| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1726| Tipo do documento: | Tese |
| Título: | Colaborações do programa residência pedagógica na prática de professores por meio de metodologias ativas |
| Título(s) alternativo(s): | Collaborations of the Pedagogical Residency Program in Teacher Practice through Active Methodologies |
| Autor: | SILVA, Thays Cristina Ricci ![]() |
| Primeiro orientador: | Sousa, Sidinei de Oliveira |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos |
| Segundo membro da banca: | Gitahy, Raquel Rosan Christino |
| Terceiro membro da banca: | Terçariol, Adriana Aparecida de Lima |
| Quarto membro da banca: | Schlünzen Júnior, Klaus |
| Resumo: | Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas” do Programa de Doutorado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Olhando de frente os obstáculos existentes nos cursos de formação de professores, definiu-se a pergunta da pesquisa: Quais são as colaborações do programa Residência Pedagógica na prática de professores por meio de metodologias ativas? O objetivo geral deste estudo foi demonstrar as colaborações do programa Residência Pedagógica na prática de professores, do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior Privada, na região de Presidente Prudente, por meio de metodologias ativas. Ficou evidente que a relação entre os preceptores, residentes, Coordenadores Institucionais, Instituição de Ensino Superior e as escolas campo, participantes do Programa Residência Pedagógica, colaboram com a consolidação de uma ampla rede que articula distintos espaços institucionais de formação educacional, impactando positivamente a prática docente dos professores provindos do Programa RP, por meio de metodologias ativas, vivenciadas durante o curso de Pedagogia. A articulação proporcionou uma formação mais autônoma e reflexiva, quanto à prática docente do residente. A fundamentação teórica foi dirigida pelas discussões sobre o programa RP e suas colaborações na prática docente por meio de metodologias ativas, embasando-se em estudos de Nóvoa, Arroyo, Gatti, Shulman, Moran, Libâneo e Morin. A metodologia foi qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com vinte e quatro estudantes residentes e três professores preceptores vinculados ao RP de uma Faculdade da região do Pontal do Paranapanema. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a) questionários; b) roteiros de entrevista semiestruturada; c) narrativas; d) pesquisa documental; e e) observação. A análise de dados qualitativos foi orientada pela análise de conteúdo, confrontando-os com a fundamentação teórica, chegando-se a conclusão de que os resultados encontrados neste estudo revelam a importância e as colaborações do programa Residência Pedagógica na prática docente, por meio de metodologias ativas. Ademais, a intervenção com vistas a mudanças e inovação para produzir avanços e melhoria nos processos de formação de professores fofundamental para revelar os tesouros da pesquisa, a saber, a organização, realização e avaliação de cursos de formação de professores, estruturada pelos próprios residentes, promovendo a interação entre os pares, e a apropriação da prática docente, por meio de metodologias ativas de aprendizagem, fomentada pelo Programa Residência Pedagógica. Enfim, justificamos a relevância do estudo desta pesquisa, em relação à importância da manutenção e aprimoramento do Programa Residência Pedagógica, assim como lançamento de novos programas de fomento à formação de professores, com ênfase na prática, do empoderamento do professor contemporâneo que utiliza de metodologias ativas na sua atuação, desde a formação inicial e da valorização e a retomada do sonho de ser professor. |
| Abstract: | This research is linked to the research line “Training and action of teaching professionals and educational practices” of the Doctoral Program in Education at the Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Looking at the obstacles that exist in teacher training courses, the research question was defined: What are the contributions of the Pedagogical Residency program in the practice of teachers through active methodologies? The general objective of this study was to demonstrate the collaborations of the Pedagogical Residency program in the practice of teachers, of the Degree Course in Pedagogy at a Private Higher Education Institution, in the region of Presidente Prudente, through active methodologies. It was evident that the relationship between preceptors, residents, Institutional Coordinators, Higher Education Institution and rural schools, participants in the Pedagogical Residency Program, collaborate with the consolidation of a broad network that articulates different institutional spaces of educational training, positively impacting the practice teaching of teachers from the RP Program, through active methodologies, experienced during the Pedagogy course. The articulation provided more autonomous and reflective training regarding the resident's teaching practice. The theoretical foundation was guided by discussions about the RP program and its impacts on teaching practice through active methodologies, based on studies by Nóvoa, Arroyo, Gatti, Shulman, Moran, Libâneo and Morin. The methodology was qualitative, of the action research type, with twenty-four resident students and three preceptor teachers linked to the RP of a Faculty in the Pontal do Paranapanema region. The data collection instruments used were: a) questionnaires; b) semi-structured interview scripts; c) narratives; d) documentary research; and e) observation. The analysis of qualitative data was guided by content analysis, comparing them with the theoretical foundation, reaching the conclusion that the results found in this study reveal the importance and positive impacts of the Pedagogical Residency program in teaching practice, through active methodologies. Furthermore, intervention aimed at changes and innovation to produce advances and improvements in teacher training processes was fundamental in revealing the treasures of research, namely, the organization, implementation and evaluation of teacher training courses, structured by the residents themselves. , promoting interaction between peers, and the appropriation of teaching practice, through active learning methodologies, encouraged by the Pedagogical Residency Program. Finally, we justify the relevance of the study of this research, in relation to the importance of maintaining and improving the Pedagogical Residency Program, as well as launching new programs to promote teacher training, with an emphasis on practice, the empowerment of contemporary teachers who use methodologies active in their work, from initial training and appreciation and resumption of the dream of being a teacher. |
| Palavras-chave: | prática docente metodologias ativas residência pedagógica curso de pedagogia formação de professores teaching practice active methodologies pedagogical residency pedagogy course teacher training |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
| Sigla da instituição: | UNOESTE |
| Departamento: | Doutorado em Educação |
| Programa: | Doutorado em Educação |
| Citação: | SILVA, Thays Cristina Ricci. Colaborações do programa residência pedagógica na prática de professores por meio de metodologias ativas. 2024.170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1726 |
| Data de defesa: | 27-Mar-2024 |
| Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Thays Cristina Ricci Silva.pdf | 7,07 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.


