Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROSA, Camila Cassemiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8762639735979528por
dc.contributor.advisor1Dias, Carmen Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5779371067985868por
dc.contributor.referee1Shimazaki , Elsa Midori-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372609347074339por
dc.contributor.referee2Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584por
dc.contributor.referee3Brancatti , Paulo Roberto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1479442959766102por
dc.contributor.referee4Viotto Filho, Irineu Aliprando-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9832146666836332por
dc.date.accessioned2025-02-27T12:20:50Z-
dc.date.issued2024-06-26-
dc.identifier.citationROSA, Camila Cassemiro. Atual formação inicial de professores de educação física e a inclusão: realidade de uma universidade pública. 2024. 153 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1652-
dc.description.resumoEsta tese foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), vinculado à linha 2 de pesquisa: formação e ação do profissional docente e práticas educativas. Integrante do grupo de pesquisa Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: ações interações. A formação docente tem sido discutida como um grande desafio da contemporaneidade, no que se refere ao papel das universidades no contexto formativo, práticas docentes e a educação inclusiva. Nos baseamos no princípio que, uma formação inicial de professores pouco fundamentada no processo inclusivo e acrítica, dificulta as ações pedagógicas de futuros professores. O objetivo do presente estudo é analisar o processo de ensino e de aprendizagem da formação inicial de professores do curso de Educação Física, na perspectiva da Educação Inclusiva, pautados nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Trata-se de uma pesquisa que utilizou o Método do Materialismo Histórico-Dialético a partir das perspectivas da Pedagogia Histórico-Crítica. A pesquisa foi desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública no curso de Licenciatura em Educação Física. Teve-se como participantes, docentes e discentes regularmente matriculados no curso. Utilizou-se documentos normativos, entrevista semiestruturada e questionários semiabertos como instrumento de coletas. O roteiro da entrevista bem como os questionários, passaram por validação de juízes com experiência na área da formação docente e educação inclusiva. Foram analisadas as categorias: estrutura curricular do curso de Educação Física; a formação inicial a partir da percepção docente e os conhecimentos necessários para a inclusão; a inclusão no processo formativo dos discentes; a formação do professor de Educação Física e o contexto inclusivo. Os princípios do Materialismo Histórico-Dialético, bem como, a técnica de Bardin, foram utilizados como instrumento e técnica de análise das categorias. Como resultados obtidos, verificou-se que a formação inicial de professores de Educação Física na perspectiva inclusiva, ainda carece de maiores debates, pois conforme a análise das categorias, está ainda é insuficiente na perspectiva dos docentes e discentes. Esta pesquisa conclui, portanto, que é essencial que a formação de professores de Educação Física inclua teorias pedagógicas críticas, como a Pedagogia Histórico-Crítica, e promova práticas pedagógicas críticas e emancipatórias, valorizando todos os estudantes e baseando-se nos princípios da educação inclusiva e do trabalho docente coletivo e interdisciplinar.por
dc.description.abstractThis thesis was developed within the Graduate Program in Education at the University of Western São Paulo (UNOESTE), linked to Research Line 2: Teacher Education, Professional Practice, and Educational Practices. It is part of the research group "School Context and the Teaching-Learning Process: Actions and Interactions." Teacher education has been discussed as a major contemporary challenge, particularly regarding the role of universities in the training context, teaching practices, and inclusive education. We are based on the principle that initial teacher education, if poorly grounded in the inclusive process and lacking in critical reflection, hinders the pedagogical actions of future teachers. The objective of this study is to analyze the teaching and learning process in the initial education of Physical Education teachers, from the perspective of Inclusive Education, based on the principles of Historical-Critical Pedagogy. This research utilized the Historical-Dialectical Materialism Method from the perspectives of Historical-Critical Pedagogy. The study was conducted at a public Higher Education Institution (HEI) in the Physical Education Teacher Education program. Participants included faculty and students regularly enrolled in the program. We used normative documents, semi-structured interviews, and semi-open questionnaires as data collection instruments. The interview script, as well as the questionnaires, were validated by experts with experience in teacher education and inclusive education. The analyzed categories included: the curriculum structure of the Physical Education program; initial teacher education from the perspective of faculty and the knowledge necessary for inclusion; inclusion in the training process of students; the education of Physical Education teachers and the inclusive context. The principles of Historical-Dialectical Materialism, as well as Bardin's technique, were used as tools and techniques for analyzing the categories. As a result, we found that the initial education of Physical Education teachers from an inclusive perspective still requires further debate, as the analysis of the categories showed it to be insufficient from the perspectives of both faculty and students. This research concludes, therefore, that it is essential for the education of Physical Education teachers to include critical pedagogical theories, such as Historical-Critical Pedagogy, and to promote critical and emancipatory pedagogical practices, valuing all students and based on the principles of inclusive education and collective and interdisciplinary teaching work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2025-02-27T12:20:50Z No. of bitstreams: 1 Camila Cassemiro Rosa.pdf: 1712131 bytes, checksum: 310086e0ebd2fb3e05d387eb5ea2399d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-27T12:20:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camila Cassemiro Rosa.pdf: 1712131 bytes, checksum: 310086e0ebd2fb3e05d387eb5ea2399d (MD5) Previous issue date: 2024-06-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5825/Camila%20Cassemiro%20Rosa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentDoutorado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinclusãopor
dc.subjectformação inicialpor
dc.subjecteducação físicapor
dc.subjectpedagogia histórico-críticapor
dc.subjectpandemia da Covid-19por
dc.subjectinclusioneng
dc.subjectinitial teacher trainingeng
dc.subjectphysical educationeng
dc.subjecthistorical-critical pedagogyeng
dc.subjectCovid-19 pandemiceng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAtual formação inicial de professores de educação física e a inclusão: realidade de uma universidade públicapor
dc.title.alternativeCurrent initial teacher training in physical education and inclusion: the reality of a public universityeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Cassemiro Rosa.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.