Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1709
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O papel da coordenação pedagógica nas escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza na geração de processos formativos emancipatórios |
Título(s) alternativo(s): | Challenges of the common national curriculum for secondary education: perceptions and perspectives of teachers and administrators on Marajó Island |
Autor: | BIGOLI, Patrícia dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Manfré, Ademir Henrique |
Primeiro membro da banca: | Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini |
Segundo membro da banca: | Silva, Divino José da |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado está situada junto à linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade do PPGE da Universidade do Oeste Paulista - Unoeste e tem como tema o papel da coordenação pedagógica nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS). A problemática centra-se em investigar qual o papel da coordenação pedagógica na geração de processos formativos emancipatórios em uma instituição de ensino de nível médio técnico. Metodologicamente, optou-se pela investigação qualitativa na qual aplicamos questionários semiestruturados com 22 coordenadores pedagógicos de 22 unidades de ensino localizadas na região de Marília e de Presidente Prudente/SP, além de pesquisas bibliográficas e documentais que visaram estudar o papel da coordenação pedagógica na mencionada instituição. Teoricamente, pautou-se pela análise crítica frankfurtiana investigando o conceito de educação para a emancipação. Como resultados, o estudo evidenciou que o papel da coordenação pedagógica nas Etecs é fundamental para promover a educação que vai além da mera preparação técnica, integrando o desenvolvimento da consciência crítica e da autonomia entre os estudantes e professores. A análise das respostas dos coordenadores pedagógicos indicou que estratégias de reflexão crítica são usadas como formas de desafiar a lógica instrumental. No entanto, também foram destacados desafios importantes, especialmente relacionados à falta de formação específica na área e à predominância da visão técnica para o mercado de trabalho que limita a implementação de práticas emancipatórias. Esses achados reforçam a necessidade de formação contínua que possibilite aos CPs a ampliação de sua atuação como mediadores de processos formativos comprometidos com a autonomia e a emancipação. |
Abstract: | This master's dissertation, part of the PPGE's research line on Public Policies in Education, Educational Processes, and Diversity at Unoeste, investigates the role of pedagogical coordination in generating emancipatory educational processes within a secondary-level technical education institution, specifically the State Technical Schools (Etecs) of Centro Paula Souza (CPS). The central research problem is to examine how pedagogical coordination generates such processes. Methodologically, a qualitative investigation was conducted through semi-structured questionnaires applied to 22 pedagogical coordinators from 22 teaching units located in the Marília and Presidente Prudente/SP regions. Additionally, bibliographic and documental research was carried out to analyze the role of pedagogical coordination. Theoretically, the study is based on the Frankfurt School's critical analysis, investigating the concept of education for emancipation. The results indicate that pedagogical coordination in Etecs plays a fundamental role in fostering education that goes beyond mere technical preparation. It integrates the development of critical consciousness and autonomy among students and teachers. The analysis of the pedagogical coordinators' responses revealed that strategies of critical reflection are employed as means to challenge instrumental rationality. However, significant challenges were also identified, particularly related to the lack of specific training in the field and the predominance of a technicist and market-oriented vision, which restricts the full implementation of emancipatory practices. These findings highlight the need for continuous training that enables pedagogical coordinators to expand their role as mediators of formative processes committed to autonomy and emancipation. |
Palavras-chave: | coordenação pedagógica processos formativos educação profissional tecnológica educação teoria crítica pedagogical coordination educational processes technical and vocational education education critical theory |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | BIGOLI, Patrícia dos Santos. O papel da coordenação pedagógica nas escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza na geração de processos formativos emancipatórios. 2025. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1709 |
Data de defesa: | 7-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patrícia dos Santos Bigoli.pdf | 4,7 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.