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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPRADO, Eduardo São João-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4540430902275281por
dc.contributor.advisor1Manfré, Ademir Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2559786704613672por
dc.contributor.referee1Silva, Divino José da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402875071436462por
dc.contributor.referee2Schlunzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238por
dc.date.accessioned2024-04-04T13:47:36Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationPRADO, Eduardo São João. Processos formativos híbridos: contribuições à educação inclusiva no ensino médio. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1564-
dc.description.resumoO presente estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Este estudo se inicia com o caminhar pessoal, educacional, acadêmico e profissional do mestrando, onde demonstra as vivências e experiências que fundamentam o surgimento do problema e a fundamentação teórica da dissertação. No decorrer dessa vivência, surgiu a proposta de investigar a temática da inclusão na educação brasileira, mais especificamente no ensino médio. Diante do exposto, o objetivo geral foi analisar quais os benefícios de se ter docentes especialistas, como professores renomados de outras localidades, para o compartilhamento da expertise e didática, vez que é notável a facilidade didática dos profissionais em destaque, de forma virtual e presencial na escola média na tentativa de tornar o ensino mais democrático aos estudantes. Nesse sentido, a problemática se baseou no processo formativo híbrido com a inserção de um professor de forma virtual em sala de aula, de forma colaborativa, com o professor presencial, agindo em conjunto, com o intuito de promover um processo de ensino e de aprendizagem significativo. Por isso, buscou-se desenvolver esta proposta em duas etapas, sendo a primeira a partir da análise bibliográfica dos trabalhos desenvolvidos no processo formativo híbrido, verificando quais benefícios e desafios o referido processo enfrenta. No segundo passo, buscou-se efetuar a revisão de literatura como forma de linha de pesquisa, através de pesquisa sobre as políticas e diretrizes do ensino híbrido para o ensino médio, verificando as possibilidades de implantação do ensino híbrido a partir das políticas e diretrizes atuais definidas para o referido ensino. A metodologia desenvolvida na presente pesquisa é qualitativa. Este tipo de investigação conduz o estudo sobre contribuições para explicar o comportamento social humano dentro de seus conceitos, necessita abranger as condições contextuais do cotidiano da sala de aula. Com os estudos realizados, conclui-se que o ensino híbrido pode abrir possibilidades significativas aos estudantes da escola média brasileira.por
dc.description.abstractThe project begins with the personal, educational, academic, and professional journey of the graduate student, where it demonstrates their experiences that lay the foundation for the emergence of the problem and the theoretical basis of the dissertation. Throughout this experience, the problem of a lack of inclusion in Brazilian education emerges, with data presented to justify that quality education exists in Brazil, however, this education is for a select few. In this sense, the hypothesis is based on the hybrid formative process with the inclusion of a teacher virtually in the classroom and that the presence of specialist teachers, both virtually and in person, may bring benefits for the Department of Education of the state of São Paulo and for public education in general. For this reason, the methodology is developed in two stages, the first being a bibliographic analysis of the works developed in the hybrid formative process and to verify the benefits and challenges this process faces. The second step seeks to conduct a reflective documentary research on the policies and guidelines for hybrid teaching in high school, to thereby verify the possibilities of implementing hybrid teaching within the current policies and guidelines defined for this type of education. The methodology developed in the current research is qualitative. This type of investigation guides the study on contributions to explain human social behavior within its concepts, requiring an understanding of the contextual conditions of the everyday classroom. With the studies carried out, the aim is to face the challenges found and take advantage of the benefits to propose a public policy to the State of São Paulo and consequently open opportunities for new studies in the area of the hybrid formative process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2024-04-04T13:47:36Z No. of bitstreams: 1 Eduardo São João Prado.pdf: 665474 bytes, checksum: d434716cd929b4e3048b44694d16d361 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-04T13:47:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo São João Prado.pdf: 665474 bytes, checksum: d434716cd929b4e3048b44694d16d361 (MD5) Previous issue date: 2023-12-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5485/Eduardo%20S%c3%a3o%20Jo%c3%a3o%20Prado.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino híbridopor
dc.subjectensino médiopor
dc.subjecteducação democráticapor
dc.subjecthybrid teachingeng
dc.subjecthigh schooleng
dc.subjectequitable educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProcessos formativos híbridos: contribuições à educação inclusiva no ensino médiopor
dc.title.alternativeHybrid formative process: contributions to an inclusive education in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
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