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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaria, Yeda Ruiz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9031133076145283por
dc.contributor.advisor1Luvizotto, Caroline Kraus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2273673575861970por
dc.contributor.referee1Marin, Fatima Aparecida Dias Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2093765979850981por
dc.contributor.referee2Takenaka, Edilene Mayumi Murashita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3759243950743874por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:46:19Z-
dc.date.available2013-10-18-
dc.date.issued2013-08-29-
dc.identifier.citationMARIA, Yeda Ruiz. URBAN SOLID WASTE AND PUBLIC POLICIES FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION: THE CASE OF THE PONTAL OF PARANAPANEMA. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/482-
dc.description.resumoA Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos é um desafio para quase todos os municípios brasileiros principalmente no que concerne à necessidade de aprimoramento técnico e a implementação de infraestrutura atrelada à capacitação e à sensibilização da população, também responsável pela gestão da cidade. Assim sendo, trata-se de uma problemática ambiental que deve ser considerada sob o ponto de vista sanitário, educativo, social, estético, ambiental e econômico. Refletindo sobre o meio ambiente de modo interdisciplinar, percebe-se que duas pessoas não vêm a mesma realidade, nem dois grupos sociais fazem a mesma avaliação do meio ambiente, pois estas diferentes percepções sofrem influências de diversos fatores como a cultura, o sexo, a idade e as experiências com o lugar. Consequentemente, a educação ambiental surge como mola propulsora para a solução dos problemas ambientais, uma vez que só será possível ter um meio ambiente saudável para gerações futuras se a sociedade atual se educar ambientalmente, por meio da construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes no sentido da sensibilização do cidadão, para torná-lo responsável pela conservação do meio ambiente em que está inserido. Informar e orientar são condições básicas para que haja sustentabilidade. É diante deste contexto que foi elaborada a pesquisa aqui apresentada. O objetivo geral foi refletir sobre as políticas públicas de educação ambiental e de resíduos sólidos urbanos nos municípios integrantes da Unidade de Gerenciamento Hídrico do Pontal do Paranapanema (UGRHI-22). Especificamente pretendeu-se compreender o que são resíduos sólidos urbanos e o que são as políticas públicas de educação ambiental; discutir as ações municipais frente à problemática ambiental do resíduo sólido urbano, a partir de uma pesquisa nos websites oficiais dos respectivos municípios e apontar alternativas para políticas públicas ambientais e propostas de ações educativas de caráter ambiental com vistas à adequada gestão dos resíduos sólidos urbanos. A investigação baseou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, mais especificamente utilizando-se da pesquisa de levantamento bibliográfico e da pesquisa documental disponível nos websites. Os estudos sobre educação ambiental e resíduos sólidos urbanos a partir dos websites oficiais mostram a falta de atenção do Poder Público municipal no quesito sensibilização e informação da comunidade de governa. De modo geral, pode-se afirmar que esta pesquisa propicia reflexões sobre as políticas públicas de educação ambiental e de resíduos sólidos urbanos nos municípios integrantes da Unidade de Gerenciamento Hídrico do Pontal do Paranapanema (UGRHI-22). Os resultados deste estudo favorecem as críticas sobre como o Poder Público municipal tem interpretado e instaurado estas políticas públicas instituídas por órgão estaduais e federais.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:46:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 yeda ruiz.pdf: 2830498 bytes, checksum: 1ac16c73fd615a4b78227acc32d9b538 (MD5) Previous issue date: 2013-08-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1657/yeda%20ruiz.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Ambientaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas Públicas de Educação Ambientalpor
dc.subjectResíduos Sólidos Urbanospor
dc.subjectPontal do Paranapanemapor
dc.subjectPublic Policies for Environmental Educationeng
dc.subjectUrban Solid Wateeng
dc.subjectPontal of Paranapanemaeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO::ADEQUACAO AMBIENTALpor
dc.titleRESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO PONTAL DO PARANAPANEMA-SPpor
dc.title.alternativeURBAN SOLID WASTE AND PUBLIC POLICIES FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION: THE CASE OF THE PONTAL OF PARANAPANEMAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

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