500 |
Data de defesa: | 28-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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