Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1683
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Processos formativos e recursos para criança com autismo no atendimento educacional especializado |
Título(s) alternativo(s): | Training processes and resources for children with autism in specialized educational services |
Autor: | FUNADA, Renata Picoli Takamori ![]() |
Primeiro orientador: | Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya |
Primeiro membro da banca: | Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos |
Segundo membro da banca: | Malheiro, Cícera Aparecida Lima |
Resumo: | A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), para obtenção do título de Mestrado em Educação na Linha 1: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade. O estudo realizado sobre os recursos educacionais digitais para o desenvolvimento das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Este atendimento ocorre na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) com atividades semanais. Elas referem-se ao uso de recursos pedagógicos que auxiliam na melhora do processo de ensino e de aprendizagem de Estudantes Público da Educação Especial (EPEE). Esta pesquisa possuí como objetivo principal analisar a prática pedagógica do professor do AEE a partir da autoetnografia, direcionada ao desenvolvimento de atividades aplicadas junto a estudantes com TEA usando recursos educacionais digitais. A pesquisa é qualitativa e possui natureza descritiva, configura-se como um estudo autoetnográfico que visa descrever e analisar sistematicamente a experiência pessoal da pesquisadora ao analisar os potenciais destes recursos com os educandos autistas, atendidos em SRMs, a fim de compreender a experiência cultural. Tendo como funções este estudo analisar o uso destes recursos para melhorar aspectos sociais e cognitivos dos aprendizes, como por exemplo a autoestima, autoimagem, concentração e ganhos cognitivos. Neste sentido, foram usados recursos como jogos, objetos de aprendizagem (OA) que são softwares desenvolvidos para apresentar conteúdos pedagógicos de forma interativa, possibilitando assim uma aprendizagem lúdica como os seguintes recursos tecnológicos Hagáquê; Scrapbook - ‘’a arte de decorar álbuns de fotografia’’; Fazenda Rived - ‘’um dia de trabalho na fazenda’’; ‘’Viagem Espacial’’- alfabetização; Auti-sim; Math Garden; Endless Alphabet e o Site Brainpop. Como resultado desta pesquisa, foi analisado como estes recursos podem ser usados com os estudantes com TEA, para melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento dos estudantes com TEA, apontando os benefícios que estes recursos podem trazer. |
Abstract: | This research is linked to the Graduate Program in Education at the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) for obtaining a Master's degree in Education under Line 1: Public Policies in Education, Training Processes, and Diversity. The study focuses on digital educational resources for the development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Specialized Educational Assistance (AEE). This assistance takes place in the Multifunctional Resource Room (SRM) through weekly activities. These activities involve the use of pedagogical resources that help improve the teaching and learning process of Special Education Public Students (EPEE). The main objective of this research is to analyze the pedagogical practice of AEE teachers through autoethnography, focusing on the development of activities applied to students with ASD using digital educational resources. The research follows a qualitative and descriptive approach, structured as an autoethnographic study that aims to systematically describe and analyze the researcher’s personal experience in assessing the potential of these resources with autistic students attending SRMs, in order to understand the cultural experience. The purpose of this study is to analyze how these resources can enhance students’ social and cognitive aspects, such as self-esteem, self-image, concentration, and cognitive gains. In this context, resources such as educational games and learning objects (LOs)—software developed to present educational content interactively—were used, enabling a playful learning experience. The following technological resources were applied: Hagáquê; Scrapbook - "the art of decorating photo albums"; Fazenda Rived - "a day of work on the farm"; "space travel" - literacy; Auti-sim; Math Garden; Endless Alphabet, and the Brainpop website. As a result of this research, an analysis was conducted on how these resources can be used with ASD students to improve their learning and development, highlighting the benefits that these resources can provide. |
Palavras-chave: | autismo recursos educacionais digitais processo formativo atendimento educacional especializado autism digital educational resources formative processes specialized educational assistance |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | FUNADA, Renata Picoli Takamori. Processos formativos e recursos para criança com autismo no atendimento educacional especializado. 2025. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1683 |
Data de defesa: | 12-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Renata Picoli Takamori Funada.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.