Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1613
Tipo do documento: Tese
Título: Violência contra crianças e a formação continuada de professores do ensino fundamental I
Título(s) alternativo(s): Violence against children and the continuing education for teachers of the Elementary School
Autor: MORETTI, Murilo Sabbag 
Primeiro orientador: Dias, Carmen Lúcia
Primeiro membro da banca: Murgo , Camélia Santina
Segundo membro da banca: Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
Terceiro membro da banca: Zechi, Juliana Aparecida Matias
Quarto membro da banca: Lepre, Rita Melissa
Resumo: Esta tese foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, na linha de pesquisa “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas”. Os profissionais da Educação e a escola são extremamente importantes para o reconhecimento e o enfrentamento da violência contra crianças, tanto dentro quanto fora dela, podendo colaborar com a prevenção e minimização deste problema. Este tema, porém, é negligenciado na formação inicial e continuada dos profissionais da Educação, colaborando com a perpetuação destas situações. Utilizando-se do aporte teórico da formação de professores, do desenvolvimento da autonomia moral como forma de construção de valores éticos e morais contrários a violência, em especial, contra a criança, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver e avaliar um modelo de intervenção voltado a professores do Ensino Fundamental I que auxilie na prevenção, identificação e encaminhamento de casos de violência, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Neste sentido, trata-se de uma pesquisa do tipo intervenção, em que um programa de formação composto por dez sessões acerca do tema foi desenvolvido e aplicado com professores articuladores do Ensino Fundamental I de escolas municipais do interior paulista. Para a verificação da eficácia do programa, foi constituído um Grupo Controle, formado por professores orientadores pedagógicos do Ensino Fundamental I, que não participaram da intervenção. A mensuração dos efeitos da intervenção foi feita por meio de um questionário estruturado, adaptado de uma pesquisa anterior realizada pelo proponente desta investigação, aplicado como pré e pós-testes da intervenção. Tal instrumento foi submetido ao processo Validação de Conteúdo por meio da análise de juízes com notório saber na área. Posteriormente, foi realizado um grupo focal com dez professores participantes da intervenção. Os resultados dos questionários foram analisados de forma quantitativa comparando os itens do pré e do pós-testes e contrastando-os com os indicadores obtidos no Grupo Controle. Observou-se que apesar de os professores da rede municipal da cidade já possuírem um bom conhecimento anterior sobre o tema, houve uma melhora do pós-teste em relação ao pré-teste no Grupo Intervenção, no que diz respeito às respostas esperadas, o que não foi observado no Grupo Controle. Notou-se que em determinados itens não houve mudança, reforçando que os professores ainda se utilizam do senso comum como base de conhecimento. O conteúdo do grupo focal foi analisado de forma qualitativa por meio da análise textual discursiva. Esta pesquisa conclui, portanto, sua tese principal, que uma intervenção de médio prazo com professores pode fornecer a eles os subsídios necessários para o enfrentamento da violência contra a criança, possibilitando que estes estejam adequadamente preparados para trabalhar com prevenção e reconhecer e lidar com os casos de violência, colaborando para a minimização deste problema ainda muito presente dentro e fora da escola.
Abstract: Developed within the Postgraduate Program at the Universidade do Oeste Paulista, this thesis focused on the research line of "Teacher Studies and Practices." Schools and their professionals hold pivotal roles in identifying and addressing violence against children, whether it occurs within or outside the school environment. They can significantly contribute to the prevention and reduction of this issue. However, this topic is often overlooked throughout teachers' educational process, from undergraduate degrees to PhD programs, perpetuating these circumstances. Through the theoretical collection of teacher education and the idea of moral autonomy as a way to develop ethical and moral values contrary to violence, especially against children, the goal of this research was to create and evaluate an intervention model aimed at Elementary School teachers, which consists in a way to prevent, identify and forwarding of cases of violence, both within and outside the school environment. In this core, this study is an intervention research, where the in-depth course was developed and applied with public school articulators' teachers in the São Paulo state. It was created a Control Group to assess the program's effectiveness comprising general educational consultants from elementary schools who did not partake in the intervention and did not participate in the intervention. The evaluation of the intervention's impact utilized a questionnaire adapted from the original version developed by the researcher leading this study. It was administered both before and after the intervention sessions. This instrument underwent Content Validation by judges with significant expertise in the field. Subsequently, was assembled a Focal Group, formed by ten teachers who participated in the intervention. The questionnaire’s results were analyzed quantitatively comparing the obtained items from pre and post-tests, contrasting them with the data obtained from the Control Group. It became apparent that both groups of public school teachers already possessed some prior knowledge about the subject, but the Focal Group showed improvement in the post-test when compared to the pre-test because the answers were closer to the expected, a factor that could not be applied to the Control Group. Specific items were equal in pre and post-tests, showing that teachers still rely on common sense as a knowledge source. The production of the Focus Group was subjected to quantitative analysis through textual discursive analysis. This research concludes, therefore, its main thesis: that a medium-term intervention with teachers can provide them with the necessary tools to address violence against children, enabling them to be able to work on prevention and recognize and deal with cases of violence, contributing to the decreasing of this problem, which is still very present inside and outside the school.
Palavras-chave: violência
criança
autonomia moral
formação de professores
ensino fundamental I
violence
child
moral autonomy
teacher educational process
elementary school
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Doutorado em Educação
Programa: Doutorado em Educação
Citação: MORETTI, Murilo Sabbag. Violência contra crianças e a formação continuada de professores do ensino fundamental I. 2024. 114 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1613
Data de defesa: 5-Abr-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Murilo Sabbag Moretti.pdf2,13 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.