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dc.creatorCOSTA, Nerriê Lelli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5064915854448263por
dc.contributor.advisor1Sousa, Sidinei de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7073152836015033por
dc.contributor.referee1Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584por
dc.contributor.referee2Cazañas, Eduardo Fuzetto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6268742851045024por
dc.date.accessioned2025-08-19T18:26:46Z-
dc.date.issued2025-03-26-
dc.identifier.citationCOSTA, Nerriê Lelli. Investigação do processo de implementação do currículo integrado baseado em PBL em um curso de enfermagem. 2025. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1707-
dc.description.resumoOs métodos tradicionais de ensino, predominantemente centrados no professor, têm demonstrado limitações na formação crítica e ativa dos alunos, especialmente em cursos da área da saúde. Nesse contexto, a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning – PBL) surge como uma alternativa inovadora, ao promover a construção do conhecimento de forma integrada, valorizar o aprendizado ativo e estimular a resolução de problemas contextualizados. Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa 2 – Processos Formativos e Práticas Educativas – do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e investiga a implementação do currículo integrado baseado em PBL em um curso de Enfermagem de uma instituição privada. O objetivo do estudo é analisar os desafios, impactos e estratégias adotadas na implementação do PBL, considerando as perspectivas de tutores, coordenadores e Núcleo Docente Estruturante (NDE). Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa, com pesquisa do tipo estudo de caso, utilizando análise documental e entrevistas semiestruturadas. Inicialmente, realizou-se um levantamento teórico sobre o PBL e sua aplicabilidade na formação em Enfermagem. A pesquisa empírica contemplou a observação da implementação do PBL, a coleta de dados junto ao NDE e a análise das percepções de professores sobre a metodologia. Os resultados indicam que o PBL favorece o desenvolvimento do raciocínio clínico, a autonomia do estudante e a aprendizagem colaborativa, alinhando-se às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Enfermagem. No entanto, foram identificados desafios como a resistência inicial dos docentes à mudança metodológica, a necessidade de capacitação contínua e a adequação dos instrumentos avaliativos para medir efetivamente o desempenho dos alunos. Além disso, os dados apontam que, apesar da aceitação positiva do PBL, alguns alunos ainda demonstram dificuldades em lidar com a autonomia exigida pela metodologia, o que ressalta a importância do acompanhamento docente na transição para esse modelo de ensino. A pesquisa contribui para o aprimoramento das práticas pedagógicas na formação em Enfermagem e oferece subsídios para futuras reformulações curriculares em cursos que adotam metodologias ativas. A implementação do PBL mostrou-se eficaz na promoção da aprendizagem significativa, na integração entre teoria e prática e no desenvolvimento de competências essenciais para o exercício profissional do enfermeiro, como a tomada de decisão, o pensamento crítico e a resolução de problemas.por
dc.description.abstractTraditional teaching methods, predominantly instructor-centered and instructional-based, have shown limitations in fostering critical and active student learning, particularly in health education programs. In this context, Problem-Based Learning (PBL) emerges as an innovative alternative by promoting knowledge construction in an integrated manner, valuing active learning, and encouraging contextualized problem-solving. This study is linked to Research Line 2 – Formative Processes and Educational Practices – of the Graduate Program in Education at Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) and investigates the implementation process of an integrated curriculum based on PBL in a Nursing program at a private institution. The objective of this study is to analyze the challenges, impacts, and strategies adopted during the implementation of PBL, considering the perspectives of tutors, coordinators, and the Structuring Teaching Core (NDE). To achieve this, a qualitative case study approach was adopted, employing document analysis and semi-structured interviews. Initially, a theoretical review was conducted on PBL and its applicability in Nursing education. The empirical research included the observation of PBL implementation, data collection from the NDE, and the analysis of faculty perceptions regarding the methodology. The findings indicate that PBL enhances clinical reasoning development, student autonomy, and collaborative learning, aligning with the National Curriculum Guidelines for Nursing Education. However, challenges such as initial faculty resistance to methodological change, the need for continuous professional development, and the adaptation of assessment tools to effectively measure student performance were identified. Additionally, despite the positive acceptance of PBL, some students still experience difficulties in managing the autonomy required by the methodology, underscoring the importance of faculty support in the transition to this teaching model. This research contributes to the improvement of pedagogical practices in Nursing education and provides insights for future curriculum reforms in programs that adopt active learning methodologies. The implementation of PBL has proven effective in fostering meaningful learning, integrating theory and practice, and developing essential competencies for professional nursing practice, such as decision-making, critical thinking, and problem-solving skills.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2025-08-19T18:26:46Z No. of bitstreams: 1 Nerriê Lelli Costa.pdf: 415195 bytes, checksum: 613cbd2fd1d1a778fbb525e4329c9432 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-19T18:26:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nerriê Lelli Costa.pdf: 415195 bytes, checksum: 613cbd2fd1d1a778fbb525e4329c9432 (MD5) Previous issue date: 2025-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/6037/Nerri%c3%aa%20Lelli%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaprendizagem baseada em problemaspor
dc.subjectcurrículo integradopor
dc.subjectensino de enfermagempor
dc.subjectformação docentepor
dc.subjectmetodologias ativaspor
dc.subjectproblem-based learningeng
dc.subjectintegrated curriculumeng
dc.subjectnursing educationeng
dc.subjectteacher trainingeng
dc.subjectactive learning methodologieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInvestigação do processo de implementação do currículo integrado baseado em PBL em um curso de enfermagempor
dc.title.alternativeInvestigating the implementation process of an integrated curriculum based on problem-based learning in a nursing undergraduate programeng
dc.typeDissertaçãopor
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