Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTURESCO, Miriam Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487201611011824por
dc.contributor.advisor1Manfré, Ademir Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2559786704613672por
dc.contributor.referee1Shimazaki, Elsa Midori-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372609347074339por
dc.contributor.referee2Silva, Eliane Paganini da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5103036346581478por
dc.date.accessioned2025-04-24T19:33:40Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.citationTURESCO, Miriam Alves. (RE) pensando as necessidades formativas continuadas de docentes no contexto da inclusão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1674-
dc.description.resumoEsta dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e vinculada à Linha de Pesquisa em Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade teve como objetivo geral investigar as necessidades formativas continuadas dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da inclusão escolar. A pesquisa, com abordagem metodológica qualitativa, combinou questionários semiestruturados e análise documental com o intuito de compreender as demandas formativas dos professores que atendem estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial em salas de aula comuns. Fundamentada na perspectiva dialética e marxista, a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) entende o conhecimento como um produto histórico e social que deve ser ensinado de forma sistemática para contribuir com a formação de indivíduos críticos e transformadores da sociedade. Sob essa égide, a pesquisa identificou as principais concepções de inclusão presentes na prática educativa e mapeou, significativamente, as necessidades formativas contínuas dos professores. A análise documental teve como escopo o Projeto Político-Pedagógico, a Lei Brasileira de Inclusão e o Plano Municipal de Educação possibilitando a visão aprofundada de como essas orientações impactam a prática docente. Os resultados indicam que, apesar dos avanços na legislação inclusiva, ainda há muito o que se pensar, a refletir, a transformar a respeito formação continuada dos professores, especialmente no desenvolvimento de estratégias pedagógicas adaptadas e na compreensão crítica das necessidades dos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial. A pesquisa conclui que a formação continuada precisa ultrapassar a atualização técnica, promovendo práticas reflexivas e críticas que permitam aos docentes não apenas garantir o acesso e a permanência dos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial, mas também favorecer o desenvolvimento integral e a autonomia no processo de ensino e de aprendizagem. Ressalta-se, assim, a importância da formação continuada que não só apoie a inclusão, mas também contribua para a construção de práticas educativas mais equitativas e transformadoras.por
dc.description.abstractThis dissertation, developed within the scope of the Graduate Program in Education (PPGE) at the University of Western São Paulo (UNOESTE) and linked to the Research Line on Public Policies in Education, Training Processes, and Diversity, aimed to investigate the continuous training needs of teachers in the early years of Elementary Education within the context of school inclusion. The study, based on a qualitative methodological approach, combined semi-structured questionnaires and documentary analysis to understand the training demands of teachers who work with students eligible for Special Education services in regular classrooms. Grounded in the dialectical and Marxist perspective, Historical-Critical Pedagogy (HCP) views knowledge as a historical and social product that must be systematically taught to contribute to the formation of critical individuals capable of transforming society. Under this framework, the research identified the main conceptions of inclusion present in educational practice and significantly mapped the continuous training needs of teachers. The documentary analysis focused on the Political-Pedagogical Project, the Brazilian Inclusion Law, and the Municipal Education Plan, providing an in-depth understanding of how these guidelines impact teaching practices. The results indicate that, despite advances in inclusive legislation, much remains to be considered, reflected upon, and transformed regarding teachers' continuing education, especially in developing adapted pedagogical strategies and critically understanding the needs of students eligible for Special Education services. The research concludes that continuing education must go beyond technical updates, fostering reflective and critical practices that enable teachers not only to ensure access and retention of students eligible for Special Education services but also to promote their holistic development and autonomy in the teaching and learning process. Thus, it highlights the importance of continuing education that not only supports inclusion but also contributes to building more equitable and transformative educational practices.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2025-04-24T19:33:40Z No. of bitstreams: 1 Miriam Alves Turesso.pdf: 1113334 bytes, checksum: e0b1b91b49ea29257fb4aacd30ae2c2b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-24T19:33:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Miriam Alves Turesso.pdf: 1113334 bytes, checksum: e0b1b91b49ea29257fb4aacd30ae2c2b (MD5) Previous issue date: 2025-02-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5915/Miriam%20Alves%20Turesso.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação especialpor
dc.subjectformação continuadapor
dc.subjectinclusão escolarpor
dc.subjectpedagogia histórico-críticapor
dc.subjectspecial educationeng
dc.subjectcontinuing trainingeng
dc.subjectschool inclusioneng
dc.subjecthistorical-critical pedagogyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title(RE) pensando as necessidades formativas continuadas de docentes no contexto da inclusão escolar nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternative(RE) thinking the continuing training needs of teachers in the context of school inclusion in the early years of elementary educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Miriam Alves Turesso.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.