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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Ética e a Formação do Administrador
Título(s) alternativo(s): Ethic and Administrator Formation
Autor: Maruiti, Larissa 
Primeiro orientador: Bertan, Levino
Primeiro membro da banca: Santos Filho, José Camilo dos
Segundo membro da banca: Capelo, Maria Regina Clivati
Resumo: A pesquisa focaliza o curso de graduação de administração de empresa de uma instituição pública localizada no Paraná, que prepara profissionais para atuarem em empresas públicas e privadas e em outros setores administrativos. Tem por objetivo enfatizar a importância da dimensão ética no curso envolvendo a gestão da escola, os professores que ministram as disciplinas e as conseqüências éticas para a formação dos futuros administradores. Daí a pergunta: Por que a ética deve estar presente num curso específico da área de administração que forma pessoas que exercerão cargos em empresas? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho filosófico. Para análise da realidade recorremos ao referencial teórico de uma bibliografia pertinente, além do regimento da instituição, do programa das disciplinas e da matriz curricular do curso. Foram observados os fenômenos concretos da escola e os vividos pelos professores. Também foi feito um paralelo da matriz curricular de outras duas escolas de administração. Dos dados coletados juntos dos documentos e das observações realizadas, constatou-se que a questão ética não faz parte do curso, nem da disciplina e nem do projeto do curso como um todo. Ao passo que nas outras duas escolas a ética é abordada em disciplina específica. Os dados coletados apontam para a necessidade de um projeto pedagógico construído pela escola, que focalize a necessidade da ética na formação dos futuros administradores.
Abstract: The research has focus in the administration graduation course in a public institution located in Paraná, preparing professionals for actuate in the public and private companies and other administrations areas. The objective is to point out the dimension of ethic importance in the course involving school conduct, the professors that minister the subject and the ethics consequence for the formation of the future managers. The doubt is: Is it possible do not give importance for the ethics teaching in the specific curse in administration area where prepare professionals that will work in administrative job ? Is a qualitative research, and had a philosophy method. For the reality analyze was used the bibliography theory reference, and institution regiment, discipline program and also the curriculum course. Was observed the school real phenomenon and that has lived a long time by the professors. And also was made a comparative of the two institutions curriculum. About the information got together the documents, the observations realized, evidenced that ethic question is not in the course, and the subject is not too. The results pointed for the necessity of the pedagogy project made thought the school, where focus the ethic necessity for the future managers graduation.
Palavras-chave: Ética -- Docente
Administração
Instituição de Ensino
Ethic -- Professor
Administration
Institution of teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MARUITI, Larissa. Ethic and Administrator Formation. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/776
Data de defesa: 11-Nov-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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