Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Matheus Monteiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428413806359878por
dc.contributor.advisor1Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7340016437698240por
dc.contributor.referee1Shimazaki, Elsa Midori-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372609347074339por
dc.contributor.referee2Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584por
dc.contributor.referee3Anjos, Ricardo Eleutério dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1844230833604943por
dc.contributor.referee4Silva Junior, Roberto Aparecido Mancuzo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7566174989466598por
dc.date.accessioned2025-03-20T14:10:11Z-
dc.date.issued2024-11-08-
dc.identifier.citationLIMA, Matheus Monteiro de. Análise das propagandas governamentais sobre o Novo Ensino Médio (NEM) brasileiro à luz da pedagogia histórico-crítica. 2024. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1663-
dc.description.resumoEsta tese de doutoramento está ligada à linha de pesquisa 1: “Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE – Mestrado e Doutorado), da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE/Campus de Presidente Prudente). Fundamentada nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, a pesquisa objetivou analisar criticamente as propagandas governamentais brasileiras sobre o Novo Ensino Médio em um recorte temporal de 2016 a 2021, respectivamente nos governos dos Presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Messias Bolsonaro (PSL). Para tanto, foram realizadas uma revisão sistemática de literatura a respeito das pesquisas emergentes que analisam à BNCC do Ensino Médio criticamente, uma pesquisa exploratória e bibliográfica sobre como as propagandas governamentais são mediadas por uma ideologia dominante e uma análise documental das propagandas desdobradas pelo Governo Federal. A partir de reflexões epistemológicas e metodológicas da Pedagogia Histórico-Crítica, concluiu-se que a construção midiática e o discurso ideológico contidos nas propagandas governamentais sobre o Novo Ensino Médio reproduzem e chancelam a política educacional desdobrada, suas concepções, contradições e intencionalidades pedagógicas, a partir de uma política educacional neoliberal, neoprodutivista, neoconstrutivista, neoescolanovista e neotecnicista, operacionalizadas e legitimadas ideologicamente por universalização e racionalização e fragmentação por diferenciação.por
dc.description.abstractThis doctoral thesis is linked to research line 1: “Public Policies in Education, training processes and diversity” of the Postgraduate Program in Education (PPGE – Masters and Doctorate), at the Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE/Campus de Presidente Prudent). Based on the assumptions of Historical-Critical Pedagogy, the research aimed to critically analyze Brazilian government advertisements about the New High School in a time frame from 2016 to 2021, respectively in the governments of Presidents Michel Temer (MDB) and Jair Messias Bolsonaro (PSL). To this end, a systematic literature review was carried out regarding emerging research that critically analyzes the High School BNCC, an exploratory and bibliographical research on how government advertisements are mediated by a dominant ideology and a documentary analysis of the advertisements deployed by the Federal Government. Based on epistemological and methodological reflections of Historical-Critical Pedagogy, it was concluded that the media construction and ideological discourse contained in government advertisements about the New High School reproduce and endorse the unfolded educational policy, its conceptions, contradictions and pedagogical intentions, the starting from a neoliberal, neo-productivist, neo-constructivist, neo-escolanovist and neo-technicist educational policy, operationalized and ideologically legitimized by universalization and rationalization and fragmentation through differentiation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2025-03-20T14:10:11Z No. of bitstreams: 1 Matheus Monteiro de Lima.pdf: 14397250 bytes, checksum: 0af38a8c0eb8d2623e0fc06f26dd2a2f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-20T14:10:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Matheus Monteiro de Lima.pdf: 14397250 bytes, checksum: 0af38a8c0eb8d2623e0fc06f26dd2a2f (MD5) Previous issue date: 2024-11-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5870/Matheus%20Monteiro%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentDoutorado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpropaganda governamentalpor
dc.subjectnovo ensino médiopor
dc.subjectpolíticas educacionaispor
dc.subjectpedagogia histórico-críticapor
dc.subjectgovernmental advertisingeng
dc.subjectnew high schooleng
dc.subjecteducational policieseng
dc.subjecthistorical-critical pedagogyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálise das propagandas governamentais sobre o Novo Ensino Médio (NEM) brasileiro à luz da pedagogia histórico-críticapor
dc.title.alternativeAnalysis of government advertisements about the Brazilian New Secondary Education in the light of historical-critical pedagogyeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus Monteiro de Lima.pdf14,06 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.