Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1662
Tipo do documento: Tese
Título: Abordagem de conteúdos sistematizados como proposta pedagógica para o ensino médio
Título(s) alternativo(s): Systematized content approach as a pedagogical proposal for high school ed-ucation
Autor: VALENCIANO, Fernanda Siquini 
Primeiro orientador: Schlüzen, Elisa Tomoe Morya
Primeiro membro da banca: Manfre, Ademir Henrique
Segundo membro da banca: Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
Terceiro membro da banca: Neto Canha, Lúcia Maria
Quarto membro da banca: Borges, Filipa Isabel Barreto de Seabra
Resumo: A presente tese de doutoramento está vinculada à linha 1: Políticas públicas em educação, processos formativos e diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado e Doutorado, da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). O objetivo geral é desenvolver um processo formativo para trabalhar a disciplina de Língua Portuguesa a fim de superar a redução no número de aulas definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os aportes teóricos dessa pesquisa se fundamentam principalmente em Saviani, Ausubel e Schlünzen. As-sim, a partir de estudos bibliográficos, documental e pesquisa de campo, traz em seu escopo uma investigação com professores do ensino médio de uma instituição pública de nível técnico e médio, sobre a BNCC e as práticas pedagógicas diante da proposta educacional imposta pela reforma neste nível de ensino. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da investigação é a pesquisa-ação. Foi aplicado um questionário aos professores do ensino médio de uma escola técnica como ins-trumento de coleta de dados, cuja base parte da premissa da redução de conteúdos da BNCC em língua portuguesa e a proposta de formação para os professores de desta disciplina, e outros convidados a participarem da pesquisa com uso da Abor-dagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS). O objetivo desta pesquisa está na análise da redução da carga horária na disciplina de Língua Por-tuguesa que de acordo com a prática docente da pesquisadora, considera-se que trouxe consequências nos seus conteúdos curriculares devido às mudanças nos planos institucionais que transformaram o ensino da língua para uma aprendiza-gem mais utilitarista. Portanto, após a coleta de dados por meio de um questionário com os professores foi elaborada uma formação para os envolvidos na pesquisa por meio de reuniões e diálogos sobre as práticas pedagógicas, sendo compostos por professores com licenciatura em Letras e um de História, em que as disciplinas mi-nistradas por eles estão ligadas à BNCC na área de Ciências Humanas, na qual diminuiu o número de aulas e suprimiu os conteúdos clássicos inerentes à forma-ção intelectual do aluno do Ensino Médio.
Abstract: This doctoral thesis is linked to line 1: Public policies in education, training process-es and diversity of the Postgraduate Program in Education (PPGE) – Master's and Doctorate, of the Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). The general objective is to develop a training process to work on the Portuguese Language discipline in order to overcome the reduction in the number of classes defined by the BNCC. The theoretical contributions of this research are based mainly on Saviani, Ausubel and Schlünzen. Thus, based on bibliographical, documentary and field research stud-ies, it brings in its scope an investigation with high school teachers from a public institution of technical and secondary level, on the National Common Curricular Base (BNCC) and the pedagogical practices in view of the educational proposal im-posed by the reform at this level of education. The methodology chosen for the de-velopment of the investigation is action research. A questionnaire was applied to high school teachers at a technical school as a data collection instrument, based on the premise of reducing the content of the BNCC in Portuguese and the training proposal for teachers of this subject, and others invited to participate in the research using the Constructionist, Contextualized and Significant Approach (CCS). The ob-jective of this research is to analyze the reduction of the workload in the Portuguese Language subject which, according to the researcher's teaching practice, is consid-ered to have brought consequences to its curricular content due to changes in insti-tutional plans that transformed the teaching of the language towards a more utilitari-an learning. Therefore, after collecting data through a questionnaire with teachers, training was developed for those involved in the research through meetings and dialogues about pedagogical practices, composed of teachers with a degree in Liter-ature and one in History, in which the subjects taught by them are linked to the BNCC in the area of Human Sciences, in which the number of classes was reduced and the classic content inherent to the intellectual formation of high school students was suppressed.
Palavras-chave: ensino médio
língua portuguesa
conteúdos escolares
Base Nacional Comum Curricular
abordagem construcionista
contextualizada e significativa
high school
portuguese language
school content
Common National Curriculum Base
constructionist
contextualized and meaningful approach
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Doutorado em Educação
Programa: Doutorado em Educação
Citação: VALENCIANO, Fernanda Siquini. Abordagem de conteúdos sistematizados como proposta pedagógica para o ensino médio. 2024. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1662
Data de defesa: 4-Jun-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Siquini Valenciano.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.