Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/970
Tipo do documento: Dissertação
Título: Corpo, beleza e gênero em imagens e nas falas das crianças na Educação Infantil: Entre a linha e o desalinho
Título(s) alternativo(s): Body beauty and gender in image and in falas children in early childhood education : between the line and disarray
Autor: JOROSKY, Narda Helena 
Primeiro orientador: MOREIRA, Maria de Fátima Salum
Primeiro membro da banca: Xavier Filha, Constantina
Segundo membro da banca: TREVISAN, Zizi
Resumo: Esta dissertação de Mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNOESTE, apresenta a investigação sobre as concepções de corpo e beleza, e seus entrelaçamentos com as relações de gênero, conforme pronunciamentos e manifestações de meninos e meninas de quatro e cinco anos integrantes de uma Instituição de Educação Infantil no município de Ribeirão Claro - Paraná. Trago como objetivo geral: Identificar e analisar os mecanismos socioculturais relacionados ao gênero, em que se produzem as diferenças, hierarquizações e subordinações nas relações entre meninos e meninas. Dentre os objetivos específicos da presente pesquisa estão: Identificar as imagens corporais expressas em artefatos visuais presentes em materiais nos espaços educacionais vivenciados pelas crianças da Educação Infantil; Averiguar as falas sobre o corpo expressas pelas crianças e em que critérios e referências culturais se ancoram seus ideais para os atributos de beleza corporal de meninos e meninas; Investigar suas concepções de feminilidade e masculinidade, a partir da leitura que elas fazem das imagens do corpo que lhes são dadas a ver; Analisar quais são os significados e juízos que as crianças expressam para o que seja “corpo belo” e “corpo feio” e quais seus vínculos e/ou implicações em suas representações de gênero. Para o alcance dos resultados, foram perpassados caminhos de problematizações que versaram sobre a infância, corpo, gênero e cultura visual, com base no diálogo com os estudos culturais e a sociologia da infância. Além da apresentação dos estudos teóricos realizados, este texto discorreu sobre as observações e dinâmicas realizadas com as crianças durante a pesquisa e suas falas sobre corpo, beleza, menino e menina. A metodologia foi pautada nos estudos histórico-culturais e na etnografia, de modo que a pesquisadora esteve presente no contexto das ações em estudo e manteve uma observação atenta aos detalhes da composição espacial, de seus usos e das relações que se estabeleciam entre as crianças no lugar. Ocorreram momentos de interação entre a pesquisadora e as crianças, além da aplicação de um questionário para os pais e do uso de entrevistas semiestruturadas para professores e pais. Concluo esta pesquisa ao afirmar que as crianças de forma muito sutil escapam de redes de poder adulto dentro do espaço escolar, na busca por experimentar seus corpos de diferentes formas e vivenciar diferentes situações com regras próprias, criadas dentro de seus universos culturais infantis, ou seja, ora na linha, ora desalinhando.
Abstract: This Master's thesis, linked to the Postgraduate Diploma in Education UNOESTE Program, presents research on the concepts of body and beauty, and their entanglements with gender relations as statements and expressions of boys and girls of four and five years members of an Infantile Education Institution in the city of Ribeirão Claro - Paraná. Bring the general objective: To identify and analyze the social and cultural mechanisms related to gender, in which produce the differences, hierarchies and subordination in relations between boys and girls. Among the specific objectives of this research are: Identify the expressed body images in visual artifacts present in materials in educational activities experienced by the children of early childhood education; Ascertain the lines on the body expressed by children and what criteria and cultural references are anchored their ideals for body beauty attributes of boys and girls; Investigate their conceptions of femininity and masculinity, from the reading they do the body images they are given to do; Analyze what are the meanings and judgments that children express for what is "beautiful body" and "ugly body" and what your links and / or implications in their gender representations. To achieve the results were perpassados problematizations paths that were about childhood, body, gender and visual culture based on dialogue with cultural studies and sociology of childhood. Besides the presentation of theoretical studies, this text spoke on the comments and dynamics made with the children during the search and his lines on the body, beauty, boy and girl. The methodology was based on historical-cultural studies and ethnography, so that the researcher was present in the context of the actions under consideration and kept a note attentive to details of spatial composition, its uses and the relationships that are established between the children in place. There were moments of interaction between the researcher and the children, and the application of a questionnaire for the parents and the use of semi-structured interviews for teachers and parents. I conclude this research by stating that children of very subtly escape adult power networks within the school environment, seeking to experience their bodies in different ways and experience different situations with its own rules, created within their children's cultural universes, ie , now on the line, now misaligning.
Palavras-chave: Corpo
Beleza
Gênero
Infância
Educação Infantil
Childhood
Gender
Body
Visual culture
Beauty
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: JOROSKY, Narda Helena. Corpo, beleza e gênero em imagens e nas falas das crianças na Educação Infantil: Entre a linha e o desalinho. 2016. 186 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/970
Data de defesa: 31-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NARDA_DISSERTACAO-VERSAOFINAL (1).pdfDocumento principal6 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.