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http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1674
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | (RE) pensando as necessidades formativas continuadas de docentes no contexto da inclusão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | (RE) thinking the continuing training needs of teachers in the context of school inclusion in the early years of elementary education |
Autor: | TURESCO, Miriam Alves ![]() |
Primeiro orientador: | Manfré, Ademir Henrique |
Primeiro membro da banca: | Shimazaki, Elsa Midori |
Segundo membro da banca: | Silva, Eliane Paganini da |
Resumo: | Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e vinculada à Linha de Pesquisa em Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade teve como objetivo geral investigar as necessidades formativas continuadas dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da inclusão escolar. A pesquisa, com abordagem metodológica qualitativa, combinou questionários semiestruturados e análise documental com o intuito de compreender as demandas formativas dos professores que atendem estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial em salas de aula comuns. Fundamentada na perspectiva dialética e marxista, a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) entende o conhecimento como um produto histórico e social que deve ser ensinado de forma sistemática para contribuir com a formação de indivíduos críticos e transformadores da sociedade. Sob essa égide, a pesquisa identificou as principais concepções de inclusão presentes na prática educativa e mapeou, significativamente, as necessidades formativas contínuas dos professores. A análise documental teve como escopo o Projeto Político-Pedagógico, a Lei Brasileira de Inclusão e o Plano Municipal de Educação possibilitando a visão aprofundada de como essas orientações impactam a prática docente. Os resultados indicam que, apesar dos avanços na legislação inclusiva, ainda há muito o que se pensar, a refletir, a transformar a respeito formação continuada dos professores, especialmente no desenvolvimento de estratégias pedagógicas adaptadas e na compreensão crítica das necessidades dos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial. A pesquisa conclui que a formação continuada precisa ultrapassar a atualização técnica, promovendo práticas reflexivas e críticas que permitam aos docentes não apenas garantir o acesso e a permanência dos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial, mas também favorecer o desenvolvimento integral e a autonomia no processo de ensino e de aprendizagem. Ressalta-se, assim, a importância da formação continuada que não só apoie a inclusão, mas também contribua para a construção de práticas educativas mais equitativas e transformadoras. |
Abstract: | This dissertation, developed within the scope of the Graduate Program in Education (PPGE) at the University of Western São Paulo (UNOESTE) and linked to the Research Line on Public Policies in Education, Training Processes, and Diversity, aimed to investigate the continuous training needs of teachers in the early years of Elementary Education within the context of school inclusion. The study, based on a qualitative methodological approach, combined semi-structured questionnaires and documentary analysis to understand the training demands of teachers who work with students eligible for Special Education services in regular classrooms. Grounded in the dialectical and Marxist perspective, Historical-Critical Pedagogy (HCP) views knowledge as a historical and social product that must be systematically taught to contribute to the formation of critical individuals capable of transforming society. Under this framework, the research identified the main conceptions of inclusion present in educational practice and significantly mapped the continuous training needs of teachers. The documentary analysis focused on the Political-Pedagogical Project, the Brazilian Inclusion Law, and the Municipal Education Plan, providing an in-depth understanding of how these guidelines impact teaching practices. The results indicate that, despite advances in inclusive legislation, much remains to be considered, reflected upon, and transformed regarding teachers' continuing education, especially in developing adapted pedagogical strategies and critically understanding the needs of students eligible for Special Education services. The research concludes that continuing education must go beyond technical updates, fostering reflective and critical practices that enable teachers not only to ensure access and retention of students eligible for Special Education services but also to promote their holistic development and autonomy in the teaching and learning process. Thus, it highlights the importance of continuing education that not only supports inclusion but also contributes to building more equitable and transformative educational practices. |
Palavras-chave: | educação especial formação continuada inclusão escolar pedagogia histórico-crítica special education continuing training school inclusion historical-critical pedagogy |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | TURESCO, Miriam Alves. (RE) pensando as necessidades formativas continuadas de docentes no contexto da inclusão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1674 |
Data de defesa: | 24-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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