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http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1589
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O componente curricular projeto de vida e suas implicações no trabalho educativo de professores do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | The life project curricular component and its implications on the educational work of high school teachers |
Autor: | PEREIRA, Bruno Rissatto ![]() |
Primeiro orientador: | Murgo, Camélia Santina |
Primeiro membro da banca: | Shimazaki, Elsa Midori |
Segundo membro da banca: | Anjos, Ricardo Eleutério dos |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado articula-se com a linha de pesquisa 2: Formação e ação do profissional docente e práticas educativas, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Mestrado e Doutorado) da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). A partir dos aportes teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, objetivou-se analisar o componente curricular Projeto de Vida e suas implicações no trabalho educativo de professores do Ensino Médio. Para tanto, propôs-se: 1) uma revisão de escopo da literatura nacional e internacional acerca de estudos que embasam teórica e metodologicamente o trabalho docente em Projeto de Vida; e 2) um estudo de caso com o intento de analisar as implicações desse componente no trabalho educativo por meio da concepção de duas professoras de uma escola de Ensino Médio do Programa Ensino Integral (PEI), localizada em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados a partir de buscas em bases de dados e por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise do material coletado, por sua vez, foi realizada mediante o método materialista histórico-dialético. Concluiu-se que a racionalidade neoliberal que dita o funcionamento do Novo Ensino Médio solapa o desenvolvimento integral dos processos psicológicos capazes de construir e materializar projetos de vida não alienados. Esses fatores impedem a compreensão dos professores sobre o projeto educacional em curso. Por consequência, reproduzem formas espontâneas de relações com o real, contribuindo para a manutenção da sociedade dividida em classes. |
Abstract: | This master's thesis is linked to line of research 2: Training and action of teaching professionals and educational practices, linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE/Master's and Doctorate) at the Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Based on the theoretical contributions of Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology, the objective was to analyze the curricular component Life Project and its implications for the educational work of high school teachers. To this end, we proposed: 1) a scoping review of national and international literature on studies that theoretically and methodologically support teaching work in Life Project; and 2) a case study with the intention of analyzing the implications of this component in educational work through the conception of two teachers from a high school in the Integral Education Program (PEI), located in a city in the interior of the State of São Paulo. Paul. Data were collected from database searches and through semi-structured interviews. The analysis of the collected material, in turn, was carried out using the historical-dialectic materialist method. It was concluded that the neoliberal rationality that dictates the functioning of the New High School undermines the integral development of psychological processes capable of building and materializing non-alienated life projects. These factors impede teachers’ understanding of the ongoing educational project. Consequently, they reproduce spontaneous forms of relationships with reality, contributing to the maintenance of a society divided into classes. |
Palavras-chave: | novo ensino médio projeto de vida trabalho educativo pedagogia histórico-crítica psicologia histórico-cultural new high school life project educational work historical-critical pedagogy historical cultural psychology |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | PEREIRA, Bruno Rissatto. O componente curricular projeto de vida e suas implicações no trabalho educativo de professores do ensino médio. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1589 |
Data de defesa: | 27-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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