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http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1650
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise de pontos críticos e efetividade de medidas mitigadoras para a redução de atropelamentos de fauna no Distrito Federal |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of critical points and effectiveness of mitigating measures to reduce wildlife run-overs in the Federal District |
Autor: | Silva Filho, Geraldo Jacinto da ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Paulo Antônio |
Primeiro coorientador: | Costa , Sérgio Marques |
Segundo coorientador: | Mareco, Edson Assunção |
Primeiro membro da banca: | Uliana, Maíra Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Silva, Maria Tâmara de Moraes Guimarães |
Resumo: | A mortalidade de fauna devido a atropelamentos em rodovias é um problema global que representa uma séria ameaça à biodiversidade, especialmente em regiões com elevada riqueza ecológica. No Distrito Federal, Brasil, este fenômeno é exacerbado pela expansão da infraestrutura rodoviária e pelo aumento do número de veículos em circulação. Este estudo investigou os impactos dos atropelamentos de fauna no Distrito Federal, com o objetivo de identificar pontos críticos (hotspots) e avaliar a efetividade das medidas mitigadoras implementadas. Utilizando dados coletados pelo Projeto Rodofauna entre abril de 2010 e março de 2012, foram identificados diversos hotspots em áreas próximas às principais unidades de conservação, como a Estação Ecológica Águas Emendadas (ESECAE), o Parque Nacional de Brasília (PNB), o Jardim Botânico de Brasília (JBB) a Reserva Ecológica do IBGE (IBGE) e a Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília (FAL). Através de análises espaciais e vistorias em campo, foram mapeados corredores ecológicos e áreas de habitat essenciais para a fauna, facilitando a localização estratégica de passagens de fauna e cercas direcionadoras. A avaliação das passagens de fauna e cercas existentes revelou que, embora sejam estratégias promissoras, enfrentam desafios significativos de manutenção, especialmente em áreas urbanas. Este estudo conclui que são necessárias ações mais eficazes e contínuas para reduzir a mortalidade da fauna, incluindo a ampliação das medidas mitigadoras, melhorias na manutenção das estruturas existentes e campanhas educativas voltadas para motoristas. Além disso, a implementação de políticas públicas robustas e a integração de tecnologias avançadas de monitoramento são recomendadas para garantir a sustentabilidade e a eficácia das estratégias de mitigação. Os resultados deste estudo fornecem subsídios valiosos para a formulação de políticas públicas e estratégias de conservação, promovendo um equilíbrio sustentável entre o desenvolvimento rodoviário e a preservação da biodiversidade no Distrito Federal. |
Abstract: | The mortality of wildlife due to roadkill is a global issue that poses a serious threat to biodiversity, especially in regions with high ecological richness. In the Federal District, Brazil, this phenomenon is exacerbated by the expansion of road infrastructure and the increase in the number of vehicles. This study investigates the impacts of wildlife roadkill in the Federal District, aiming to identify critical points (hotspots) and evaluate the effectiveness of implemented mitigation measures. Using data collected by the Rodofauna Project between April 2010 and March 2012, several hotspots were identified near major conservation units, such as the Águas Emendadas Ecological Station (ESECAE), Brasília National Park (PNB), Brasília Botanical Garden (JBB), Reserva Ecológica do IBGE (IBGE) and the Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília (FAL). Through spatial analyses and field inspections, ecological corridors and key habitat reas for wildlife were mapped, facilitating the strategic placement of wildlife crossings and guiding fences. The evaluation of existing wildlife crossings and fences revealed that while promising, these strategies face significant maintenance challenges, especially in urban areas. This study concludes that more effective and continuous actions are necessary to reduce wildlife mortality, including the expansion of mitigation measures, improvements in the maintenance of existing structures, and educational campaigns for drivers. Additionally, the implementation of robust public policies and the integration of advanced monitoring technologies are recommended to ensure the sustainability and effectiveness of mitigation strategies. The results of this study provide valuable insights for the formulation of public policies and conservation strategies, promoting a sustainable balance between road development and biodiversity preservation in the Federal District. |
Palavras-chave: | Mortalidade animal Fragmentação de habitats Ecologia de estradas Medidas mitigadoras Fauna silvestre Animal mortality Habitat fragmentation Road ecology Mitigation measures Wildlife |
Área(s) do CNPq: | OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional |
Programa: | Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional |
Citação: | SILVA FILHO, Geraldo Jacinto da. Análise de pontos críticos e efetividade de medidas mitigadoras para a redução de atropelamentos de fauna no Distrito Federal. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional)- Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1650 |
Data de defesa: | 21-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Geraldo Jacinto da Silva Filho.pdf | Documento principal | 4,34 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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