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Tipo do documento: Dissertação
Título: O acolhimento institucional e suas contribuições ao processo formativo no ensino técnico: a percepção dos docentes
Título(s) alternativo(s): The institutional reception and its contributions to the formative process in technical education: the perception of teachers
Autor: RODRIGUES, Milca de Assis Vieira 
Primeiro orientador: Ademir Henrique Manfré
Primeiro membro da banca: Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
Segundo membro da banca: Peloso, Franciele Clara
Resumo: Esta pesquisa, vinculada à linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE – Campus Presidente Prudente – SP. O objetivo geral é investigar as percepções dos docentes de dois cursos técnicos de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac -SP) no interior do estado de São Paulo sobre o acolhimento institucional analisando de que maneira essas percepções podem melhorar os processos formativos dos estudantes. Parte-se do pressuposto de que o acolhimento institucional é fundamental para a melhoria e qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino técnico. Na tentativa de atingir os objetivos propostos, o trabalho aqui apresentado organiza-se em quatro etapas: 1. Levantamento bibliográfico de trabalhos indexados nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Education Resources Information Center (ERIC), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Google Acadêmico (GA) sobre o tema em estudo, com recorte temporal de 2012 a 2023. 2. Análise dos documentos orientadores do ensino técnico no Brasil a partir de 2012, a Proposta Pedagógica do Senac -SP e o Projeto Político Pedagógico de uma unidade do Senac-SP do interior do estado de São Paulo na tentativa de compreender de que forma o acolhimento institucional é tratado; 3. Coleta de dados por meio de questionário enviado aos docentes de dois cursos técnicos dessa mesma unidade do Senac -SP, 4. Tratamento dos dados a partir da técnica de análise de conteúdo, discussão e interpretação dos resultados à luz da literatura existente, e 5. Elaboração de possíveis conclusões. Como resultado foi detectado que o acolhimento institucional no ensino técnico é vital para criar ambientes inclusivos e propícios ao aprendizado. A valorização das relações entre educadores e estudantes junto à sensibilidade dos docentes para reconhecer as necessidades dos mesmos favorece o desenvolvimento integral. Considera-se aqui a necessidade de investir na formação continuada dos professores, sendo essencial para fortalecer esse acolhimento, promovendo espaços de aprendizagem significativos e colaborativos. Em suma, o acolhimento deve ser compromisso coletivo que beneficia toda a comunidade escolar.
Abstract: This research is linked to the research line "Public Policies in Education, Training Processes, and Diversity" of the Graduate Program in Education at the University of Oeste Paulista – UNOESTE – Campus Presidente Prudente – SP. The main objective is to investigate the perceptions of teachers from two technical courses of a unit of the National Service for Commercial Learning of São Paulo (Senac - SP) in the interior of the state of São Paulo regarding institutional reception, analyzing how these perceptions can improve the training processes of students. It is assumed that institutional reception is fundamental for the improvement and quality of teaching and learning processes in technical education. In an attempt to achieve the proposed objectives, the work presented here is organized into four stages: 1. A bibliographic survey of works indexed in the databases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Education Resources Information Center (ERIC), the Periodicals Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), and Google Scholar (GA) on the topic under study, with a temporal cut from 2012 to 2023. 2. Analysis of guiding documents for technical education in Brazil since 2012, the Pedagogical Proposal of Senac - SP, and the Political-Pedagogical Project of a Senac - SP unit in the interior of the state of São Paulo, in an attempt to understand how institutional reception is addressed; 3. Data collection through a questionnaire sent to teachers of two technical courses from the same Senac - SP unit; 4. Data treatment using the content analysis technique, discussion, and interpretation of the results in light of the existing literature, and 5. Development of possible conclusions. As a result, it was found that institutional reception in technical education is vital for creating inclusive and conducive learning environments. Valuing the relationships between educators and students, along with the sensitivity of teachers to recognize the needs of learners, fosters holistic development. Here, the need to invest in ongoing teacher training is considered essential to strengthen this reception, promoting meaningful and collaborative learning spaces. In summary, reception should be a collective commitment that benefits the entire school community.
Palavras-chave: ensino técnico
acolhimento institucional
percepção docente
technical education
institutional reception
teacher perception
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: RODRIGUES, Milca de Assis Vieira. O acolhimento institucional e suas contribuições ao processo formativo no ensino técnico: a percepção dos docentes. 2025. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1686
Data de defesa: 27-Fev-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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