Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARTINS, Karen Cristine Tavano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3197361589463997por
dc.contributor.advisor1Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238por
dc.contributor.referee1Shimazaki, Elsa Midori-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372609347074339por
dc.contributor.referee2Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584por
dc.contributor.referee3Traldi, César Adriano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6022645968535320por
dc.contributor.referee4Malheiro, Cícera Aparecida Lima-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9594089174735076por
dc.date.accessioned2025-04-15T12:20:03Z-
dc.date.issued2025-02-14-
dc.identifier.citationMARTINS, Karen Cristine Tavano. Canto em todo canto: acesso e democratização do conhecimento pela educação musical on-line. 2025. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1667-
dc.description.resumoA pesquisa propõe uma investigação sobre a educação da música vocal por meio da Educação on-line e foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na Linha 1: Políticas Públicas em educação, processos formativos e diversidade. Com base nos pressupostos de que a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) indicam um alinhamento com tendências contemporâneas em educação que buscam responder a desafios atuais, como educação inovadora, o acesso e a evasão. Neste processo, o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) especificamente no campo da música vocal, pode ser uma forma de desvencilhar do domínio tradicionalmente dependente do ensino presencial. A pergunta norteadora da pesquisa : É possível otimizar a formação em música vocal por meio da educação on-line, de acordo com a abordagem CCS e o uso das TDIC, com vista a ampliar o acesso e diminuir evasão? Diante deste cenário, questiona-se quais são os elementos formativos presentes em uma formação em música vocal realizada on-line que caracterizam a vivência da abordagem CCS. A investigação tem como objetivo geral analisar as possibilidades para a educação on-line da música vocal e apontar perspectivas do uso das TDIC como oportunidade para todos, verificando os benefícios em termos da otimização do tempo, investimento, diminuição de distâncias, formação musical e emocional do estudante, de acordo com abordagem CCS vivenciada na prática pela pesquisadora. Destaca-se também a escolha de uma metodologia qualitativa desenvolvida em três etapas, sendo na primeira por meio da narrativa, é entendida pelo viés da vivência da pesquisadora durante sua prática docente na área da música vocal. Na segunda etapa, tratou-se de uma revisão de escopo, e na terceira etapa, a pesquisa-ação, alicerçada pelas bases da abordagem CCS que engloba narrativas pessoais, revisão de literatura e pesquisa participativa, ampliando assim o escopo e a profundidade analítica do estudo. A pesquisa-ação tem como norteadora a abordagem CCS, presente em toda escolha de técnica e repertório, bem como na formulação da aplicação das aulas on-line, com estudantes de canto de níveis e idades diferentes, bem como suas profissões e localidades. Ademais, a pesquisa se propõe a explorar benefícios práticos da educação on-line em música, como a otimização de tempo e investimento, e a ampliação do acesso. Estes aspectos são fundamentais para um campo que enfrenta limitações geográficas e de recursos. Como instrumento foi usado um questionário aplicado aos estudantes, que visa coletar dados diretamente dos envolvidos, o que deve proporcionar informações importantes sobre as realidades e desafios enfrentados por estudantes e educadores. As questões visam observar os dados em termos de avanços da educação on-line e fragilidades relacionadas ao acesso, disponibilidade, abrangência, otimização de tempo e assim analisar os resultados obtidos em termos de uma educação de qualidade e quais caminhos podem ser trilhados para que o ensino on-line se torne uma perspectiva e indicador futuro no meio educacional. Como resultado, espera-se contribuir significativamente para práticas pedagógicas no ensino musical do futuro, com os benefícios do ensino on-line de canto, trazendo aos educadores possibilidades, métodos e abordagens a fim de proporcionar uma formação acessível e com olhos ao futuro da educação musical e vocal.por
dc.description.abstractThe research proposes an investigation on vocal music education through online education and was developed in the Graduate Program in Education (PPGE) of the University of Western Paulista (Unoeste), in Line 1: Public Policies in education, formative processes and diversity. Based on the assumptions that the Constructionist, Contextualized and Meaningful (CCM) approach indicate an alignment with contemporary trends in education that seek to respond to current challenges, such as innovative education, access and dropout. In this process, the use of digital information and communication technologies (DICT) specifically in the field of vocal music, can be a way to disentangle the domain traditionally dependent on face-to-face teaching. The guiding question of the research: Is it possible to optimize vocal music training through online education, according to the CCM approach and the use of DICT, with a view to expanding access and reducing dropout? In view of this scenario, it is questioned what the formative elements are present in a vocal music training carried out online that characterizes the experience of a constructionist, contextualized and meaningful approach. The general objective of the investigation is to analyze the possibilities for the online education of vocal music and to point out perspectives of the use of DICT as an opportunity for all, verifying the benefits in terms of time optimization, investment, distance amplifier and musical and emotional formation of the student, according to the CCS approach experienced in practice by the researcher. It is also noteworthy that the choice of a qualitative methodology developed in three stages, the first being through the narrative, which is understood by the bias of the researcher's experience during her teaching practice in vocal music. In the second stage, it was a scoping review, and in the third stage, action research, based on the bases of the CCM approach that encompasses personal narratives, literature review and participatory research, thus expanding the scope and analytical depth of the study. The action research is guided by the CCM approach, present in every choice of technique and repertoire, as well as in the formulation of the application of online classes, with singing students of different levels and ages, as well as their professions and locations. In addition, the research proposes to explore practical benefits of online music education, such as the optimization of time and investment, and the expansion of access. These aspects are fundamental for a field that faces geographical and resource limitations. As an instrument, a questionnaire applied to students was used, which aims to collect data directly from those involved, which should provide important information about the realities and challenges faced by students and educators. The questions aim to observe data in terms of advances in online education and weaknesses related to access, availability, comprehensiveness, time optimization and thus analyze the results obtained in terms of quality education and what paths can be taken for online teaching to become a perspective and future indicator in the educational environment. As a result, it is expected to contribute significantly to pedagogical practices in the music education of the future, with the benefits of online singing teaching, bringing to educator’s possibilities, methods and approaches to providing accessible training with an eye to the future of music and vocal education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2025-04-15T12:20:03Z No. of bitstreams: 1 Karen Cristine Tavano Martins.pdf: 2749689 bytes, checksum: 366e25e28943fcfbc164452d3aba7a38 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-15T12:20:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Karen Cristine Tavano Martins.pdf: 2749689 bytes, checksum: 366e25e28943fcfbc164452d3aba7a38 (MD5) Previous issue date: 2025-02-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5887/Karen%20Cristine%20Tavano%20Martins.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentDoutorado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação musicalpor
dc.subjectensino on-linepor
dc.subjectensino de cantopor
dc.subjectabordagem CCSpor
dc.subjectmusic educationeng
dc.subjectonline teachingeng
dc.subjectsinging teachingeng
dc.subjectCCS approacheng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCanto em todo canto: acesso e democratização do conhecimento pela educação musical on-linepor
dc.title.alternativeSinging in Every Corner: Access and Democratization of Knowledge through Online Music Educationeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karen Cristine Tavano Martins.pdf2,69 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.