Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1618
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Produção de mídias digitais: possibilidades para a construção de conhecimentos de Língua Portuguesa |
Título(s) alternativo(s): | Digital media production: possibilities for the construction of Portuguese Language knowledge |
Autor: | CANO, Lilian Franco |
Primeiro orientador: | Fürkotter, Monica |
Primeiro membro da banca: | Morelatti, Maria Raquel Miotto |
Segundo membro da banca: | Shimazaki, Elsa Midori |
Resumo: | Vinculada à linha de pesquisa “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, esta pesquisa de Mestrado tem por objetivo investigar as possibilidades de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e das mídias na construção de conhecimentos em Língua Portuguesa (LP) nos anos finais do Ensino Fundamental. Diante de alunos com ampla familiaridade com tecnologias e uma escola tradicional, a pesquisa surge como reflexão sobre o ensino e a aprendizagem nesse contexto. Para alcançar seu objetivo, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com delineamento descritivo-explicativo. Os procedimentos metodológicos incluíram análise documental, aplicação de questionários, observação e análise do material produzido pelos alunos durante uma intervenção didática. A escolha da turma de 9º ano participante da pesquisa ocorreu a partir da análise dos resultados das Avaliações de Aprendizagem em Processo (AAP), realizadas em 2022, quando os alunos estavam no 8º ano. A partir disso, os participantes foram convidados a produzir mídias relacionadas aos conteúdos de LP em que apresentaram defasagem nas AAP. Após a produção das mídias, os alunos realizaram um pós-teste que revelou a contribuição da intervenção em algumas habilidades. Os resultados demonstraram que as mídias que apresentaram abordagens inovadoras tiveram maior impacto no processo de construção de conhecimento em LP, enquanto aquelas que se limitaram a reproduzir o ambiente de uma sala de aula convencional tiveram pouco ou nenhum impacto. A dissertação evidencia a relevância do uso adequado das TDIC e mídias no ensino de LP, mostrando que a inovação na abordagem pedagógica pode potencializar a aprendizagem dos alunos. A pesquisa destaca a importância de professores estarem abertos a novas práticas e estratégias de ensino, a fim de proporcionarem uma experiência educacional enriquecedora e alinhada às necessidades e interesses dos alunos da Geração Z. |
Abstract: | This Master's research, linked to the research line "Teacher professional training and educational practices", from the Postgraduate Program in Education at the University of Western São Paulo, aims to investigate the possibilities of using Digital Information and Communication Technologies (DICT) and media in the construction of knowledge in Portuguese Language (PL) in the final years of Elementary School. Faced with students with extensive familiarity with technology and a traditional school setting, the research emerges as a reflection on learning in this context. To achieve its objective, the research adopted a qualitative approach with a descriptive-explanatory design. The methodological procedures included document analysis, questionnaire application, observation, and analysis of the material produced by the students during a didactic intervention. The choice of the 9th-grade class participating in the research was based on the analysis of the results of the Learning Assessments in Process (AAP) carried out in 2022 when the students were in the 8th grade. Based on this, the participants were invited to produce media related to PL content that showed a lag in the AAP. After the production of the media, the students took a post-test that revealed the contribution of the intervention in some skills. The results showed that media with innovative approaches had a greater impact on the process of constructing PL knowledge, while those that merely replicated the traditional classroom environment had little or no impact. The dissertation highlights the relevance of the appropriate use of DICT and media in PL teaching, showing that innovation in pedagogical approach can enhance student learning. The research emphasizes the importance of teachers being open to new teaching practices and strategies to provide an enriching educational experience aligned with the needs and interests of Generation Z students. |
Palavras-chave: | tecnologias digitais da informação e comunicação mídias língua portuguesa ensino e aprendizagem práticas de ensino estratégias educacionais digital information and communication technologies media portuguese language teaching and learning teaching practices educational strategies |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | CANO, Lilian Franco. Produção de mídias digitais: possibilidades para a construção de conhecimentos de Língua Portuguesa. 2024. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1618 |
Data de defesa: | 6-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lilian Franco Cano.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.