Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, Milca de Assis Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3232662784900402por
dc.contributor.advisor1Ademir Henrique Manfré-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2559786704613672por
dc.contributor.referee1Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238por
dc.contributor.referee2Peloso, Franciele Clara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7772233403286491por
dc.date.accessioned2025-06-11T12:17:52Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Milca de Assis Vieira. O acolhimento institucional e suas contribuições ao processo formativo no ensino técnico: a percepção dos docentes. 2025. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1686-
dc.description.resumoEsta pesquisa, vinculada à linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE – Campus Presidente Prudente – SP. O objetivo geral é investigar as percepções dos docentes de dois cursos técnicos de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac -SP) no interior do estado de São Paulo sobre o acolhimento institucional analisando de que maneira essas percepções podem melhorar os processos formativos dos estudantes. Parte-se do pressuposto de que o acolhimento institucional é fundamental para a melhoria e qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino técnico. Na tentativa de atingir os objetivos propostos, o trabalho aqui apresentado organiza-se em quatro etapas: 1. Levantamento bibliográfico de trabalhos indexados nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Education Resources Information Center (ERIC), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Google Acadêmico (GA) sobre o tema em estudo, com recorte temporal de 2012 a 2023. 2. Análise dos documentos orientadores do ensino técnico no Brasil a partir de 2012, a Proposta Pedagógica do Senac -SP e o Projeto Político Pedagógico de uma unidade do Senac-SP do interior do estado de São Paulo na tentativa de compreender de que forma o acolhimento institucional é tratado; 3. Coleta de dados por meio de questionário enviado aos docentes de dois cursos técnicos dessa mesma unidade do Senac -SP, 4. Tratamento dos dados a partir da técnica de análise de conteúdo, discussão e interpretação dos resultados à luz da literatura existente, e 5. Elaboração de possíveis conclusões. Como resultado foi detectado que o acolhimento institucional no ensino técnico é vital para criar ambientes inclusivos e propícios ao aprendizado. A valorização das relações entre educadores e estudantes junto à sensibilidade dos docentes para reconhecer as necessidades dos mesmos favorece o desenvolvimento integral. Considera-se aqui a necessidade de investir na formação continuada dos professores, sendo essencial para fortalecer esse acolhimento, promovendo espaços de aprendizagem significativos e colaborativos. Em suma, o acolhimento deve ser compromisso coletivo que beneficia toda a comunidade escolar.por
dc.description.abstractThis research is linked to the research line "Public Policies in Education, Training Processes, and Diversity" of the Graduate Program in Education at the University of Oeste Paulista – UNOESTE – Campus Presidente Prudente – SP. The main objective is to investigate the perceptions of teachers from two technical courses of a unit of the National Service for Commercial Learning of São Paulo (Senac - SP) in the interior of the state of São Paulo regarding institutional reception, analyzing how these perceptions can improve the training processes of students. It is assumed that institutional reception is fundamental for the improvement and quality of teaching and learning processes in technical education. In an attempt to achieve the proposed objectives, the work presented here is organized into four stages: 1. A bibliographic survey of works indexed in the databases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Education Resources Information Center (ERIC), the Periodicals Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), and Google Scholar (GA) on the topic under study, with a temporal cut from 2012 to 2023. 2. Analysis of guiding documents for technical education in Brazil since 2012, the Pedagogical Proposal of Senac - SP, and the Political-Pedagogical Project of a Senac - SP unit in the interior of the state of São Paulo, in an attempt to understand how institutional reception is addressed; 3. Data collection through a questionnaire sent to teachers of two technical courses from the same Senac - SP unit; 4. Data treatment using the content analysis technique, discussion, and interpretation of the results in light of the existing literature, and 5. Development of possible conclusions. As a result, it was found that institutional reception in technical education is vital for creating inclusive and conducive learning environments. Valuing the relationships between educators and students, along with the sensitivity of teachers to recognize the needs of learners, fosters holistic development. Here, the need to invest in ongoing teacher training is considered essential to strengthen this reception, promoting meaningful and collaborative learning spaces. In summary, reception should be a collective commitment that benefits the entire school community.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2025-06-11T12:17:52Z No. of bitstreams: 1 Milca de Assis Vieira Rodrigues.pdf: 954477 bytes, checksum: f4712f65caa73c2c6649720a8988af94 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-11T12:17:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Milca de Assis Vieira Rodrigues.pdf: 954477 bytes, checksum: f4712f65caa73c2c6649720a8988af94 (MD5) Previous issue date: 2025-02-27eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5965/Milca%20de%20Assis%20Vieira%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino técnicopor
dc.subjectacolhimento institucionalpor
dc.subjectpercepção docentepor
dc.subjecttechnical educationeng
dc.subjectinstitutional receptioneng
dc.subjectteacher perceptioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO acolhimento institucional e suas contribuições ao processo formativo no ensino técnico: a percepção dos docentespor
dc.title.alternativeThe institutional reception and its contributions to the formative process in technical education: the perception of teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Milca de Assis Vieira Rodrigues.pdf932,11 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.