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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJacon, Valéria Anésia Brumatti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471997942873274por
dc.contributor.advisor1Dias, Carmen Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5779371067985868por
dc.contributor.referee1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee2Bataglia, Patrícia Unger Raphael-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4823936738852264por
dc.date.accessioned2016-09-08T23:34:16Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.citationJACON, Valéria Anésia Brumatti. Educação em valores: uma experiência transversal no ensino fundamental II. 2016. 212 fs. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/980-
dc.description.resumoEsta dissertação foi apresentada e defendida no Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista - Área de concentração: Instituição Educacional e Formação do Educador (UNOESTE). A convivência harmônica nas relações escolares, diante dos conflitos que se apresentam no cenário educacional, é importante para um clima escolar saudável. Assim, tem-se observado iniciativas por parte das escolas, embora às vezes assistemáticas, de projetos de convivência democrática que requerem aperfeiçoamento e inserção de novas práticas morais. E, como objetivo, esta pesquisa procurou analisar uma experiência de educação em valores com professores e discutir dilemas morais (LIND) com alunos do Ensino Fundamental II como possibilidades de desenvolvimento da autonomia moral. Os referenciais teóricos utilizados foram: Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Georg Lind, no que se refere ao desenvolvimento moral e Josep Maria Puig referente às práticas morais. Realizada segundo a abordagem qualitativa descritiva, de natureza fenomenológica do tipo Estudo de Caso intrínseco. Os procedimentos metodológicos envolveram a recolha de dados, utilizando-se de entrevistas com roteiro semiestruturado para 03 professores do Ensino Fundamental II (6º e 7º anos) do Projeto Viver Valores de uma escola da rede estadual de uma cidade do interior paulista; da discussão de um dilema com os alunos e seu respectivo professor do 6º ano do Ensino Fundamental II; 05 alunos do Ensino Fundamental II escolhidos por sorteio para entrevista pós dilema e análise documental. A interpretação e discussão dos dados foram trabalhadas por meio da Análise de Conteúdo. As respostas recolhidas foram separadas por categorias e subcategorias. Os resultados sinalizam que, embora ainda exista certa resistência e receio por parte de alguns profissionais em se envolverem em projetos e práticas direcionadas a uma educação em valores, pode-se observar que, desde que façam parte da cultura escolar, projetos com temas transversais que contemplem a construção de valores e outras práticas morais, como a discussão de dilemas, são possíveis e podem favorecer a autonomia moral e um clima escolar favorável a uma convivência mais democrática, na qual prevaleça o respeito, a cooperação e a justiça. Esperamos que esta pesquisa sirva de base para outros estudos sobre projetos de Educação em Valores e a utilização de práticas morais como a discussão de dilemas como formas de contribuição para o desenvolvimento da autonomia moral, da habilidade argumentativa e da prática de valores essenciais para as relações interpessoais, ampliando as discussões aqui iniciadas.por
dc.description.abstractThis dissertation (Master of Education) was presented and argued at Master in Education from University of the Western São Paulo – Concentration Area: Educational Institution and Educator Formation (UNOESTE). The harmonic coexistence in the scholar relations, in front of the conflicts that are presented in the educational landscape, it’s important to a healthy school climate. Thus, it has been observed initiatives by the schools, although sometimes unsystematics, of democratic coexistence projects that require improvement and insertion of new moral practices. And, as objective, this research sought analyse an experience of values learning with teachers and discuss moral dilemmas (LIND) with students of the Fundamental Teaching II how possibilities of development of the moral autonomy. The theoretical frameworks used were: Jean Piaget, Lawrence Kohlberg and Georg Lind, in what refers the moral development and Josep Maria Puig referred to moral practices. It was realized according to the qualitative descriptive approach of phenomenological nature of the intrinsic study case. The methodological procedures involved the data collecting, using the semistructured data interview to three teachers of the Fundamental Teaching II (6º and 7º years); of the Live Values Project of a school of the state network of a São Paulo country city; of the dilemma discussion with the students and their respective teacher of the 6º year of the Fundamental Teaching II; 05 students of the Fundamental Teaching II chosen by raffle to interview after dilemma and documental analysis. The interpretation and discussion of the data were worked by means of the Content Analysis. The answers collected were separated in categories and subcategories. The results signal that, although still exists some resistance and fear by some professionals in involving themselves in projects and practices directed to a value education, it could be observe that, from that they are part of the school culture, projects with transversal themes that contemplate the building values and other moral practices, as the dilemma discussion, are possible and may favor the moral autonomy development and a favorable school climate, a more democratic coexistence, in which prevails the respect, the cooperation and the justice. We hope this research serves how basis to other studies about the development of values education projects and the utilization of moral practices as the dilemma discussion how forms of contribution to the development of the moral autonomy, of the argumentative skill and of the essential values practice to the interpersonal relations, expanding the discussions here startedeng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2016-09-08T23:34:16Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_01_02_2016 - REVISADA PELA JAKE 30-3-16-CORRIGIDA CALU PÓS DEFESA (3).pdf: 875871 bytes, checksum: f5ff9341d8118cda4f5b7e5e2c6c4a3d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-08T23:34:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_01_02_2016 - REVISADA PELA JAKE 30-3-16-CORRIGIDA CALU PÓS DEFESA (3).pdf: 875871 bytes, checksum: f5ff9341d8118cda4f5b7e5e2c6c4a3d (MD5) Previous issue date: 2016-02-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/2107/DISSERTACAO_01_02_2016%20-%20REVISADA%20PELA%20JAKE%2030-3-16-CORRIGIDA%20CALU%20P%c3%93S%20DEFESA%20%283%29.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento sociomoralpor
dc.subjectAutonomia moralpor
dc.subjectValores morais.por
dc.subjectDilemas morais.por
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectSociomoral Developmenteng
dc.subjectMoral Valueseng
dc.subjectMoral Dilemmaseng
dc.subjectFundamental Teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEducação em valores: uma experiência transversal no ensino fundamental IIpor
dc.title.alternativeValues education: one transversal experience in the fundamental teaching IIeng
dc.typeDissertaçãopor
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