Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1688
Tipo do documento: Tese
Título: Direito dos estudantes da educação especial e da educação inclusiva no ensino superior
Título(s) alternativo(s): TStudents' Rights to Special Education and Inclusive Education in Higher Education
Autor: VAZ, Wanderson Lago 
Primeiro orientador: Shimazaki, Elsa Midori
Primeiro membro da banca: Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
Segundo membro da banca: Fürkotter, Monica
Terceiro membro da banca: Silva, Sandra Salete de Camargo
Quarto membro da banca: Turbay Junior, Albino Gabriel
Resumo: A pesquisa intitulada “Direito dos Estudantes da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Ensino Superior” vincula-se à linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Mestrado e Doutorado, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Campus de Presidente Prudente - SP. Embora a Educação Especial e a Educação Inclusiva no Ensino Superior sejam direito fundado no Art. 208, Inciso I, da Constituição Federal e existam normas jurídicas para sua garantia, observa-se que a sua implementação não está sendo efetivada. Assim, nesta tese, analisa-se a implementação da Educação Especial e da Educação Inclusiva aos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE) no Ensino Superior. A pergunta que guia a reflexão é: “Como a Educação Especial e Inclusiva está sendo implementada no Ensino Superior? A pesquisa tem como objetivo analisar a implementação da educação especial e inclusiva junto aos estudantes público-alvo nessas duas modalidades no Ensino Superior. O estudo efetivou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada com EPAEE de uma Universidade Pública e análise documental das legislações existentes no Brasil, fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural. Evidenciou a implementação da Educação Especial e Inclusiva aos acadêmicos EPAEE, contudo as efetividades das medidas da Educação Especial se encontram em construção na realidade fática e ainda bem aquém do desejado.
Abstract: The research entitled “Rights of Students to Special Education and Inclusive Education in Higher Education” is linked to the research line Public Policies in Education, Training Processes and Diversity of the Postgraduate Program in Education (PPGE) - Master's and Doctorate, of the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente Campus - SP. Although special education and inclusive education in Higher Education are rights founded in Article 208, item I, of the Federal Constitution, and there are legal standards to guarantee them, it is observed that their implementation is not being effective. Thus, in this thesis, we analyze the implementation of Special Education and Inclusive Education for Students Target Audience of Special Education (EPAEE) in Higher Education. The question that guides the reflection is: “How is special and inclusive education being implemented in Higher Education?” The research aims to analyze the implementation of special and inclusive education among students who are the target audience for special and inclusive education in Higher Education. It was carried out through bibliographical research, semi-structured interviews with EPAEE students from a Public University and documentary analysis of existing legislation in Brazil, based on the Historical-Cultural Theory. The study demonstrated the implementation of Special and inclusive Education for EPAEE students, however, the effectiveness of Special Education measures is still under construction in the real world and still far from what is desired.
Palavras-chave: políticas públicas
inclusão escolar
ensino superior
educação especial
educação inclusiva
public policies
school inclusion
higher education
special education
inclusive education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Doutorado em Educação
Programa: Doutorado em Educação
Citação: VAZ, Wanderson Lago. Direito dos estudantes da educação especial e da educação inclusiva no ensino superior. 2025. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1688
Data de defesa: 10-Abr-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wanderson Lago Vaz.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.