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dc.creatorMEDEIROS, Fábia Cristina Mortean de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9611877217991093por
dc.contributor.advisor1Manfré, Ademir Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2559786704613672por
dc.contributor.referee1Fürkotter, Monica-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825695450465603por
dc.contributor.referee2Rocha , Alessandro Santos da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1622339109413385por
dc.date.accessioned2024-03-18T14:27:54Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Fábia Cristina Mortean de. Análise de Políticas Públicas no contexto do retorno às aulas pós-pandemia da Covid-19: a fluência leitora de estudantes do 2º ano do ensino fundamental. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1561-
dc.description.resumoO presente estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Objetivou analisar as Políticas Públicas para leitura dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, em nível nacional, estadual e, especificamente, na Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente-SP, no contexto de retorno às aulas presenciais após a pandemia da Covid -19. Para tanto, estudamos os pressupostos teóricos sobre o ensino da leitura; analisamos os dados da Avaliação da Fluência em Leitura e ações de Políticas Públicas sugestionadas para redirecionar a prática docente a fim de recompor a aprendizagem em leitura dos estudantes. A pesquisa é de natureza quanti-qualitativa, e se efetivou de forma bibliográfica e documental por meio da análise de leis, portarias, pareceres, diretrizes, livros, artigos; consulta ao catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e a base de dados da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no período de 2008 a 2023. Ancoramos o estudo no método Materialismo Histórico-Dialético e na epistemologia de Vygotsky (1994). Constatamos que, tanto o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) quanto o Currículo Paulista, ambos de 2018, assumem uma perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, porém, isso não condiz com o que identificamos nas análises desenvolvidas. Verificamos que estão estruturados nas ciências cognitivas, as quais abordam o ensino de forma individualizada e os conteúdos, habilidades e competências possuem abordagens linguísticas e psicológicas imbricadas. Para a análise, também foram utilizadas fontes secundárias de coleta de dados por meio de bases especializadas, como o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), sendo este último responsável pelo tratamento dos dados e pela divulgação dos resultados da Avaliação de Fluência em Leitura. O resultado apontou um Índice de Fluência Leitora (IFL) de 4.8, em um total de 10, categorizando ampla defasagem na fluência em leitura. Em relação a esse novo instrumento avaliativo de larga escala, notamos que se encontra firmado em uma política de monitoramento e controle fundamentada nos ideais neoliberais. Como resultado, quanto às propostas de Políticas Públicas para combater a defasagem, percebemos ações de escolha partidária, paliativas e superficiais, ficando à incumbência do professor a responsabilidade para a recomposição da aprendizagem.por
dc.description.abstractThe present study was developed in the line of research Public Policies in Education, Training Processes and Diversity of the Postgraduate Program in Education at the University do Western São Paulo. It aimed to analyze public policy to read the students in the 2nd year of Elementary School, at national, state level and specifically in the Education Board of the Presidente Prudente Region, in the context of returning to presential classes. To this end, we studied the theoretical assumptions that pertain to teaching reading; we analyzed data on the Reading Fluency Assessment and actions to redirect teaching practice to restore students’ reading learning. The research took place in a bibliographic and documentary form, through laws, ordinances, opinions, guidelines, books, articles; consultation of the catalog of theses and dissertations from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES); from the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and the database of the São Paulo state education department, over a period of 2008 to 2023. We anchor the study in Historical-Dialectical Materialism and Vygotsky's epistemology (1994). We found that both the Base Nacional Comum Curricular and the São Paulo Curriculum, both of 2018 assume an enunciative-discursive perspective of language, however, this does not match what we identified. We found that they are structured in cognitive sciences, which approach teaching in an individualized way and the contents, skills and competencies have intertwined linguistic and psychological approaches. For analysis, secondary data collection sources were also used, through specialized databases, such as the Education Development Index of the State of São Paulo (IDESP), Basic Education Development Index (IDEB) and the Public Policy Center and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), the latter being responsible for processing the data and publishing the results of the Reading Fluency Assessment. The result showed a Reading Fluency Index (IFL) of 4.8 out of a total of 10, categorizing a wide gap in reading fluency. In relation to this new large-scale evaluation instrument, we note that it is based on a monitoring and control political based on neoliberal ideals. In relation to public political proposals to combat the gap, we see partisan choice actions palliative and superficial, leaving the responsibility of the teacher to restore learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2024-03-18T14:27:54Z No. of bitstreams: 1 Fábia Cristina Mortean de Medeiros.pdf: 1728068 bytes, checksum: 6d109ac86a6025e1cbe7e6e95ad18745 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-18T14:27:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fábia Cristina Mortean de Medeiros.pdf: 1728068 bytes, checksum: 6d109ac86a6025e1cbe7e6e95ad18745 (MD5) Previous issue date: 2023-12-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5475/F%c3%a1bia%20Cristina%20Mortean%20de%20Medeiros.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpolíticas públicaspor
dc.subjectensino fundamentalpor
dc.subjectfluência leitorapor
dc.subjectprocesso de ensino e de aprendizagempor
dc.subjectpublic policieseng
dc.subjectelementary schoolpor
dc.subjectreading fluencypor
dc.subjectteaching and learning processpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálise de Políticas Públicas no contexto do retorno às aulas pós-pandemia da Covid-19: a fluência leitora de estudantes do 2º ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeAnalysis of Public Policies in the context of returning to school after the Covid-19 pandemic: the reading fluency of students in the 2nd year of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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