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http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1637
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A caminhabilidade como instrumento de gestão para o bem-estar da população |
Título(s) alternativo(s): | Walkability as a management instrument for the population’s well-being |
Autor: | Sant’Ana, Maira Carvalho de |
Primeiro orientador: | Rossi, Renata Calciolari |
Primeiro coorientador: | Arana, Alba Regina Azevedo |
Segundo coorientador: | Moris, Daniela Vanessa |
Primeiro membro da banca: | Costa, Sérgio Marques |
Segundo membro da banca: | Mendonça, Ana Karina Marques Salge |
Resumo: | O planejamento urbano moderno prioriza veículos e negligencia pedestres e transporte público, o que leva à dependência de carros, a congestionamentos, poluição, degradação ambiental, sedentarismo e doenças relacionadas. Este trabalho explora a relação entre caminhabilidade — características urbanas que incentivam o deslocamento a pé — áreas verdes e saúde; buscando inspirar políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. A pesquisa visa analisar como a caminhabilidade pode contribuir para a promoção do uso das áreas verdes públicas. Os objetivos específicos são: discutir os benefícios das áreas verdes para a qualidade de vida, identificar características do espaço público que influenciam a caminhada observando uma região com área verde no Distrito Federal, e discutir a requalificação urbana através da elevação do índice de caminhabilidade. A pesquisa analisou a relevância das áreas verdes públicas e do planejamento urbano focado nas necessidades do pedestre para cidades saudáveis, inclusivas e sustentáveis. Apresentou teorias que embasam a avaliação da caminhabilidade, destacando os atributos propostos pelo método iCam 2.0, desenvolvido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento Brasil. Contou com atividades de campo para coleta de dados, elaboração de imagens e gráficos, e culminou em um diagnóstico da caminhabilidade em 20 segmentos de calçadas em uma área verde pública e 54 segmentos em seu entorno, na Região Administrativa do Guará. A pesquisa quantitativa indicou baixa pontuação para os índices Calçadas e Segurança Pública. A qualitativa revelou o não cumprimento da legislação de acessibilidade, com rampas e desníveis obstruindo passagens e forçando pedestres a usar as vias. Grades privatizando áreas públicas eliminaram calçadas e deterioraram a infraestrutura. A iluminação favorecia veículos e negligenciava pedestres, enquanto a segurança na área verde era comprometida por erros de projeto e falta de manutenção, como sombras de postes altos e lâmpadas quebradas. A região do entorno obteve maior influência no índice de caminhabilidade total. As conclusões confirmaram o iCam 2.0 como uma ferramenta eficaz para a gestão pública, destacando sua abrangência e fácil aplicação. A integração entre caminhabilidade e áreas verdes se mostrou fundamental para promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, além de mitigar os impactos negativos do planejamento urbano voltado ao carro, como poluição e sedentarismo. Isso reforça a urgência de políticas públicas que priorizem pedestres e valorizem áreas verdes, contribuindo para cidades mais inclusivas e sustentáveis. |
Abstract: | Modern urban planning prioritizes vehicles and neglects pedestrians and public transportation, which leads to car dependency, congestion, pollution, environmental degradation, sedentary lifestyles, and related diseases. This paper explores the relationship between walkability—urban features that encourage walking—green spaces, and health; seeking to inspire public policies aligned with the Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda. The research aims to analyze how walkability can contribute to promoting the use of public green spaces. The specific objectives are: to discuss the benefits of green spaces for quality of life, to identify features of public spaces that influence walking by observing a region with green spaces in the Federal District, and to discuss urban requalification through increasing the walkability index. The research analyzed the relevance of public green spaces and urban planning focused on the needs of pedestrians for healthy, inclusive, and sustainable cities. It presented theories that support the assessment of walkability, highlighting the attributes proposed by the iCam 2.0 method, developed by the Institute for Transportation and Development Policies Brazil. The study involved fieldwork to collect data, produce images and graphs, and culminated in a diagnosis of walkability in 20 segments of sidewalks in a public green area and 54 segments in its surroundings, in the Administrative Region of Guará. The quantitative study indicated low scores for the Sidewalks and Public Safety indexes. The qualitative study revealed non-compliance with accessibility legislation, with ramps and uneven surfaces obstructing passages and forcing pedestrians to use the roads. Privatized fences in public areas eliminated sidewalks and deteriorated the infrastructure. Lighting favored vehicles and neglected pedestrians, while safety in the green area was compromised by design errors and lack of maintenance, such as shadows from tall poles and broken lamps. The surrounding region had the greatest influence on the overall walkability index. The conclusions confirmed iCam 2.0 as an effective tool for public management, highlighting its comprehensiveness and easy application. The integration of walkability and green areas has proven to be essential for promoting health, well-being and quality of life, in addition to mitigating the negative impacts of car-oriented urban planning, such as pollution and sedentary lifestyles. This reinforces the urgency of public policies that prioritize pedestrians and value green areas, contributing to more inclusive and sustainable cities. |
Palavras-chave: | Pedestres Saúde Mobilidade Ativa Áreas Verdes Pedestrians Health Active Mobility Green Spaces |
Área(s) do CNPq: | OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional |
Programa: | Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional |
Citação: | SANT’ANA, Maira Carvalho de. A caminhabilidade como instrumento de gestão para o bem-estar da população. 2024. 74 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional)- Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1637 |
Data de defesa: | 11-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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