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http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1690
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento de competências socioemocionais: formação de professores para a implementação e avaliação de uma intervenção com estudantes do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Development of socio-emotional skills: teacher training for the implementation and evaluation of an intervention with elementary school students |
Autor: | OLIVEIRA, Mariana Tudisco de ![]() |
Primeiro orientador: | Murgo, Camélia Santina |
Primeiro membro da banca: | Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Maria Letícia Marcondes Coelho de |
Resumo: | As pesquisas na área da educação vêm a cada dia mais evidenciando que problemas de comportamentos e de convívio social no ambiente escolar têm aumentado e interferido na rotina escolar e até mesmo nos índices de desempenho acadêmico. Considerando as novas proposições da BNCC e as competências socioemocionais como as competências para o século XXI e o número reduzido de estudos que contemplem propostas e programas de intervenção com crianças no contexto brasileiro, esta pesquisa tem por objetivo identificar conteúdos teóricos presentes em bases de dados, conhecer o repertório de professores que atuam no ensino fundamental e organizar uma proposta interventiva para o contexto escolar. Para tanto, foi delineada uma estrutura de três estudos. No primeiro, foi realizada uma revisão de escopo cujo objetivo foi identificar na literatura disponível em base de dados pesquisas sobre competências socioemocionais (CSE) e crianças no contexto brasileiro. Por meio do protocolo PRISMA – ScR foram elaborados os critérios de inclusão e exclusão de publicações na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Scientific Eletronic Library Online (SciELO); Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (Ibict Oasisbr) e Portal de Periódicos da CAPES. As oito publicações selecionadas tratam de conteúdos referentes às competências socioemocionais, as habilidades sociais e emocionais formadoras destas competências e a relação com o desenvolvimento infantil, suas implicações e contribuições. Em conjunto, os estudos destacam a importância de ações que contribuam para o desenvolvimento de competências socioemocionais no contexto escolar, considerando esta como relevante para o desenvolvimento humano em sua integralidade. O segundo estudo implicou em conhecer o que pensam professores acerca da temática das competências socioemocionais. Participaram da pesquisa 20 professores do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), sendo 90% do sexo feminino (N=18) e 10% do sexo masculino (N=2) que atuam numa mesma escola de um município de pequeno porte do interior do estado de São Paulo. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário híbrido configurado com perguntas fechadas e abertas. Os resultados obtidos revelaram que os professores reconhecem a importância das CSE para o desenvolvimento da criança e mostram-se dispostos para participação em atividades formativas uma vez que no tocante a temática das competências socioemocionais. O terceiro estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de formação de professores para um programa de intervenção para o desenvolvimento de CSE em sala de aula com crianças do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. A proposta abrange oito encontros e cada encontro um tema das CSE a ser desenvolvido através de estratégias aplicadas pelos professores em sala de aula. O artigo resume a proposta de intervenção baseada em evidências de outros programas nacionais relacionados a CSE que revelam resultados positivos a partir do que já foi aplicado. |
Abstract: | The study is linked to research line 2: Training and action of the teaching professional and educational practices and to the research group: Construction of subjectivity processes in the school context, of the Unoeste Graduate Program. Research in the field of education is increasingly showing that problems of behavior and social interaction in the school environment have increased and interfered in school routine and even in academic performance indices. Considering the new propositions of the BNCC and the socio-emotional competences as competences for the 21st century and the reduced number of studies that contemplate proposals and intervention programs with children in the Brazilian context, this research aims to identify theoretical contents present in databases, to know the repertoire of teachers who work in elementary education and organize an intervention proposal for the school context. To this end, a structure of three studies was designed. In the first one, a scoping review was carried out whose objective was to identify research on socio-emotional skills (CSE) and children in the Brazilian context in the available literature. Through the PRISMA – ScR protocol, the inclusion and exclusion criteria for publications in the Virtual Health Library (VHL) were elaborated; Scientific Electronic Library Online (SciELO); Brazilian Institute of Information in Science and Technology (Ibict Oasisbr) and CAPES Periodicals Portal. The eight selected publications deal with content related to socio-emotional skills, the social and emotional skills that form these skills and the relationship with child development, its implications and contributions. Together, the studies highlight the importance of actions that contribute to the development of socio-emotional skills in the school context, considering this as relevant for human development in its entirety. The second study involved finding out what teachers think about the issue of socio-emotional skills. Twenty elementary school teachers (1st to 5th grade) participated in the research, 90% female (N=18) and 10% male (N=2) who work in the same school in a small town. in the interior of the state of São Paulo. A hybrid questionnaire configured with closed and open questions was used as a data collection instrument. The results obtained revealed that teachers recognize the importance of CSE for the child's development and are willing to participate in training activities, considering the issue of socio-emotional skills. The third study aims to present a proposal for teacher training for the application of an intervention program for the development of CSE in the classroom with children from the 1st to the 5th year of Elementary School. The proposal covers eight meetings and each meeting has a CSE theme to be developed through strategies applied by teachers in the classroom. The article summarizes the evidence-based intervention proposal from other national programs related to CSE that show positive results. |
Palavras-chave: | competências socioemocionais formação de professores intervenção ensino fundamental socio-emotional skills teacher training intervention elementary School |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Mariana Tudisco de. Desenvolvimento de competências socioemocionais: formação de professores para a implementação e avaliação de uma intervenção com estudantes do ensino fundamental. 2022. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1690 |
Data de defesa: | 17-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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