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Tipo do documento: Dissertação
Título: Elaboração e verificação da viabilidade de um programa interventivo para a promoção de autoeficácia de professores de estudantes com TDAH no ensino superior
Título(s) alternativo(s): Development and feasibility assessment of an intervention program to promote self-efficacy in teachers of college students with ADHD
Autor: MÔRA, Caroline Cristina 
Primeiro orientador: Murgo, Camélia Santina
Primeiro membro da banca: Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
Segundo membro da banca: Canha, Lúcia Maria Neto
Resumo: O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa 2: "Formação e Ação do Profissional Docente e Práticas Educativas" e ao grupo de pesquisa "Construção dos Processos de Subjetividade no Contexto Escolar", do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste. Parte-se da premissa de que a autoeficácia, por constituir a base da motivação e influenciar o comportamento humano, pode gerar implicações significativas na ação docente, especialmente na formação do jovem e do adulto e as demandas de uma educação a partir das diferenças. Nesse sentido, o presente estudo, inserido na linha de pesquisa mencionada, tem como objetivo elaborar e verificar a viabilidade de um programa interventivo para a promoção da autoeficácia de professores de estudantes com TDAH no ensino superior. Para tanto, a pesquisa foi viabilizada por meio de três estudos que compõem três artigos. No primeiro, foi realizado um estudo de revisão de escopo sobre publicações nacionais e internacionais que abordam a temática de estudantes com TDAH no ensino superior. Os resultados indicaram estratégias promissoras para os ambientes de ensino e de aprendizagem, mas destacaram a necessidade de adaptações no processo formativo desses estudantes no ambiente virtual. Métodos práticos e flexíveis revelaram-se essenciais, uma vez que o ensino tradicional se mostrou insuficiente. Práticas como mindfulness e respiração guiada auxiliam no controle do estresse e na atenção desses estudantes. Observou-se ainda uma lacuna de pesquisas sobre metodologias eficazes no contexto brasileiro. No segundo estudo, realizou-se uma revisão integrativa que buscou identificar pesquisas, nacionais e internacionais, sobre a autoeficácia docente no ensino superior. A autoeficácia docente é influenciada por fatores individuais e contextuais, como feedback, experiência, apoio de colegas e estabilidade no trabalho. A adaptação às tecnologias, a inteligência emocional e um ambiente institucional positivo também são fundamentais. Para seu fortalecimento, é preciso investir em habilidades pedagógicas, apoio institucional e colaboração. Observou-se um crescente interesse pelo tema, mas há escassez de estudos sobre inclusão no contexto do ensino superior brasileiro. No terceiro estudo, foi realizada a elaboração e verificação da viabilidade de um programa de intervenção, do qual participaram sete docentes do ensino superior. O programa foi estruturado com os subsídios teóricos da Teoria Social Cognitiva, teve duração de cinco encontros, realizados de forma on-line, nos quais foram abordadas as temáticas: experiências de domínio, persuasão social, estados somáticos e emocionais, além das experiências vicárias e seus efeitos em sala de aula na relação de ensino com estudantes com TDAH. Para análise da viabilidade, foram aplicados um questionário sociodemográfico e utilizadas fichas de monitoramento dos encontros para verificar a adequação das atividades, avaliando-se a satisfação, a compreensão e a generalização do conteúdo por parte dos participantes. Os resultados evidenciaram que, no geral, os participantes da intervenção expressaram falas que comprovaram a relevância dos assuntos trabalhados e a adequação da metodologia utilizada. Pode-se afirmar que houve adesão, aceitação, compreensão e generalização dos conteúdos dos encontros, além da satisfação com o programa e com a coordenadora do grupo, conforme expressado pelos participantes. Em relação às adequações para futuros estudos, foi pontuado que a intervenção poderia ser oferecida em mais dias e horários, mantendo-se a quantidade de encontros em cinco, com duração de 1h cada, e aplicada no formato online, o que proporcionaria maior adesão por parte dos professores. Espera-se que esta pesquisa contribua para a abertura de novos caminhos para a promoção da autoeficácia docente, proporcionando mudanças significativas quanto as concepções sobre as diferenças humanas e de ritmos e formas de aprender.
Abstract: This study is linked to research line 2: "Teacher Training and Action and Educational Practices" and to the research group "Construction of Subjectivity Processes in the School Context", of the Postgraduate Program in Education at Unoeste. It is based on the premise that self-efficacy, as it constitutes the basis of motivation and influences human behavior, can generate significant implications in teaching action, especially in the training of young people and adults and the demands of an education based on differences. In this sense, this study, inserted in the aforementioned research line, aims to develop and verify the feasibility of an intervention program to promote self-efficacy of teachers of students with ADHD in higher education. To this end, the research was divided into three studies that comprise three articles. In the first, a scoping review study was carried out on national and international publications that address the theme of students with ADHD in higher education. The results indicated promising strategies for teaching and learning environments, but highlighted the need for adaptations in the training process of these students in the virtual environment. Practical and flexible methods proved to be essential, since traditional teaching proved to be insufficient. Practices such as mindfulness and guided breathing help to control stress and increase the attention of these students. A gap in research on effective methodologies in the Brazilian context was also observed. The second study conducted an integrative review that sought to identify national and international research on teacher self-efficacy in higher education. Teacher self-efficacy is influenced by individual and contextual factors, such as feedback, experience, support from colleagues, and job stability. Adaptation to technologies, emotional intelligence, and a positive institutional environment are also essential. To strengthen it, it is necessary to invest in pedagogical skills, institutional support, and collaboration. There was a growing interest in the topic, but there is a shortage of studies on inclusion in the context of Brazilian higher education. The third study developed and verified the feasibility of an intervention program, in which seven higher education professors participated. The program was structured with theoretical support from Social Cognitive Theory and lasted five online meetings, in which the following themes were addressed: mastery experiences, social persuasion, somatic and emotional states, as well as vicarious experiences and their effects in the classroom on the teaching relationship with students with ADHD. To analyze the feasibility, a sociodemographic questionnaire was applied and monitoring sheets were used to verify the adequacy of the activities, evaluating the satisfaction, understanding and generalization of the content by the participants. The results showed that, in general, the participants in the intervention expressed statements that demonstrated the relevance of the topics covered and the adequacy of the methodology used. It can be stated that there was adherence, acceptance, understanding and generalization of the contents of the meetings, in addition to satisfaction with the program and the group coordinator, as expressed by the participants. Regarding adaptations for future studies, it was pointed out that the intervention could be offered on more days and times, maintaining the number of meetings at five, lasting 1 hour each, and applied in an online format, which would provide greater adherence on the part of teachers. It is expected that this research will contribute to opening new paths for the promotion of teacher self-efficacy, providing significant changes in the conceptions about human differences and rhythms and ways of learning.
Palavras-chave: autoeficácia docente
intervenção
ensino superior
transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
teacher self-efficacy
intervention
higher education
attention deficit hyperactivity disorder
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MÔRA, Caroline Cristina. Elaboração e verificação da viabilidade de um programa interventivo para a promoção de autoeficácia de professores de estudantes com TDAH no ensino superior. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1687
Data de defesa: 20-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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