Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Bruno Rissatto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3001318888622567por
dc.contributor.advisor1Murgo, Camélia Santina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1873165740888778por
dc.contributor.referee1Shimazaki, Elsa Midori-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372609347074339por
dc.contributor.referee2Anjos, Ricardo Eleutério dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1844230833604943por
dc.date.accessioned2024-06-25T11:44:13Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationPEREIRA, Bruno Rissatto. O componente curricular projeto de vida e suas implicações no trabalho educativo de professores do ensino médio. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1589-
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado articula-se com a linha de pesquisa 2: Formação e ação do profissional docente e práticas educativas, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Mestrado e Doutorado) da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). A partir dos aportes teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, objetivou-se analisar o componente curricular Projeto de Vida e suas implicações no trabalho educativo de professores do Ensino Médio. Para tanto, propôs-se: 1) uma revisão de escopo da literatura nacional e internacional acerca de estudos que embasam teórica e metodologicamente o trabalho docente em Projeto de Vida; e 2) um estudo de caso com o intento de analisar as implicações desse componente no trabalho educativo por meio da concepção de duas professoras de uma escola de Ensino Médio do Programa Ensino Integral (PEI), localizada em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados a partir de buscas em bases de dados e por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise do material coletado, por sua vez, foi realizada mediante o método materialista histórico-dialético. Concluiu-se que a racionalidade neoliberal que dita o funcionamento do Novo Ensino Médio solapa o desenvolvimento integral dos processos psicológicos capazes de construir e materializar projetos de vida não alienados. Esses fatores impedem a compreensão dos professores sobre o projeto educacional em curso. Por consequência, reproduzem formas espontâneas de relações com o real, contribuindo para a manutenção da sociedade dividida em classes.por
dc.description.abstractThis master's thesis is linked to line of research 2: Training and action of teaching professionals and educational practices, linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE/Master's and Doctorate) at the Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Based on the theoretical contributions of Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology, the objective was to analyze the curricular component Life Project and its implications for the educational work of high school teachers. To this end, we proposed: 1) a scoping review of national and international literature on studies that theoretically and methodologically support teaching work in Life Project; and 2) a case study with the intention of analyzing the implications of this component in educational work through the conception of two teachers from a high school in the Integral Education Program (PEI), located in a city in the interior of the State of São Paulo. Paul. Data were collected from database searches and through semi-structured interviews. The analysis of the collected material, in turn, was carried out using the historical-dialectic materialist method. It was concluded that the neoliberal rationality that dictates the functioning of the New High School undermines the integral development of psychological processes capable of building and materializing non-alienated life projects. These factors impede teachers’ understanding of the ongoing educational project. Consequently, they reproduce spontaneous forms of relationships with reality, contributing to the maintenance of a society divided into classes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2024-06-25T11:44:12Z No. of bitstreams: 1 Bruno Rissatto Pereira.pdf: 999929 bytes, checksum: f99609d781a1b5e6d6b623319006dca5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-25T11:44:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruno Rissatto Pereira.pdf: 999929 bytes, checksum: f99609d781a1b5e6d6b623319006dca5 (MD5) Previous issue date: 2024-03-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5579/Bruno%20Rissatto%20Pereira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectnovo ensino médiopor
dc.subjectprojeto de vidapor
dc.subjecttrabalho educativopor
dc.subjectpedagogia histórico-críticapor
dc.subjectpsicologia histórico-culturalpor
dc.subjectnew high schooleng
dc.subjectlife projecteng
dc.subjecteducational workeng
dc.subjecthistorical-critical pedagogyeng
dc.subjecthistorical cultural psychologyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO componente curricular projeto de vida e suas implicações no trabalho educativo de professores do ensino médiopor
dc.title.alternativeThe life project curricular component and its implications on the educational work of high school teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Rissatto Pereira.pdf976,49 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.