Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERRARI, Fernanda Aparecida Augusto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377371467794489por
dc.contributor.advisor1Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238por
dc.contributor.referee1Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584por
dc.contributor.referee2Shimazaki, Elsa Midori-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372609347074339por
dc.contributor.referee3Oliveira, Anna Augusta Sampaio de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0053554769698449por
dc.contributor.referee4Malheiro, Cícera Aparecida Lima-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9594089174735076por
dc.date.accessioned2024-09-16T15:16:49Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationFERRARI, Fernanda Aparecida Augusto. Processos formativos colaborativos inclusivos: coordenadores pedagógicos, professores das Salas de Recursos Multifuncionais e comum. 2023. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1610-
dc.description.resumoEssa tese de Doutorado está vinculada à Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (PPGE/Unoeste). A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) (Brasil, 2008a) considera como Estudantes Público Alvo da Educação Especial (EPAEE) as pessoas com deficiência (auditiva, física, intelectual e visual), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/S), assegurando-lhes a inclusão, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a permanência desses estudantes na rede regular, conforme está previsto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Essa realidade e as mudanças por que passa a sociedade têm feito com que os professores do ensino comum e da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) repensem o seu trabalho pedagógico e a sua formação. A realidade que se constata é que o professor da classe comum ainda se sente despreparado e com dificuldade para incluir o EPAEE. Aliar as habilidades desse profissional ao conhecimento dos profissionais da SRM pode auxiliar na sua formação continuada, na reflexão e na revisão de suas práticas pedagógicas. Diante do exposto, essa tese teve como objetivo propor e conduzir um Programa de Formação Colaborativa entre coordenador pedagógico (CP), professores da SRM e professores da classe comum (PSC). Inicialmente, junto à Secretaria de Educação do município onde essa tese foi desenvolvida, mapearam-se as escolas com SRM e, a partir disso, identificaram-se os CP, professores da SRM e os professores do ensino comum que tinham EPAEE em suas salas de aula, para as respectivas escolas. Na sequência foi elaborado um questionário para o mapeamento sociodemográfico e o levantamento da experiência, do estágio profissional em que cada participante se encontrava, bem como das necessidades formativas de cada um deles e dos temas de interesse a serem abordados na formação colaborativa. A partir desse levantamento foi planejado, construído e conduzido um Programa de Formação Colaborativa, composto de seis encontros presenciais com o objetivo de promover o trabalho em equipe e estimulá-los a desenvolver estratégias, abordagens pedagógicas e empregar recursos no intuito de promover a inclusão escolar. No decorrer do processo, os profissionais planejaram e desenvolveram aulas para promover a inclusão, prevendo atividades e recursos, em nível individual e em equipe, para todos os estudantes da sala de aula. Neste sentido, utilizaram a Autoscopia para refletir sobre a sua própria prática dentro da sala e avaliar a condução do programa formativo como um todo. O estudo foi do tipo colaborativo, de abordagem qualitativa, analisando as políticas de formação continuada e a PNEEPEI (Brasil, 2008a). O questionário aplicado serviu de base para a elaboração dos encontros formativos. Ao final dos encontros, procedeu-se com a análise de conteúdo de Bardin (2011) com o objetivo de categorizar, analisar e avaliar os resultados dos seis encontros. Como resultado, buscou-se contribuir para a compreensão quanto às políticas educacionais, a formação e atuação dos professores participantes por meio da colaboração entre as áreas de atuação.por
dc.description.abstractThis Doctoral thesis is linked to the Research Line “Public Policies in Education, Educational Practices and Diversity” of the Graduate Program in Education at the Universidade do Oeste Paulista (PPGE/Unoeste). The National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (NPSEPIE) (BRAZIL, 2008a) considers as Target-Students of Special Education (TSSE) people with disabilities (hearing, physical, intellectual and visual), Autism Spectrum Disorder (ASD) and High Skills/Gifted (HS/G), ensuring them inclusion, Specialized Educational Services (SEE) and permanence of these students in the regular teaching systems, as provided in the Federal Constitution of 1988. This reality and the changes that society has gone through have made teachers of ordinary education and the Multifunctional Resource Rooms (MRR) rethink their pedagogical work and their training. The reality is that the common class teacher still feels unprepared and with difficulty to include the TSSE. Combining the skills of this professional with the knowledge of MRR professionals can help in their continuing education, reflection and review of their pedagogical practices. Given the above, this thesis aimed to propose and conduct a Collaborative Training Program between pedagogical coordinators, MRR teachers and teachers from the common class. Initially, together with The Department of Education of the Municipality where this thesis was developed, the schools with MRR were mapped and, from that, the pedagogical coordinators, MRR teachers and common class schoolteachers who had TSSE in their classrooms were identified. Subsequently, a questionnaire was prepared for the sociodemographic mapping and for experience surveying, also for the professional stage in which each participant was, as well as the training needs for each of them and the topics of interest to be addressed in collaborative training. Based on this survey, a Collaborative Training Program was planned, built and conducted, consisting of six face-to-face meetings with the objective of promoting teamwork and encouraging them to develop strategies, pedagogical approaches and employ resources in order to promote school inclusion. During the process, the professionals planned and developed classes to promote inclusion, providing activities and resources, at individual and group level, for all the students in the classroom. In this sense, they used Autoscopy to reflect on their own practice within the classroom and to assess the conduction of the training program. The study was collaborative, with a qualitative approach, analyzing continuing education policies and NPSEPIE (Brazil, 2008a). The applied questionnaire served as the basis for the preparation of training meetings. At the end of the meetings, Bardin's Content Analysis (2011) was carried out with the aim of categorizing, analyzing and evaluating the results of the six meetings. As a result, this thesis aimed to contribute to the understanding of educational policies, the training and performance of participating teachers through collaboration between the areas of activity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2024-09-16T15:16:49Z No. of bitstreams: 1 Fernanda Aparecida Augusto Ferrari.pdf: 3301705 bytes, checksum: 45d1022546b1768fe40623529fd8feb5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-16T15:16:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernanda Aparecida Augusto Ferrari.pdf: 3301705 bytes, checksum: 45d1022546b1768fe40623529fd8feb5 (MD5) Previous issue date: 2023-12-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5654/Fernanda%20Aparecida%20Augusto%20Ferrari.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentDoutorado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpolíticas educacionaispor
dc.subjecteducação inclusivapor
dc.subjecteducação especialpor
dc.subjectformação colaborativapor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjecteducational policieseng
dc.subjectinclusive educationeng
dc.subjectspecial educationeng
dc.subjectcollaborative trainingeng
dc.subjectteacher trainingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProcessos formativos colaborativos inclusivos: coordenadores pedagógicos, professores das Salas de Recursos Multifuncionais e comumpor
dc.title.alternativeInclusive collaborative training processes: pedagogical coordinators, teachers of the Multifunctional and common Resource Roomseng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Aparecida Augusto Ferrari.pdf3,22 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.