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http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1691
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | CEREJA, Guilherme Bellonci | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9321095062989922 | por |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Sidinei de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7073152836015033 | por |
dc.contributor.referee1 | Fürkotter, Monica | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6825695450465603 | por |
dc.contributor.referee2 | Albuquerque, Denise Ivana de Paula | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0486007959574800 | por |
dc.date.accessioned | 2025-06-23T18:12:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-29 | - |
dc.identifier.citation | CEREJA, Guilherme Bellonci. Jogos eletrônicos na educação física escolar: uma análise bibliográfica e documental. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1691 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, e está vinculada à linha de pesquisa “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas” e, ao grupo de pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias”. A proposta, foi demonstrar que é possível e importante utilizar jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar, considerando os estilos de aprendizagem e as inteligências múltiplas do estudante. Entende-se que as tecnologias estão cada vez mais presentes na sociedade, consequentemente, a escola também se torna espaço, no qual os estudantes interagem por meio de celulares, tablets, entre outros dispositivos. Diante dessa nova conjectura social, os professores interagem com os nativos digitais, os quais possuem maior facilidade para lidar com as tecnologias. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar as relações que se estabelecem entre a Educação Física escolar e os jogos eletrônicos, descrevendo diretrizes e indicadores para sua utilização no contexto pedagógico, a partir de uma revisão sistemática de literatura. Este estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido por meio de uma metodologia pautada na análise bibliográfica e documental, a partir de uma revisão sistemática de literatura e utilização da Análise Textual Discursiva (ATD) para análise dos dados. Para tanto, foi realizada uma identificação da concepção atribuída aos jogos eletrônicos nos diferentes documentos curriculares que norteiam a educação básica do estado de São Paulo, a saber, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Currículo do Estado de São Paulo (2008-2018), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Paulista de 2019. Os resultados apontam que a partir das análises dos artigos encontrados nas buscas com descritores combinados, e dos documentos norteadores da educação, não há muitas menções aos indicadores dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física. O trabalho também traz a descrição de diretrizes e indicadores de utilização de jogos eletrônicos, a partir da análise de produções acerca desse tema no âmbito da Educação Física escolar, e considerando os estilos de aprendizagem e as inteligências múltiplas dos alunos. Espera-se com este trabalho que possa contribuir com outros profissionais de educação física escolar, e com todos aqueles que querem utilizar jogos eletrônicos em sala de aula. | por |
dc.description.abstract | This dissertation was developed in the Master’s Program in Education at Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, it is linked to the research line “Training and action of the teaching professional and educational practices” and, to the research group “Group of Studies and Research in Education, Curriculum and Technologies”. The purpose of this work is to show that it is possible and important to use electronic games in physical education classes, considering the student's learning styles and multiple intelligences. It is understood that technologies are increasingly present in society, consequently, the school also becomes a space where students interact through cell phones, tablets, among other devices. Faced with this new social conjecture, teachers interact with digital natives, who find it easier to deal with technologies. Thus, the objective of this work is to analyze the relationships established between Physical Education at school and electronic games, describing guidelines and indicators for their use in the pedagogical context, based on a systematic literature review. This qualitative study was developed using a methodology based on bibliographic and documental analysis, based on a systematic literature review and the use of Discursive Textual Analysis (DTA) for data analysis. To this end, the design attributed to electronic games was identified in the different curriculum documents that guide basic education in the state of São Paulo, namely, National Curriculum Parameters (PCNs), São Paulo State Curriculum (2008-2018), National Common Curricular Base (BNCC) and 2019 Paulista Curriculum. The work also describes guidelines and indicators for the use of electronic games, based on the analysis of productions on this topic within the scope of school physical education, and considering the styles of learning and the multiple intelligences of students. It is hoped that this work can contribute to other school physical education professionals and to all those who want to use electronic games in the classroom. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2025-06-23T18:12:18Z No. of bitstreams: 1 Guilherme Bellonci Cereja.pdf: 4163186 bytes, checksum: 87ad09d7e3aef51f508d3b24a35eba82 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-23T18:12:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guilherme Bellonci Cereja.pdf: 4163186 bytes, checksum: 87ad09d7e3aef51f508d3b24a35eba82 (MD5) Previous issue date: 2022-09-29 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/5982/Guilherme%20Bellonci%20Cereja.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Oeste Paulista | por |
dc.publisher.department | Mestrado em Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNOESTE | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | jogos eletrônicos | por |
dc.subject | educação física | por |
dc.subject | indicadores | por |
dc.subject | estilos de aprendizagem | por |
dc.subject | iInteligências múltiplas | por |
dc.subject | electronic games | eng |
dc.subject | PE | eng |
dc.subject | indicators | eng |
dc.subject | learning styles | eng |
dc.subject | multiple intelligences | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Jogos eletrônicos na educação física escolar: uma análise bibliográfica e documental | por |
dc.title.alternative | Eletronic games in physical education: a bibliographic and documentary analysis | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Guilherme Bellonci Cereja.pdf | 4,07 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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