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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias pedagógicas com base nos estilos de aprendizagem VARK na plataforma BeActive
Título(s) alternativo(s): Pedagogical strategies based on VARK learning styles on the Be Active platform
Autor: MELO, André Luiz Rossetti de 
Primeiro orientador: Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
Primeiro membro da banca: Sousa, Sidinei de Oliveira
Segundo membro da banca: Guelfi, Adilson Eduardo
Resumo: Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) na Linha de Pesquisa 01: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade, no tema estratégico “Ciência de Dados aplicada a Gestão da Aprendizagem”. Trata-se de uma investigação de cunho multidisciplinar que articula os processos formativos em educação com a área da ciência da computação. As estratégias educacionais ou pedagógicas são um conjunto de ações e atividades sob a responsabilidade do professor, desenvolvidas a partir de objetivos claros estabelecidos no seu planejamento. A Plataforma Educacional “Be Active” permite a gestão do ensino da aprendizagem na aplicação de diagnósticos de estilos de aprendizagem e de metodologias ativas. Os estilos de aprendizagem são, em linhas gerais, as formas como os seres humanos interagem com os seus objetos de conhecimento. As seguintes perguntas nortearam a pesquisa: como estruturar sugestões de estratégias pedagógicas que podem ser reportadas ao usuário docente frente aos resultados obtidos na aplicação de diagnósticos de estilos de aprendizagem do tipo VARK na Plataforma Educacional “Be Active”? Quais algoritmos com base na ciência de dados permitem relacionar o desempenho dos estudantes em uma metodologia ativa com os resultados do diagnóstico de VARK, utilizando dados obtidos na plataforma "Be Active"? Os objetivos foram: desenvolver uma proposta para a implementação de sugestões de estratégias pedagógicas para o usuário docente com base nos resultados da aplicação de diagnósticos de estilos de aprendizagem do tipo VARK e analisar os dados dos usuários da Be Active quanto ao desempenho em uma metodologia ativa, correlacionando com os resultados no diagnóstico de VARK. A abordagem da pesquisa é mista e a coleta, seleção e análise de dados foram realizadas por meio de duas fases: Fase 1) Levantamento de dados por meio de pesquisa bibliográfica e revisão da literatura sobre os temas: estratégias pedagógicas, estilos de aprendizagem e metodologias ativas e elaboração de sugestões de estratégias pedagógicas para cada estilo de aprendizagem VARK com base na literatura e de escopo para a implementação dessas sugestões para o usuário docente em formato de Cards. Fase 2) Identificação, extração e documentação dos dados dos usuários da plataforma "Be Active" nos relatórios de aplicação de diagnósticos de VARK e de desempenho na metodologia ativa Problem Based Learning (PBL), com autorização do Comitê de Ética em Pesquisa e respeitando os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Como resultados, apresentamos sugestões de Cards para estratégias pedaógicas com base nos resultados de diagnósticos de VARK e uma análise de dados que correlacionam os desempenhos dos participantes na metodologia PBL com possíveis inferências sobre os estilos de aprendizagem dos mesmos. São feitas recomendações para a implementação de modelos de análise dos dados gerados nos resultados de desempenho da metodologia PBL frente aos diagnósticos de aprendizagem na Plataforma Be Active para a gestão do ensino e da aprendizagem e consequentemente para a melhoria na tomada de decisões sobre estratégias pedagógicas por parte do docente.
Abstract: This master's dissertation was developed in the Postgraduate Program in Education (Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE) at the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) in Research Line 01: Public Policies in Education, training processes and diversity, on the strategic theme “Data Science applied to Learning Management”. This is a multidisciplinary research project that links training processes in education with the computer science field. Educational or pedagogical strategies are a set of actions and activities under the responsibility of the teacher, developed from clear objectives established in their planning. The “Be Active” Educational Platform allows teaching and learning to be managed through the application of learning style diagnostics and active methodologies. Learning styles are, in general terms, the ways in which human beings interact with their objects of knowledge. The following questions guided the research: how can we structure suggestions for pedagogical strategies that can be reported to the teaching user in the light of the results obtained in the application of VARK-type learning style diagnostics on the Be Active Educational Platform? How can data generated in “Be Active” regarding learning style diagnostics be analyzed and correlated with the results of a given active methodology in order to model the teacher's decision making regarding the use of pedagogical strategies? The objectives were: to develop a proposal for implementing suggestions for pedagogical strategies for the teaching user based on the results of the application of VARK-type learning style diagnostics and to analyze the student user data generated in Be Active in terms of performance in an active methodology, correlating it with the results of the VARK diagnosis. The research approach is mixed and data collection, selection and analysis were carried out in two phases: Phase 1) Data collection through bibliographic research and literature review on the following topics: pedagogical strategies, learning styles and active methodologies and the development of suggestions for pedagogical strategies for each VARK learning style based on the literature and the scope for implementing these suggestions for the teaching user in Cards format. Phase 2) Identification, extraction and documentation of data from users of the “Be Active” platform in reports on the application of VARK diagnostics and performance in the active Problem Based Learning (PBL) methodology, with authorization from the Research Ethics Committee and respecting the principles of the General Data Protection Law (Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD). As a result, we present suggestions for Cards for pedagogical strategies based on the results of VARK diagnostics and an analysis of data that correlates participants' performance in the PBL methodology with possible inferences about their learning styles. Recommendations are made for the implementation of models for analyzing the data generated in the performance results of the PBL methodology in relation to the learning diagnostics on the Be Active Platform for the management of teaching and learning and consequently for the improvement of decision-making on pedagogical strategies by the teacher.
Palavras-chave: ciências de dados
educação digital
plataforma educacional
estilos de aprendizagem
gestão da aprendizagem
data science
digital education
educational platform
learning styles
learning management
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MELO, André Luiz Rossetti de. Estratégias pedagógicas com base nos estilos de aprendizagem VARK na plataforma BeActive. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1668
Data de defesa: 20-Jun-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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