| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1727| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Política de formação continuada de professores na educação infantil em três municípios paranaense |
| Título(s) alternativo(s): | Continuing education policy for early childhood education teachers in three municipalities in Paran |
| Autor: | VESSONI, Tânia Regina Mariano ![]() |
| Primeiro orientador: | Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos |
| Segundo membro da banca: | Francisco, Marcos Vinícius |
| Resumo: | Esta pesquisa, vinculada a aréa de Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade, tematiza a formação continuada de professores da Educação Infantil e tem como objetivo analisar as políticas públicas de formação continuada de professores em três municípios do interior do estado do Paraná. Fundamentado nos presupostos da Teoria Histórico-Cultural, por meio da revisão bibliográfica e da análise documental efetivamos a pesquisa. Para a escolha dos municípios estudados estabelecemos como critérios: i) fazer parte da mesorregião de Paranavaí-PR; ii) oferecer formação continuada aos professores da Educação Infantil; iii) contemplar em seu projeto pedagógico a formação continuada de professores; e iv) ter disponível o projeto político-pedagógico acessível em domínio público. Os dados coletados em sites das prefeituras foram analisados a luz da teoria adotada e temos como resultados: a formação continuada em serviço é vista como um espaço de reflexão e aprimoramento da prática pedagógica, permitindo aos professores articular os conhecimentos teóricos com a realidade da sala de aula; as políticas públicas para a Educação Infantil nos três municípios perpassa por momentos de implementações da Política de Educação Integral em Tempo Integral; a gestão da oferta e investimentos na formação continuada em serviço para professores da Educação Infantil pode contribuir para o avanço da prática pedagógica. |
| Abstract: | This research, linked to the area of Public Policies in Education, Educational Practices and Diversity, addresses the continuing education of Early Childhood Education teachers and aims to analyze public policies for continuing education of teachers in three municipalities in the interior of the state of Paraná. Based on the assumptions of Historical-Cultural Theory, through bibliographical review and documentary analysis, we carried out the research. In order to choose the municipalities studied, we established the following criteria: i) being part of the mesoregion of Paranavaí-PR; ii) offering continuing education to Early Childhood Education teachers; iii) contemplating the continuing education of teachers in their pedagogical project; and iv) having the political-pedagogical project available in the public domain. The data collected from the city hall websites were analyzed in light of the adopted theory, and the following results were obtained: continuing education in service is seen as a space for reflection and improvement of pedagogical practice, allowing teachers to articulate theoretical knowledge with the reality of the classroom; public policies for Early Childhood Education in the three municipalities go through moments of implementation of the Full-Time Comprehensive Education Policy; the management of the supply and investments in continuing education in service for Early Childhood Education teachers can contribute to the advancement of pedagogical practice. |
| Palavras-chave: | formação continuada de professores políticas públicas educação infantil teoria histórico-cultura continuing education for teachers public policies early childhood education historical-cultural theory |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
| Sigla da instituição: | UNOESTE |
| Departamento: | Mestrado em Educação |
| Programa: | Mestrado em Educação |
| Citação: | VESSONI, Tânia Regina Mariano. Política de formação continuada de professores na educação infantil em três municípios paranaense. 2025. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1727 |
| Data de defesa: | 7-Mar-2025 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tânia Regina Mariano Vessoni.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.


