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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Thays Cristina Ricci-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9620986097745752por
dc.contributor.advisor1Sousa, Sidinei de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7073152836015033por
dc.contributor.referee1Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584por
dc.contributor.referee2Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746por
dc.contributor.referee3Terçariol, Adriana Aparecida de Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2550466423628629por
dc.contributor.referee4Schlünzen Júnior, Klaus-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1845236241293068por
dc.date.accessioned2025-10-24T13:10:31Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationSILVA, Thays Cristina Ricci. Colaborações do programa residência pedagógica na prática de professores por meio de metodologias ativas. 2024.170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1726-
dc.description.resumoEsta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas” do Programa de Doutorado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Olhando de frente os obstáculos existentes nos cursos de formação de professores, definiu-se a pergunta da pesquisa: Quais são as colaborações do programa Residência Pedagógica na prática de professores por meio de metodologias ativas? O objetivo geral deste estudo foi demonstrar as colaborações do programa Residência Pedagógica na prática de professores, do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior Privada, na região de Presidente Prudente, por meio de metodologias ativas. Ficou evidente que a relação entre os preceptores, residentes, Coordenadores Institucionais, Instituição de Ensino Superior e as escolas campo, participantes do Programa Residência Pedagógica, colaboram com a consolidação de uma ampla rede que articula distintos espaços institucionais de formação educacional, impactando positivamente a prática docente dos professores provindos do Programa RP, por meio de metodologias ativas, vivenciadas durante o curso de Pedagogia. A articulação proporcionou uma formação mais autônoma e reflexiva, quanto à prática docente do residente. A fundamentação teórica foi dirigida pelas discussões sobre o programa RP e suas colaborações na prática docente por meio de metodologias ativas, embasando-se em estudos de Nóvoa, Arroyo, Gatti, Shulman, Moran, Libâneo e Morin. A metodologia foi qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com vinte e quatro estudantes residentes e três professores preceptores vinculados ao RP de uma Faculdade da região do Pontal do Paranapanema. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a) questionários; b) roteiros de entrevista semiestruturada; c) narrativas; d) pesquisa documental; e e) observação. A análise de dados qualitativos foi orientada pela análise de conteúdo, confrontando-os com a fundamentação teórica, chegando-se a conclusão de que os resultados encontrados neste estudo revelam a importância e as colaborações do programa Residência Pedagógica na prática docente, por meio de metodologias ativas. Ademais, a intervenção com vistas a mudanças e inovação para produzir avanços e melhoria nos processos de formação de professores fofundamental para revelar os tesouros da pesquisa, a saber, a organização, realização e avaliação de cursos de formação de professores, estruturada pelos próprios residentes, promovendo a interação entre os pares, e a apropriação da prática docente, por meio de metodologias ativas de aprendizagem, fomentada pelo Programa Residência Pedagógica. Enfim, justificamos a relevância do estudo desta pesquisa, em relação à importância da manutenção e aprimoramento do Programa Residência Pedagógica, assim como lançamento de novos programas de fomento à formação de professores, com ênfase na prática, do empoderamento do professor contemporâneo que utiliza de metodologias ativas na sua atuação, desde a formação inicial e da valorização e a retomada do sonho de ser professor.por
dc.description.abstractThis research is linked to the research line “Training and action of teaching professionals and educational practices” of the Doctoral Program in Education at the Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Looking at the obstacles that exist in teacher training courses, the research question was defined: What are the contributions of the Pedagogical Residency program in the practice of teachers through active methodologies? The general objective of this study was to demonstrate the collaborations of the Pedagogical Residency program in the practice of teachers, of the Degree Course in Pedagogy at a Private Higher Education Institution, in the region of Presidente Prudente, through active methodologies. It was evident that the relationship between preceptors, residents, Institutional Coordinators, Higher Education Institution and rural schools, participants in the Pedagogical Residency Program, collaborate with the consolidation of a broad network that articulates different institutional spaces of educational training, positively impacting the practice teaching of teachers from the RP Program, through active methodologies, experienced during the Pedagogy course. The articulation provided more autonomous and reflective training regarding the resident's teaching practice. The theoretical foundation was guided by discussions about the RP program and its impacts on teaching practice through active methodologies, based on studies by Nóvoa, Arroyo, Gatti, Shulman, Moran, Libâneo and Morin. The methodology was qualitative, of the action research type, with twenty-four resident students and three preceptor teachers linked to the RP of a Faculty in the Pontal do Paranapanema region. The data collection instruments used were: a) questionnaires; b) semi-structured interview scripts; c) narratives; d) documentary research; and e) observation. The analysis of qualitative data was guided by content analysis, comparing them with the theoretical foundation, reaching the conclusion that the results found in this study reveal the importance and positive impacts of the Pedagogical Residency program in teaching practice, through active methodologies. Furthermore, intervention aimed at changes and innovation to produce advances and improvements in teacher training processes was fundamental in revealing the treasures of research, namely, the organization, implementation and evaluation of teacher training courses, structured by the residents themselves. , promoting interaction between peers, and the appropriation of teaching practice, through active learning methodologies, encouraged by the Pedagogical Residency Program. Finally, we justify the relevance of the study of this research, in relation to the importance of maintaining and improving the Pedagogical Residency Program, as well as launching new programs to promote teacher training, with an emphasis on practice, the empowerment of contemporary teachers who use methodologies active in their work, from initial training and appreciation and resumption of the dream of being a teacher.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2025-10-24T13:10:31Z No. of bitstreams: 1 Thays Cristina Ricci Silva.pdf: 7242284 bytes, checksum: 1003176afb529b04f8067947090d0ec8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-24T13:10:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thays Cristina Ricci Silva.pdf: 7242284 bytes, checksum: 1003176afb529b04f8067947090d0ec8 (MD5) Previous issue date: 2024-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/6111/Thays%20Cristina%20Ricci%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentDoutorado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprática docentepor
dc.subjectmetodologias ativaspor
dc.subjectresidência pedagógicapor
dc.subjectcurso de pedagogiapor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectteaching practiceeng
dc.subjectactive methodologieseng
dc.subjectpedagogical residencyeng
dc.subjectpedagogy courseeng
dc.subjectteacher trainingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleColaborações do programa residência pedagógica na prática de professores por meio de metodologias ativaspor
dc.title.alternativeCollaborations of the Pedagogical Residency Program in Teacher Practice through Active Methodologieseng
dc.typeTesepor
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