Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/692
Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos do resveratrol na função hepática de ratas Wistar obesas
Título(s) alternativo(s): Effects of resveratrol on liver function of obese Wistar rats
Autor: Miguel, Nádia de Araujo 
Primeiro orientador: Andrade, Silvia Maria Caldeira Franco
Primeiro membro da banca: Melchert, Alessandra
Segundo membro da banca: Pacagnelli, Francis Lopes
Resumo: A obesidade vem se destacando como um dos mais importantes problemas de saúde pública e sua incidência aumentou muito nas duas últimas décadas. Como consequência traz uma série de prejuízos metabólicos e sobrecarga ao sistema cardiovascular e fígado. O resveratrol, presente em diversos frutos como as uvas, vem sendo investigado com ênfase na última década, devido a seus efeitos antioxidantes. Este estudo avaliou os efeitos da suplementação com o resveratrol sobre o perfil lipídico e hepático de ratas Wistar submetidas à dieta hiperlipídica para indução da obesidade. Sessenta e quatro ratas Wistar foram distribuídas em 4 grupos (n=16): Grupo Controle (C); Grupo Controle Obeso (CO); Grupo Resveratrol (R) e Grupo Resveratrol Obeso (RO). Os animais dos grupos C e R foram alimentados com ração comercial LABINA® e os animais dos Grupos CO e RO foram alimentados com dieta palatável hiperlipídica (DPH) durante 12 semanas. Após 6 semanas, os animais dos grupos C e CO receberam suplementação de placebo, via oral, por gavagem e os animais dos grupos R e RO receberam suplementação de 30mg de resveratrol/kg de peso/dia diluído, via oral, por gavagem, durante 6 semanas. Ao final das 12 semanas os animais foram submetidos à anestesia geral para coleta de sangue e posterior eutanásia. Foram avaliados os parâmetros peso corporal, do fígado e da gordura retroperitoneal e os perfis lipídico e hepático séricos e análise histopatológica do fígado. A administração de resveratrol durante 6 semanas não induziu perda de peso corporal e também não reduziu os parâmetros do perfil lipídico, porém diminuiu as enzimas hepáticas aspartato aminotransferase (AST) e fosfatase alcalina (FA) e produziu menor ocorrência de esteatose (75%) no grupo RO em comparação com o grupo CO (81,25%). Em conclusão, a suplementação do resveratrol pelo período curto de 6 semanas, promoveu um efeito benéfico sobre a função hepática por meio da redução da esteatose hepática e das enzimas hepáticas AST e FA em ratas obesas.
Palavras-chave: Resveratrol
Obesidade
Quimioprevenção
Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica
Fibrose Hepática
Resveratrol
Obesity
Chemoprevention
Nonalcoholic Fatty Liver Disease
Hepatic Fibrosis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Agrárias
Programa: Mestrado em Ciência Animal
Citação: MIGUEL, Nádia de Araujo. Effects of resveratrol on liver function of obese Wistar rats. 2014. 65 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/692
Data de defesa: 27-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nadia Miguel.pdf418,1 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.