Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVALENCIANO, Fernanda Siquini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0793531303888567por
dc.contributor.advisor1Schlüzen, Elisa Tomoe Morya-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238por
dc.contributor.referee1Manfre, Ademir Henrique-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2559786704613672por
dc.contributor.referee2Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7340016437698240por
dc.contributor.referee3Neto Canha, Lúcia Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3160350414301289por
dc.contributor.referee4Borges, Filipa Isabel Barreto de Seabra-
dc.date.accessioned2025-03-18T14:31:42Z-
dc.date.issued2024-06-04-
dc.identifier.citationVALENCIANO, Fernanda Siquini. Abordagem de conteúdos sistematizados como proposta pedagógica para o ensino médio. 2024. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1662-
dc.description.resumoA presente tese de doutoramento está vinculada à linha 1: Políticas públicas em educação, processos formativos e diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado e Doutorado, da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). O objetivo geral é desenvolver um processo formativo para trabalhar a disciplina de Língua Portuguesa a fim de superar a redução no número de aulas definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os aportes teóricos dessa pesquisa se fundamentam principalmente em Saviani, Ausubel e Schlünzen. As-sim, a partir de estudos bibliográficos, documental e pesquisa de campo, traz em seu escopo uma investigação com professores do ensino médio de uma instituição pública de nível técnico e médio, sobre a BNCC e as práticas pedagógicas diante da proposta educacional imposta pela reforma neste nível de ensino. A metodologia escolhida para o desenvolvimento da investigação é a pesquisa-ação. Foi aplicado um questionário aos professores do ensino médio de uma escola técnica como ins-trumento de coleta de dados, cuja base parte da premissa da redução de conteúdos da BNCC em língua portuguesa e a proposta de formação para os professores de desta disciplina, e outros convidados a participarem da pesquisa com uso da Abor-dagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS). O objetivo desta pesquisa está na análise da redução da carga horária na disciplina de Língua Por-tuguesa que de acordo com a prática docente da pesquisadora, considera-se que trouxe consequências nos seus conteúdos curriculares devido às mudanças nos planos institucionais que transformaram o ensino da língua para uma aprendiza-gem mais utilitarista. Portanto, após a coleta de dados por meio de um questionário com os professores foi elaborada uma formação para os envolvidos na pesquisa por meio de reuniões e diálogos sobre as práticas pedagógicas, sendo compostos por professores com licenciatura em Letras e um de História, em que as disciplinas mi-nistradas por eles estão ligadas à BNCC na área de Ciências Humanas, na qual diminuiu o número de aulas e suprimiu os conteúdos clássicos inerentes à forma-ção intelectual do aluno do Ensino Médio.por
dc.description.abstractThis doctoral thesis is linked to line 1: Public policies in education, training process-es and diversity of the Postgraduate Program in Education (PPGE) – Master's and Doctorate, of the Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). The general objective is to develop a training process to work on the Portuguese Language discipline in order to overcome the reduction in the number of classes defined by the BNCC. The theoretical contributions of this research are based mainly on Saviani, Ausubel and Schlünzen. Thus, based on bibliographical, documentary and field research stud-ies, it brings in its scope an investigation with high school teachers from a public institution of technical and secondary level, on the National Common Curricular Base (BNCC) and the pedagogical practices in view of the educational proposal im-posed by the reform at this level of education. The methodology chosen for the de-velopment of the investigation is action research. A questionnaire was applied to high school teachers at a technical school as a data collection instrument, based on the premise of reducing the content of the BNCC in Portuguese and the training proposal for teachers of this subject, and others invited to participate in the research using the Constructionist, Contextualized and Significant Approach (CCS). The ob-jective of this research is to analyze the reduction of the workload in the Portuguese Language subject which, according to the researcher's teaching practice, is consid-ered to have brought consequences to its curricular content due to changes in insti-tutional plans that transformed the teaching of the language towards a more utilitari-an learning. Therefore, after collecting data through a questionnaire with teachers, training was developed for those involved in the research through meetings and dialogues about pedagogical practices, composed of teachers with a degree in Liter-ature and one in History, in which the subjects taught by them are linked to the BNCC in the area of Human Sciences, in which the number of classes was reduced and the classic content inherent to the intellectual formation of high school students was suppressed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2025-03-18T14:31:42Z No. of bitstreams: 1 Fernanda Siquini Valenciano.pdf: 2727082 bytes, checksum: 5e0ae7f54dfecdc0c662e5bedbce4977 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-18T14:31:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernanda Siquini Valenciano.pdf: 2727082 bytes, checksum: 5e0ae7f54dfecdc0c662e5bedbce4977 (MD5) Previous issue date: 2024-06-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5862/Fernanda%20Siquini%20Valenciano.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentDoutorado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino médiopor
dc.subjectlíngua portuguesapor
dc.subjectconteúdos escolarespor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpor
dc.subjectabordagem construcionistapor
dc.subjectcontextualizada e significativapor
dc.subjecthigh schooleng
dc.subjectportuguese languageeng
dc.subjectschool contenteng
dc.subjectCommon National Curriculum Baseeng
dc.subjectconstructionisteng
dc.subjectcontextualized and meaningful approacheng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAbordagem de conteúdos sistematizados como proposta pedagógica para o ensino médiopor
dc.title.alternativeSystematized content approach as a pedagogical proposal for high school ed-ucationeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Siquini Valenciano.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.