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Tipo do documento: Tese
Título: Atual formação inicial de professores de educação física e a inclusão: realidade de uma universidade pública
Título(s) alternativo(s): Current initial teacher training in physical education and inclusion: the reality of a public university
Autor: ROSA, Camila Cassemiro 
Primeiro orientador: Dias, Carmen Lúcia
Primeiro membro da banca: Shimazaki , Elsa Midori
Segundo membro da banca: Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
Terceiro membro da banca: Brancatti , Paulo Roberto
Quarto membro da banca: Viotto Filho, Irineu Aliprando
Resumo: Esta tese foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), vinculado à linha 2 de pesquisa: formação e ação do profissional docente e práticas educativas. Integrante do grupo de pesquisa Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: ações interações. A formação docente tem sido discutida como um grande desafio da contemporaneidade, no que se refere ao papel das universidades no contexto formativo, práticas docentes e a educação inclusiva. Nos baseamos no princípio que, uma formação inicial de professores pouco fundamentada no processo inclusivo e acrítica, dificulta as ações pedagógicas de futuros professores. O objetivo do presente estudo é analisar o processo de ensino e de aprendizagem da formação inicial de professores do curso de Educação Física, na perspectiva da Educação Inclusiva, pautados nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Trata-se de uma pesquisa que utilizou o Método do Materialismo Histórico-Dialético a partir das perspectivas da Pedagogia Histórico-Crítica. A pesquisa foi desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública no curso de Licenciatura em Educação Física. Teve-se como participantes, docentes e discentes regularmente matriculados no curso. Utilizou-se documentos normativos, entrevista semiestruturada e questionários semiabertos como instrumento de coletas. O roteiro da entrevista bem como os questionários, passaram por validação de juízes com experiência na área da formação docente e educação inclusiva. Foram analisadas as categorias: estrutura curricular do curso de Educação Física; a formação inicial a partir da percepção docente e os conhecimentos necessários para a inclusão; a inclusão no processo formativo dos discentes; a formação do professor de Educação Física e o contexto inclusivo. Os princípios do Materialismo Histórico-Dialético, bem como, a técnica de Bardin, foram utilizados como instrumento e técnica de análise das categorias. Como resultados obtidos, verificou-se que a formação inicial de professores de Educação Física na perspectiva inclusiva, ainda carece de maiores debates, pois conforme a análise das categorias, está ainda é insuficiente na perspectiva dos docentes e discentes. Esta pesquisa conclui, portanto, que é essencial que a formação de professores de Educação Física inclua teorias pedagógicas críticas, como a Pedagogia Histórico-Crítica, e promova práticas pedagógicas críticas e emancipatórias, valorizando todos os estudantes e baseando-se nos princípios da educação inclusiva e do trabalho docente coletivo e interdisciplinar.
Abstract: This thesis was developed within the Graduate Program in Education at the University of Western São Paulo (UNOESTE), linked to Research Line 2: Teacher Education, Professional Practice, and Educational Practices. It is part of the research group "School Context and the Teaching-Learning Process: Actions and Interactions." Teacher education has been discussed as a major contemporary challenge, particularly regarding the role of universities in the training context, teaching practices, and inclusive education. We are based on the principle that initial teacher education, if poorly grounded in the inclusive process and lacking in critical reflection, hinders the pedagogical actions of future teachers. The objective of this study is to analyze the teaching and learning process in the initial education of Physical Education teachers, from the perspective of Inclusive Education, based on the principles of Historical-Critical Pedagogy. This research utilized the Historical-Dialectical Materialism Method from the perspectives of Historical-Critical Pedagogy. The study was conducted at a public Higher Education Institution (HEI) in the Physical Education Teacher Education program. Participants included faculty and students regularly enrolled in the program. We used normative documents, semi-structured interviews, and semi-open questionnaires as data collection instruments. The interview script, as well as the questionnaires, were validated by experts with experience in teacher education and inclusive education. The analyzed categories included: the curriculum structure of the Physical Education program; initial teacher education from the perspective of faculty and the knowledge necessary for inclusion; inclusion in the training process of students; the education of Physical Education teachers and the inclusive context. The principles of Historical-Dialectical Materialism, as well as Bardin's technique, were used as tools and techniques for analyzing the categories. As a result, we found that the initial education of Physical Education teachers from an inclusive perspective still requires further debate, as the analysis of the categories showed it to be insufficient from the perspectives of both faculty and students. This research concludes, therefore, that it is essential for the education of Physical Education teachers to include critical pedagogical theories, such as Historical-Critical Pedagogy, and to promote critical and emancipatory pedagogical practices, valuing all students and based on the principles of inclusive education and collective and interdisciplinary teaching work.
Palavras-chave: inclusão
formação inicial
educação física
pedagogia histórico-crítica
pandemia da Covid-19
inclusion
initial teacher training
physical education
historical-critical pedagogy
Covid-19 pandemic
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Doutorado em Educação
Programa: Doutorado em Educação
Citação: ROSA, Camila Cassemiro. Atual formação inicial de professores de educação física e a inclusão: realidade de uma universidade pública. 2024. 153 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1652
Data de defesa: 26-Jun-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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