Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1728
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Francisco Miguel da Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0757220204613993por
dc.contributor.advisor1Fürkotter, Monica-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825695450465603por
dc.contributor.referee1Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7340016437698240por
dc.contributor.referee2Francisco, Marcos Vinícius-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996858773030239por
dc.contributor.referee3Shimazaki, Elsa Midori-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372609347074339por
dc.contributor.referee4Haje, Salomão Antonio Mufarrej-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723722364556016por
dc.date.accessioned2025-10-27T19:20:33Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Francisco Miguel da Silva de. Desafios da Base Nacional Comum Curricular do ensino médio: percepções e perspectivas de docentes e gestores(as) da Ilha de Marajó. 2025. 325 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1728-
dc.description.resumoEsta investigação está vinculada à Linha de Pesquisa “Formação e ação do profissional docente e práticas educativas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Grupo de Pesquisa "Contexto escolar e processo de ensino aprendizagem: ações e interações (CONTEPEEA), ambos da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Outrossim, tem vinculação com o projeto “A BNCC e as políticas Educacionais em Diferentes Estados Brasileiros: materialização nos currículos e intervenção formativa de gestores(as) escolares”, coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).Tem como objetivo analisar o processo de implementação e materialização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos itinerários formativos no processo de ensino e aprendizagem dos(as) alunos(as) do Ensino Médio na Ilha de Marajó, no estado do Pará. Tal análise foi primordial dadas as peculiaridades da região, especialmente, o movimento das marés, que impacta a economia e o dia-a-dia dos ribeirinhos-marajoaras. A etapa do Ensino Médio na BNCC foi homologada pelo Ministro da Educação em dezembro de 2018 e, em 2022, foi aprovado o Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPA) – Etapa Ensino Médio, com implementação prevista para os anos de 2022 a 2024. Constatamos a escassez de estudos científicos referentes ao tema proposto, o que justificou a originalidade e pertinência desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento de pesquisa exploratória. O levantamento de dados ocorreu por meio de análise documental e de pesquisa de campo utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas. O lócus da pesquisa foi uma escola de Ensino Médio, localizada na Ilha de Marajó, escolhida por ser a escola de EM com maior número de alunos(as) matriculados(as), do município marajoara com maior IDHM e que apresentou os menores índices de pessoas extremamente pobres e pobres. Os(As) colaboradores(as) foram nove gestores escolares (diretor(a), vice-diretor(a) e profissionais que atuam na área pedagógica) e 16 docentes que trabalham no lócus pesquisado. Os dados obtidos foram analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD) e na triangulação, a partir do referencial teórico adotado. A pesquisa revela desafios, impactos, potencialidades e fragilidades do processo de implementação e materialização da BNCC e dos itinerários formativos no contexto marajoara. Inferimos que houve falta de formação continuada, pois os(as) docentes e gestores(as) demonstraram insegurança em relação ao “Novo” EM. Constatamos que a infraestrutura da escola não oferecia condições para a implementação da nova proposta curricular e que não houve debates referentes a educação quilombola marajoara, a educação do campo voltada para os povos das águas e das florestas, as características geográficas e o movimento das marés, que influenciam a vivência dos povos locais e impactam o acesso e permanências dos(as) alunos(as) na escola. Assim, o documento tem características urbanas, ao se distanciar das especificidades geográficas, econômicas, políticas, sociais e culturais do contexto marajoara. Ocorreu um processo impositivo e antidemocrático, que nega a autonomia escolar e ignora as manifestações de viver que são próprias da Ilha de Marajó, influenciado por políticas neoliberais, com predomínio das exigências vinculadas a economia de mercado. Essas constatações podem contribuir para o fortalecimento de políticas públicas que compreendam as especificidades dos “ribeirinhos-marajoaras”.por
dc.description.abstractThis research is linked to the Research Line “Teacher Training and Professional Action in Educational Practices” of the Graduate Program in Education and the Research Group “School Context and the Teaching-Learning Process: Actions and Interactions”, both from the University of Western São Paulo. Furthermore, it is connected to the project “The BNCC and Educational Policies in Different Brazilian States: materialization in curricula and training interventions for School Administrators”, coordinated by the Study and Research Group: State, Educational Policies and Teacher Training, at the State University of Maringá. The objective is to analyze the process of implementation and materialization of the Common National Curriculum Base (BNCC) and the formative itineraries in the teaching and learning process of high school students in Marajó Island, in the state of Pará. This analysis is crucial given the peculiarities of the region, especially the tidal movements, which impact the economy and daily lives of the Marajó riverside communities. The BNCC high school stage was approved by the Minister of Education in December 2018, and in 2022, the State Curriculum Document of Pará – High School Stage was approved, with implementation scheduled from 2022 to 2024. We observed a lack of scientific studies on the proposed topic, which justifies the originality and relevance of this research. It is a qualitative study, with an exploratory research design. Data collection took place through documental analysis and field research used questionnaires and semi-structured interviews. The research locus was a high school located on Marajó Island, selected for being the school with the highest number of enrolled students in the Marajó municipality with the highest Municipal Human Development Index and the lowest rates of people extreme poverty and poverty. The participants included nine school administrators (principal, vice-principal and professionals working in the pedagogical area) and 16 teachers. The collected data were analyzed using Discursive Textual Analysis and triangulation. The research reveals challenges, impacts, potentialities, and weaknesses in the process of implementation and materialization of the BNCC and formative itineraries in the Marajó context. We inferred that there was a lack of continuous training, as teachers and administrators expressed insecurity regarding the “New” High School. We found that the school's infrastructure didn´t provide the necessary conditions for implementing the new curricular proposal and that there were no discussions on quilombola education, rural education focused on water and forest peoples, geographical characteristics, and tidal movements, which influence the lives of local peoples and impact students' access and permanence in school. Thus, the document has urban characteristics, distancing itself from the specificities of the Marajó context. An imposing and undemocratic process ocurred, which denies school autonomy and ignores the unique ways of life on Marajó Island, influenced by neoliberal policieswith a predominance of demands linked to the market economy. These findings can contribute to strengthening of public policies that consider the specificities of the Marajó riverside communities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Morais (rmorais@unoeste.br) on 2025-10-27T19:20:33Z No. of bitstreams: 1 Francisco Miguel da Silva de Oliveira.pdf: 19851272 bytes, checksum: 341a34779eb383362e4e61a69e106ac1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-27T19:20:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisco Miguel da Silva de Oliveira.pdf: 19851272 bytes, checksum: 341a34779eb383362e4e61a69e106ac1 (MD5) Previous issue date: 2025-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/6119/Francisco%20Miguel%20da%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentDoutorado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino médiopor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjecteducação ribeirinhapor
dc.subjectensino e aprendizagempor
dc.subjectitinerários formativospor
dc.subjecthigh schooleng
dc.subjectBNCCeng
dc.subjectriverside educationeng
dc.subjectteaching and learningeng
dc.subjecttraining itinerarieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDesafios da Base Nacional Comum Curricular do ensino médio: percepções e perspectivas de docentes e gestores(as) da Ilha de Marajópor
dc.title.alternativeChallenges of the common national curriculum for secondary education: perceptions and perspectives of teachers and administrators on Marajó Islandeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Miguel da Silva de Oliveira.pdf19,39 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.