Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFUNADA, Renata Picoli Takamori-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8969582593235828por
dc.contributor.advisor1Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238por
dc.contributor.referee1Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584por
dc.contributor.referee2Malheiro, Cícera Aparecida Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9594089174735076por
dc.date.accessioned2025-05-16T13:12:59Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.identifier.citationFUNADA, Renata Picoli Takamori. Processos formativos e recursos para criança com autismo no atendimento educacional especializado. 2025. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1683-
dc.description.resumoA presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), para obtenção do título de Mestrado em Educação na Linha 1: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade. O estudo realizado sobre os recursos educacionais digitais para o desenvolvimento das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Este atendimento ocorre na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) com atividades semanais. Elas referem-se ao uso de recursos pedagógicos que auxiliam na melhora do processo de ensino e de aprendizagem de Estudantes Público da Educação Especial (EPEE). Esta pesquisa possuí como objetivo principal analisar a prática pedagógica do professor do AEE a partir da autoetnografia, direcionada ao desenvolvimento de atividades aplicadas junto a estudantes com TEA usando recursos educacionais digitais. A pesquisa é qualitativa e possui natureza descritiva, configura-se como um estudo autoetnográfico que visa descrever e analisar sistematicamente a experiência pessoal da pesquisadora ao analisar os potenciais destes recursos com os educandos autistas, atendidos em SRMs, a fim de compreender a experiência cultural. Tendo como funções este estudo analisar o uso destes recursos para melhorar aspectos sociais e cognitivos dos aprendizes, como por exemplo a autoestima, autoimagem, concentração e ganhos cognitivos. Neste sentido, foram usados recursos como jogos, objetos de aprendizagem (OA) que são softwares desenvolvidos para apresentar conteúdos pedagógicos de forma interativa, possibilitando assim uma aprendizagem lúdica como os seguintes recursos tecnológicos Hagáquê; Scrapbook - ‘’a arte de decorar álbuns de fotografia’’; Fazenda Rived - ‘’um dia de trabalho na fazenda’’; ‘’Viagem Espacial’’- alfabetização; Auti-sim; Math Garden; Endless Alphabet e o Site Brainpop. Como resultado desta pesquisa, foi analisado como estes recursos podem ser usados com os estudantes com TEA, para melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento dos estudantes com TEA, apontando os benefícios que estes recursos podem trazer.por
dc.description.abstractThis research is linked to the Graduate Program in Education at the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) for obtaining a Master's degree in Education under Line 1: Public Policies in Education, Training Processes, and Diversity. The study focuses on digital educational resources for the development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Specialized Educational Assistance (AEE). This assistance takes place in the Multifunctional Resource Room (SRM) through weekly activities. These activities involve the use of pedagogical resources that help improve the teaching and learning process of Special Education Public Students (EPEE). The main objective of this research is to analyze the pedagogical practice of AEE teachers through autoethnography, focusing on the development of activities applied to students with ASD using digital educational resources. The research follows a qualitative and descriptive approach, structured as an autoethnographic study that aims to systematically describe and analyze the researcher’s personal experience in assessing the potential of these resources with autistic students attending SRMs, in order to understand the cultural experience. The purpose of this study is to analyze how these resources can enhance students’ social and cognitive aspects, such as self-esteem, self-image, concentration, and cognitive gains. In this context, resources such as educational games and learning objects (LOs)—software developed to present educational content interactively—were used, enabling a playful learning experience. The following technological resources were applied: Hagáquê; Scrapbook - "the art of decorating photo albums"; Fazenda Rived - "a day of work on the farm"; "space travel" - literacy; Auti-sim; Math Garden; Endless Alphabet, and the Brainpop website. As a result of this research, an analysis was conducted on how these resources can be used with ASD students to improve their learning and development, highlighting the benefits that these resources can provide.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2025-05-16T13:12:59Z No. of bitstreams: 1 Renata Picoli Takamori Funada.pdf: 1786967 bytes, checksum: 667391f30496ebbdfd9744ee2807a5e6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-16T13:12:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renata Picoli Takamori Funada.pdf: 1786967 bytes, checksum: 667391f30496ebbdfd9744ee2807a5e6 (MD5) Previous issue date: 2025-03-12eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5949/Renata%20Picoli%20Takamori%20Funada.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectautismopor
dc.subjectrecursos educacionais digitaispor
dc.subjectprocesso formativopor
dc.subjectatendimento educacional especializadopor
dc.subjectautismeng
dc.subjectdigital educational resourceseng
dc.subjectformative processeseng
dc.subjectspecialized educational assistanceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProcessos formativos e recursos para criança com autismo no atendimento educacional especializadopor
dc.title.alternativeTraining processes and resources for children with autism in specialized educational serviceseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Picoli Takamori Funada.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.