Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1663
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Análise das propagandas governamentais sobre o Novo Ensino Médio (NEM) brasileiro à luz da pedagogia histórico-crítica |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of government advertisements about the Brazilian New Secondary Education in the light of historical-critical pedagogy |
Autor: | LIMA, Matheus Monteiro de ![]() |
Primeiro orientador: | Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini |
Primeiro membro da banca: | Shimazaki, Elsa Midori |
Segundo membro da banca: | Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos |
Terceiro membro da banca: | Anjos, Ricardo Eleutério dos |
Quarto membro da banca: | Silva Junior, Roberto Aparecido Mancuzo |
Resumo: | Esta tese de doutoramento está ligada à linha de pesquisa 1: “Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE – Mestrado e Doutorado), da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE/Campus de Presidente Prudente). Fundamentada nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, a pesquisa objetivou analisar criticamente as propagandas governamentais brasileiras sobre o Novo Ensino Médio em um recorte temporal de 2016 a 2021, respectivamente nos governos dos Presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Messias Bolsonaro (PSL). Para tanto, foram realizadas uma revisão sistemática de literatura a respeito das pesquisas emergentes que analisam à BNCC do Ensino Médio criticamente, uma pesquisa exploratória e bibliográfica sobre como as propagandas governamentais são mediadas por uma ideologia dominante e uma análise documental das propagandas desdobradas pelo Governo Federal. A partir de reflexões epistemológicas e metodológicas da Pedagogia Histórico-Crítica, concluiu-se que a construção midiática e o discurso ideológico contidos nas propagandas governamentais sobre o Novo Ensino Médio reproduzem e chancelam a política educacional desdobrada, suas concepções, contradições e intencionalidades pedagógicas, a partir de uma política educacional neoliberal, neoprodutivista, neoconstrutivista, neoescolanovista e neotecnicista, operacionalizadas e legitimadas ideologicamente por universalização e racionalização e fragmentação por diferenciação. |
Abstract: | This doctoral thesis is linked to research line 1: “Public Policies in Education, training processes and diversity” of the Postgraduate Program in Education (PPGE – Masters and Doctorate), at the Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE/Campus de Presidente Prudent). Based on the assumptions of Historical-Critical Pedagogy, the research aimed to critically analyze Brazilian government advertisements about the New High School in a time frame from 2016 to 2021, respectively in the governments of Presidents Michel Temer (MDB) and Jair Messias Bolsonaro (PSL). To this end, a systematic literature review was carried out regarding emerging research that critically analyzes the High School BNCC, an exploratory and bibliographical research on how government advertisements are mediated by a dominant ideology and a documentary analysis of the advertisements deployed by the Federal Government. Based on epistemological and methodological reflections of Historical-Critical Pedagogy, it was concluded that the media construction and ideological discourse contained in government advertisements about the New High School reproduce and endorse the unfolded educational policy, its conceptions, contradictions and pedagogical intentions, the starting from a neoliberal, neo-productivist, neo-constructivist, neo-escolanovist and neo-technicist educational policy, operationalized and ideologically legitimized by universalization and rationalization and fragmentation through differentiation. |
Palavras-chave: | propaganda governamental novo ensino médio políticas educacionais pedagogia histórico-crítica governmental advertising new high school educational policies historical-critical pedagogy |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Doutorado em Educação |
Programa: | Doutorado em Educação |
Citação: | LIMA, Matheus Monteiro de. Análise das propagandas governamentais sobre o Novo Ensino Médio (NEM) brasileiro à luz da pedagogia histórico-crítica. 2024. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1663 |
Data de defesa: | 8-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Matheus Monteiro de Lima.pdf | 14,06 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.