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http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1711
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem baseada em equipes aplicada ao componente curricular de medicina legal em um curso de medicina |
Título(s) alternativo(s): | Team-based learning applied to the curricular component of forensic medicine in a medical course |
Autor: | SILVA, Ana Keila Piva Mantovani ![]() |
Primeiro orientador: | Gitahy, Raquel Rosan Christino |
Primeiro membro da banca: | Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos |
Segundo membro da banca: | Terçariol, Adriana Aparecida de Lima |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no programa de mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na linha de pesquisa 2: Formação e ação do profissional docente e práticas educativas. O objetivo geral consistiu em analisar o processo de aplicação da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) na compreensão do conteúdo curricular de medicina legal, voltado para a aquisição de habilidades e competências na prática profissional do médico generalista. Este objetivo nasceu da seguinte pergunta de pesquisa: A metodologia ativa da aprendizagem baseada em equipes pode ser usada para a discussão e compreensão de temas em medicina legal, visando à construção de habilidades e competências necessárias ao médico generalista? A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa de investigação, do tipo pesquisa-ação, com a participação de 51 estudantes matriculados no 7⁰ termo do curso de medicina em uma Universidade particular do estado de São Paulo e a docente responsável pela condução do componente curricular. Os dados foram coletados por meio de questionários, observação das atividades e registro em diário de bordo, roda de conversa e a utilização de uma plataforma digital para a aplicação de metodologias ativas intitulada Be Active. Para análise, realizou-se uma leitura flutuante dos documentos e registros obtidos durante o processo, seguidos de triangulação, visando organizá-los com base em padrões, temas e tendências emergentes, interpretando-os à luz do referencial teórico. Os eixos temáticos resultantes deste movimento se constituíram em: aprendizagem em equipe (colaborativa); aprendizagem conceitual e aplicação de conceitos na resolução de problemas e impressão discente a partir da vivência experimentada. Os principais resultados demonstraram uma maioria de alunos com até 25 anos e primeira graduação em nível superior, com predominância da técnica tradicional de ensino até o ingresso na instituição. Quando da aplicação das etapas da metodologia ativa, nas fases do teste individual e em equipes, notou-se nítido incremento de desempenho nesta última, denotando a importância do trabalho colaborativo e seus reflexos na aprendizagem. Verificou-se, ainda, ser ferramenta robusta para propiciar aquisição de habilidades técnicas e socioafetivas, desejáveis para a futura prática profissional do generalista frente aos dilemas de caráter médico-legal, e impressão discente considerada positiva pela maioria dos participantes, perante a proposta de intervenção. Concluiu-se, nesta investigação, que a ABE é factível e benéfica para uma aprendizagem mais sensível e contextualizada, merecendo destaque nas práticas e cursos de formação docente, como alternativa ao ensino tradicional expositivo neste componente curricular. |
Abstract: | The present dissertation was developed in the master's program in Education of the University of Western Paulista (Unoeste), in the research line 2: Training and Action of the Teaching Professional and Educational Practices. The general objective was to analyze the process of application of the active methodology of Team-Based Learning (EBA) in the understanding of the curricular content of forensic medicine, aimed at the acquisition of skills and competencies in the professional practice of general practitioners. This objective was born from the following research question: Can the active methodology of team-based learning be used for the discussion and understanding of topics in forensic medicine, aiming at the construction of skills and competencies necessary for general practitioners? The methodology was based on a qualitative research approach, of the action research type, with the participation of 51 students enrolled in the 7th term of the medical course at a private university in the state of São Paulo and the professor responsible for conducting the curricular component. Data were collected through questionnaires, observation of activities and registration in a logbook, conversation circle and the use of a digital platform for the application of active methodologies entitled Be Active. For analysis, a floating reading of the documents and records obtained during the process was carried out, followed by triangulation, aiming to organize them based on patterns, themes and emerging trends, interpreting them in the light of the theoretical framework. The thematic axes resulting from this movement were constituted as: team learning (collaborative); conceptual learning and application of concepts in problem solving, and student impression based on the experience. The main results showed a majority of students up to 25 years old and first graduation at the higher level, with a predominance of the traditional teaching technique until entering the institution. When the stages of the active methodology were applied, in the phases of individual and team testing, a clear increase in performance was noted in the latter, denoting the importance of collaborative work and its reflections on learning. It was also found to be a robust tool to provide the acquisition of technical and socio-affective skills, desirable for the future professional practice of the generalist in the face of medical-legal dilemmas, and the student impression considered positive by the majority of the participants, in view of the intervention proposal. It was concluded, in this investigation, that ABE is feasible and beneficial for a more sensitive and contextualized learning, deserving emphasis in teacher training practices and courses, as an alternative to traditional expository teaching in this curricular component. |
Palavras-chave: | metodologia ativa aprendizagem baseada em equipes ensino médico medicina legal active methodology team-based learning medical education forensic medicine |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Mestrado em Educação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | SILVA, Ana Keila Piva Mantovani. Aprendizagem baseada em equipes aplicada ao componente curricular de medicina legal em um curso de medicina. 2025. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1711 |
Data de defesa: | 24-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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