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http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1597
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Design Thinking como método de formação de administradores: uma proposta de ensino e de aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | Design Thinking as a training method for administrators: a teaching and learning proposal |
Autor: | PEDRO, Josélia Galiciano |
Primeiro orientador: | Sousa, Sidinei de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya |
Segundo membro da banca: | Cruz , Érika Mayumi Kato |
Terceiro membro da banca: | Santos, Lechan Colares |
Quarto membro da banca: | Gitahy, Raquel Rosan Christino |
Resumo: | A presente pesquisa está inserida na linha de pesquisa "Formação e atuação do profissional docente e práticas educativas", do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), e defende a tese que o Design Thinking surge como uma abordagem que se destaca no processo de solução de problemas, visando potencializar a aprendizagem dos estudantes e prepará-los para os desafios do mundo empresarial, enfatizando a importância de prototipar, implementar, testar e aprender constantemente. O objetivo geral deste estudo foi analisar as contribuições do uso da metodologia do Design Thinking na formação de administradores. O Design Thinking é uma abordagem que proporciona uma nova forma de pensar e abordar problemas. Nesta pesquisa, foi aplicada na reformulação do layout de produção e na análise de custos e precificação de produtos, colocando o estudante no centro da solução e promovendo o processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa se justifica ao aprofundar na essência do Design Thinking, enfatizando o processo coletivo de pensar, que é preconizado pela metodologia. Além disso, destaca-se por trabalhar com valores e promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para além do tradicional aprendizado de conteúdos e respostas prontas. No estudo, foram articuladas as temáticas "metodologias ativas", "Design Thinking" e "Curso de Administração". Participaram da pesquisa 19 estudantes do Curso de Administração matriculados nas disciplinas de Gestão de Custos (3º termo) no 2º Semestre de 2022 e de Planejamento de Produção e Operações (4º termo) no 1º Semestre de 2023, além de 1 professor da disciplina de Planejamento de Produção e Operações. A metodologia adotada foi baseada na pesquisa qualitativa, com delineamento exploratório descritivo. Os instrumentos de coleta de dados incluíram pesquisa bibliográfica, observação participante, questionários e aplicação das estratégias do Design Thinking. O processo estruturado e interativo do Design Thinking possibilitou aos estudantes entenderem as necessidades da parte interessada e criar soluções viáveis. Os protótipos desenvolvidos foram eficazes e consistentes, resultados de sessões de prototipagem e refinamento contínuo. Sua implementação melhorou os processos de produção e operações, aumentando a eficiência e a produtividade, enquanto oferecia uma visão mais precisa dos aspectos financeiros envolvidos. Esse método de aprendizado contínuo incentivou o desenvolvimento da habilidade de adaptação diante de desafios, promovendo uma participação mais ativa, colaborativa e criativa. Além disso, estimulou o aprimoramento de habilidades fundamentais como empatia, pensamento criativo, resolução de problemas e trabalho em equipe. Por fim propomos a criação de um roteiro mais conciso com 12 estratégias para o Curso de Administração, visando melhorar a eficiência do processo. Essa abordagem simplificará e formalizará nossa contribuição teórica e prática, agregando relevância científica ao estudo. |
Abstract: | This study is part of the line of research "Training and performance of teaching professionals and educational practices", of the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), and defends the thesis that Design Thinking emerges as an approach that stands out in the problem-solving process, aiming to enhance student learning and prepare them for the challenges of the business world, emphasizing the importance of prototyping, implementing, testing and constantly learning. The general objective of this research was to analyze the contributions of using the Design Thinking methodology in the training of administrators. Design Thinking is an approach that provides a new way of thinking and approaching problems. In this investigate, it was applied to reformulating the production layout and analyzing costs and pricing of products, placing the student at the center of the solution and promoting the teaching and learning process. The research is justified by delving deeper into the essence of Design Thinking, emphasizing the collective process of thinking, which is recommended by the methodology. Furthermore, it stands out for working with values and promoting the development of knowledge, skills and attitudes beyond the traditional learning of content and ready-made answers. In the study, the themes "active learning methods", "Design Thinking" and " “Management course" were articulated. By taking part on the survey, 19 students from the Management course enrolled in the subjects of Cost Management (3rd term) in the 2nd Semester of 2022 and Production and Operations Planning (4th term) in the 1st Semester of 2023, in addition to 1 professor of the Planning subject of Production and Operations. The methodology adopted was based on qualitative research, with an exploratory descriptive design. Data collection instruments included bibliographical research, participant observation, questionnaires and application of Design Thinking strategies. The structured and interactive process of Design Thinking enabled students to understand the needs of the interested party and create viable solutions. The prototypes developed were effective and consistent, the result of prototyping sessions and continuous refinement. Its implementation improved production processes and operations, increasing efficiency and productivity, while offering a more accurate view of the financial aspects involved. This continuous learning method encouraged the development of the ability to adapt to challenges, promoting more active, collaborative and creative participation. Furthermore, it encouraged the improvement of fundamental skills such as empathy, creative thinking, problem solving and teamwork. Finally, we propose the creation of a more concise script with 12 strategies for the Management course, aiming to improve the efficiency of the process. This approach will simplify and formalize our theoretical and practical contribution, adding scientific relevance to the study. |
Palavras-chave: | design thinking metodologias ativas curso de administração ensino superior ensino e aprendizagem design thinking active learning methods management course higher education teaching and learning |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Doutorado em Educação |
Programa: | Doutorado em Educação |
Citação: | PEDRO, Josélia Galiciano. Design Thinking como método de formação de administradores: uma proposta de ensino e de aprendizagem. 2024. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1597 |
Data de defesa: | 26-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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