Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTEREMUSSI NETO, Bruno-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7925132723670402por
dc.contributor.advisor1Di Giorgi, Cristiano Amaral Garbogini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7340016437698240por
dc.contributor.referee1Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238por
dc.contributor.referee2Shimazaki, Elsa Midori-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372609347074339por
dc.contributor.referee3Araya, Ana Maria Osorio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1543738193935256por
dc.contributor.referee4Paula, Enio Freire de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3207922976907522por
dc.date.accessioned2024-08-08T18:09:58Z-
dc.date.issued2024-04-23-
dc.identifier.citationTEREMUSSI NETO, Bruno. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma política pública cravada na história. 2024. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1598-
dc.description.resumoEsta pesquisa vincula-se à linha de pesquisa 1. Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade, do Programa de Doutorado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). A temática que envolve o estudo realizado é uma política pública de EPT, influenciada pelo conceito de politecnia. O objeto de estudo, nesse sentido, foi o processo implementação, extensão e consolidação durante a primeira década, 2009 a 2018, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Institutos Federais). Os Institutos Federais foram criados, organizados e planejados com base na lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. O objetivo principal desta tese é identificar e analisar os desafios, os limites e as contradições destes primeiros dez anos de funcionamento dos Institutos Federais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aporte de instrumento de coleta e análise quantitativo. Como procedimentos metodológicos, utilizamos análise documental e consolidação de dados estatísticos disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha (PNP). Foram construídos agrupamentos a partir da triangulação entre a teoria, a análise documental e os indicadores produzidos a partir do tratamento estatístico. Em resumo, o período de 2009 a 2018 foi marcado pelo crescimento e consolidação dos Institutos Federais, que se tornaram uma das principais referências em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Com a ampliação da oferta educacional e a diversificação dos cursos, os Institutos Federais têm se tornado cada vez mais relevantes para o desenvolvimento do país e para a inclusão social e educacional de milhões de brasileiros.por
dc.description.abstractThis research is linked to research line 1. Public Policies in Education, Educational Practices and Diversity, of the Doctoral Program in Education at the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). The theme surrounding the study conducted is a public EPT policy, influenced by the concept of polytechnics. The object of study, in this sense, was the implementation, extension and consolidation process during the first decade, 2009 to 2018, of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (Federal Institutes). The Federal Institutes were created, organized, and planned based on law 11,892 of December 29, 2008. The main objective of this thesis is to identify and analyze the challenges, limits, and contradictions of these first ten years of operation of the Federal Institutes. This is qualitative research, using a quantitative collection and analysis instrument. As methodological procedures, we used documentary analysis and consolidation of statistical data available in the PNP. Groups were constructed based on triangulation between theory, document analysis and indicators produced from statistical treatment. In summary, the period from 2009 to 2018 was marked by the growth and consolidation of the Federal Institutes, which became one of the main references in EPT in Brazil. With the expansion of the educational offer and the diversification of courses, Federal Institutes have become increasingly relevant for the country's development and for the social and educational inclusion of millions of Brazilians.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2024-08-08T18:09:58Z No. of bitstreams: 1 Bruno Teremussi Neto.pdf: 1540093 bytes, checksum: 95981719b81f34bb5eb45c15849040f4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-08T18:09:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruno Teremussi Neto.pdf: 1540093 bytes, checksum: 95981719b81f34bb5eb45c15849040f4 (MD5) Previous issue date: 2024-04-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5618/Bruno%20Teremussi%20Neto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentDoutorado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectInstitutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologiapor
dc.subjectpolítica públicapor
dc.subjectEPTeng
dc.subjectFederal Institutes of Education Science and Technologyeng
dc.subjectpublic policyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInstitutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma política pública cravada na históriapor
dc.title.alternativeFederal Institutes of Education, Science and Technology: a public policy engraved in historyeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Teremussi Neto.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.