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Tipo do documento: Dissertação
Título: Planejamento docente: incorporação do design centrado no ser humano e de recursos educacionais abertos
Título(s) alternativo(s): Teacher planning: incorporating human-centered design and open educational resources
Autor: OLIVEIRA, Adriana de 
Primeiro orientador: Gitahy, Raquel Rosan Christino
Primeiro membro da banca: Santos, Daniele Aparecida do Nascimento dos
Segundo membro da banca: Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no programa de mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na linha de pesquisa 2: Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. O design centrado no ser humano trata-se de uma abordagem que prioriza necessidades do usuário e, no contexto do planejamento docente, implica em conhecer a necessidade dos estudantes, suas habilidades e expectativas. Para que o docente possa conduzir da melhor forma o processo de ensino e de aprendizagem, poderá utilizar diversos recursos, dentre eles os Recursos Educacionais Abertos (REA), que são materiais de ensino disponibilizados a partir de licenças de uso. Sendo assim, a seguinte questão norteou esta pesquisa: Como incorporar o design centrado no ser humano e os recursos educacionais abertos no planejamento docente? O objetivo geral consistiu em analisar o processo de incorporação do design centrado no ser humano e de recursos educacionais abertos no planejamento docente em uma escola municipal do interior do estado de São Paulo. A metodologia consistiu em abordagem qualitativa baseada em pesquisa-formação na cibercultura. Foram participantes da pesquisa dez docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de médio porte, localizada no interior do estado de São Paulo. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário para coleta do perfil dos participantes, um questionário para identificação do estilo de aprendizagem e uma roda de conversa para a compreensão dos saberes e fazeres docentes sobre a temática do planejamento do processo de ensino, recursos educacionais abertos e design centrado no ser humano. Estes instrumentos subsidiaram a criação de um programa de formação docente. Durante a execução da formação, a pesquisadora observou todo o processo, fez uma análise dos documentos pautada nos registros coletados e, por fim, uma roda de conversa para analisar o processo de formação docente vivenciado com base no design centrado no ser humano e o uso de recursos educacionais abertos no processo do planejamento docente. A análise dos dados foi realizada por meio de leitura flutuante dos documentos, cotejando-os com o referencial teórico, com a criação dos seguintes eixos: o uso do design centrado no ser humano na prática docente; a escolha dos recursos educacionais no planejamento docente; o planejamento docente baseado no design centrado no ser humano e o impacto na aprendizagem dos estudantes e a pesquisa-formação na cibercultura. A análise permitiu afirmar que, na escolha de recursos educacionais, há de se respeitar as licenças de uso, primando pelos recursos educacionais abertos. Definida a escolha dos recursos educacionais, o planejamento deve ser realizado com base no design centrado no ser humano, considerando que os estilos de aprendizagem contribuíram para a construção de um processo de ensino e de aprendizagem mais focado no estudante. Verificou-se que partir destes pilares aumenta o interesse, a participação e a motivação dos estudantes e torna as aulas mais significativas, produtivas e dinâmicas, facilitando também a problematização dos conteúdos.
Abstract: This dissertation was developed in the master's program in Education at the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), in line of research 2: Training and Pedagogical Practice of Teaching Professionals. Human-centered design is an approach that prioritizes user needs and, in the context of teaching planning, implies knowing students' needs, skills and expectations. So that teachers can best manage the teaching and learning process, they can use various resources, including Open Educational Resources (REA), which are teaching materials made available through use licenses. Therefore, the following question guided this research: How to incorporate human-centered design and open educational resources into teaching planning? The general objective was to analyze the process of incorporating human-centered design and open educational resources into teaching planning in a municipal school in the interior of the state of São Paulo. The methodology consisted of a qualitative approach based on research-training in cyberculture. Ten teachers from the initial years of Elementary School at a medium-sized municipal public school, located in the interior of the state of São Paulo, participated in the research. As data collection instruments, a questionnaire was used to collect the profile of the participants, a questionnaire to identify the learning style and a conversation circle to understand the knowledge and practices of teachers on the subject of planning the teaching process, educational resources open and human-centered design. These instruments supported the creation of a teacher training program. During the training, the researcher observed the entire process, analyzed the documents based on the collected records and, finally, a conversation circle to analyze the teacher training process experienced based on human-centered design and the use of open educational resources in the teaching planning process. Data analysis was carried out through skimming of documents, comparing them with the theoretical framework, with the creation of the following axes: the use of human-centered design in teaching practice; the choice of educational resources in teaching planning, teaching planning based on human-centered design and the impact on student learning and research-training in cyberculture. The analysis allowed us to affirm that, when choosing educational resources, usage licenses must be respected, prioritizing open educational resources. Once the choice of educational resources has been defined, planning must be carried out based on human-centered design, considering that learning styles contributed to the construction of a teaching and learning process that is more focused on the student. It was found that starting from these pillars increases students' interest, participation and motivation and makes classes more meaningful, productive and dynamic, also facilitating the problematization of content.
Palavras-chave: formação docente
planejamento pedagógico
design centrado no ser humano
recursos educacionais abertos
formação continuada
teacher training
pedagogical planning
human-centered design
open educational resources
continuing training
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: OLIVEIRA, Adriana de. Planejamento docente: incorporação do design centrado no ser humano e de recursos educacionais abertos. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1573
Data de defesa: 18-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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