Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCassalate, Marisa Salina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6436678559088614por
dc.contributor.advisor1Cardoso, Sônia Maria Vicente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1875954902451909por
dc.contributor.referee1Moretti, Lucia Helena Tiosso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8367557846787155por
dc.contributor.referee2Barbosa, Raquel Lazzari Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0734650628154687por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:08Z-
dc.date.available2010-06-25-
dc.date.issued2007-10-09-
dc.identifier.citationCASSALATE, Marisa Salina. The pedagogical coordinator teacher performance in-service teacher education: conceptions, practices and difficulties. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/782-
dc.description.resumoEste trabalho pretende constituir-se num estudo sobre a atuação do professor coordenador pedagógico na formação continuada docente. Com o intuito de apreender as concepções, práticas e dificuldades do objeto pesquisado, utilizamos como fonte de dados, documentos técnicos (literatura especializada) e documentos oficiais (legislações e programas). Para ilustrar a atuação do professor coordenador pedagógico utilizamos os dados de pesquisa realizada com uma professora coordenadora pedagógica de uma escola estadual do interior do Estado de São Paulo. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, com abordagem qualitativa de pesquisa. Fizemos uso, ainda, do referencial teórico sobre a atuação do professor coordenador pedagógico e constatamos que ele tem uma função importante na formação continuada docente e no desenvolvimento de constantes estudos e reflexões no âmbito escolar. A análise da pesquisa sobre a professora coordenadora pedagógica, foco do nosso trabalho, nos permite uma aproximação e uma reflexão sobre a formação continuada docente desenvolvida. Nesse sentido, ao trazermos à tona essas reflexões, salientamos, ainda, a importância do trabalho coletivo desenvolvido nas horas de trabalho pedagógico coletivo HTPC como espaço de formação continuada docente.por
dc.description.abstractThis work intends to consist of a study on the performance of the pedagogical coordinator teacher in the in-service teacher education. With intention to apprehend the conceptions, practices and difficulties of the researched object, we used as source of data, technical documents (specialized literature) and official documents (legislations and programs). To illustrate the performance of the pedagogical coordinator teacher we used the data of a research carried through with a pedagogical coordinator teacher of a public school of the interior of the state of São Paulo. It is, therefore, a study case, with qualitative approach. Yet, we made use of the theoretical references on the performance of the pedagogical coordinator teacher and we found out that he plays an important role in the in-service teacher education and in the development of constant studies and reflections within the scope of school. The analysis of the research on the pedagogical coordinator teacher, focus of our work, allows us an approximation and a reflection on the developed in-service teacher education. In this direction, when bringing up those reflections, we point out, yet, the importance of the collective work developed in the collective pedagogical working hours HTPC as a space of in-service teacher education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_EDUCACAO_MARISA SALINA CASSALATE.pdf: 240618 bytes, checksum: 94052386f8de9e0853b756d77d4b7623 (MD5) Previous issue date: 2007-10-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1801/DISSERTACAO_EDUCACAO_MARISA%20SALINA%20CASSALATE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação continuadapor
dc.subjectPráticas de ensinopor
dc.subjectProfessor Formaçãopor
dc.subjectEscolas Organização e administraçãopor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectPractice teachingeng
dc.subjectTeachers, Training ofeng
dc.subjectSchool administrationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA atuação do professor coordenador na formação continuada docente: concepções, práticas e dificuldadespor
dc.title.alternativeThe pedagogical coordinator teacher performance in-service teacher education: conceptions, practices and difficultieseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_EDUCACAO_MARISA SALINA CASSALATE.pdf234,98 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.