Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1598
Tipo do documento: Tese
Título: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma política pública cravada na história
Título(s) alternativo(s): Federal Institutes of Education, Science and Technology: a public policy engraved in history
Autor: TEREMUSSI NETO, Bruno 
Primeiro orientador: Di Giorgi, Cristiano Amaral Garbogini
Primeiro membro da banca: Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
Segundo membro da banca: Shimazaki, Elsa Midori
Terceiro membro da banca: Araya, Ana Maria Osorio
Quarto membro da banca: Paula, Enio Freire de
Resumo: Esta pesquisa vincula-se à linha de pesquisa 1. Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade, do Programa de Doutorado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). A temática que envolve o estudo realizado é uma política pública de EPT, influenciada pelo conceito de politecnia. O objeto de estudo, nesse sentido, foi o processo implementação, extensão e consolidação durante a primeira década, 2009 a 2018, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Institutos Federais). Os Institutos Federais foram criados, organizados e planejados com base na lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. O objetivo principal desta tese é identificar e analisar os desafios, os limites e as contradições destes primeiros dez anos de funcionamento dos Institutos Federais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aporte de instrumento de coleta e análise quantitativo. Como procedimentos metodológicos, utilizamos análise documental e consolidação de dados estatísticos disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha (PNP). Foram construídos agrupamentos a partir da triangulação entre a teoria, a análise documental e os indicadores produzidos a partir do tratamento estatístico. Em resumo, o período de 2009 a 2018 foi marcado pelo crescimento e consolidação dos Institutos Federais, que se tornaram uma das principais referências em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Com a ampliação da oferta educacional e a diversificação dos cursos, os Institutos Federais têm se tornado cada vez mais relevantes para o desenvolvimento do país e para a inclusão social e educacional de milhões de brasileiros.
Abstract: This research is linked to research line 1. Public Policies in Education, Educational Practices and Diversity, of the Doctoral Program in Education at the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). The theme surrounding the study conducted is a public EPT policy, influenced by the concept of polytechnics. The object of study, in this sense, was the implementation, extension and consolidation process during the first decade, 2009 to 2018, of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (Federal Institutes). The Federal Institutes were created, organized, and planned based on law 11,892 of December 29, 2008. The main objective of this thesis is to identify and analyze the challenges, limits, and contradictions of these first ten years of operation of the Federal Institutes. This is qualitative research, using a quantitative collection and analysis instrument. As methodological procedures, we used documentary analysis and consolidation of statistical data available in the PNP. Groups were constructed based on triangulation between theory, document analysis and indicators produced from statistical treatment. In summary, the period from 2009 to 2018 was marked by the growth and consolidation of the Federal Institutes, which became one of the main references in EPT in Brazil. With the expansion of the educational offer and the diversification of courses, Federal Institutes have become increasingly relevant for the country's development and for the social and educational inclusion of millions of Brazilians.
Palavras-chave: educação profissional e tecnológica
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
política pública
EPT
Federal Institutes of Education Science and Technology
public policy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Doutorado em Educação
Programa: Doutorado em Educação
Citação: TEREMUSSI NETO, Bruno. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma política pública cravada na história. 2024. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1598
Data de defesa: 23-Abr-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Teremussi Neto.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.