Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVESSONI, Tânia Regina Mariano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4195531124319327por
dc.contributor.advisor1Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7340016437698240por
dc.contributor.referee1Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584por
dc.contributor.referee2Francisco, Marcos Vinícius-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996858773030239por
dc.date.accessioned2025-10-24T14:26:46Z-
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.citationVESSONI, Tânia Regina Mariano. Política de formação continuada de professores na educação infantil em três municípios paranaense. 2025. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1727-
dc.description.resumoEsta pesquisa, vinculada a aréa de Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade, tematiza a formação continuada de professores da Educação Infantil e tem como objetivo analisar as políticas públicas de formação continuada de professores em três municípios do interior do estado do Paraná. Fundamentado nos presupostos da Teoria Histórico-Cultural, por meio da revisão bibliográfica e da análise documental efetivamos a pesquisa. Para a escolha dos municípios estudados estabelecemos como critérios: i) fazer parte da mesorregião de Paranavaí-PR; ii) oferecer formação continuada aos professores da Educação Infantil; iii) contemplar em seu projeto pedagógico a formação continuada de professores; e iv) ter disponível o projeto político-pedagógico acessível em domínio público. Os dados coletados em sites das prefeituras foram analisados a luz da teoria adotada e temos como resultados: a formação continuada em serviço é vista como um espaço de reflexão e aprimoramento da prática pedagógica, permitindo aos professores articular os conhecimentos teóricos com a realidade da sala de aula; as políticas públicas para a Educação Infantil nos três municípios perpassa por momentos de implementações da Política de Educação Integral em Tempo Integral; a gestão da oferta e investimentos na formação continuada em serviço para professores da Educação Infantil pode contribuir para o avanço da prática pedagógica.por
dc.description.abstractThis research, linked to the area of Public Policies in Education, Educational Practices and Diversity, addresses the continuing education of Early Childhood Education teachers and aims to analyze public policies for continuing education of teachers in three municipalities in the interior of the state of Paraná. Based on the assumptions of Historical-Cultural Theory, through bibliographical review and documentary analysis, we carried out the research. In order to choose the municipalities studied, we established the following criteria: i) being part of the mesoregion of Paranavaí-PR; ii) offering continuing education to Early Childhood Education teachers; iii) contemplating the continuing education of teachers in their pedagogical project; and iv) having the political-pedagogical project available in the public domain. The data collected from the city hall websites were analyzed in light of the adopted theory, and the following results were obtained: continuing education in service is seen as a space for reflection and improvement of pedagogical practice, allowing teachers to articulate theoretical knowledge with the reality of the classroom; public policies for Early Childhood Education in the three municipalities go through moments of implementation of the Full-Time Comprehensive Education Policy; the management of the supply and investments in continuing education in service for Early Childhood Education teachers can contribute to the advancement of pedagogical practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2025-10-24T14:26:46Z No. of bitstreams: 1 Tânia Regina Mariano Vessoni.pdf: 1505155 bytes, checksum: 1291ffd929735fde184a3550a4035813 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-24T14:26:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tânia Regina Mariano Vessoni.pdf: 1505155 bytes, checksum: 1291ffd929735fde184a3550a4035813 (MD5) Previous issue date: 2025-03-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/6113/T%c3%a2nia%20Regina%20Mariano%20Vessoni.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação continuada de professorespor
dc.subjectpolíticas públicaspor
dc.subjecteducação infantilpor
dc.subjectteoria histórico-culturapor
dc.subjectcontinuing education for teacherseng
dc.subjectpublic policieseng
dc.subjectearly childhood educationeng
dc.subjecthistorical-cultural theoryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolítica de formação continuada de professores na educação infantil em três municípios paranaensepor
dc.title.alternativeContinuing education policy for early childhood education teachers in three municipalities in Paraneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tânia Regina Mariano Vessoni.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.