Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/802
Tipo do documento: Dissertação
Título: Política Pública em Educação para a cidadania: das bases históricas ao Programa Ação Jovem
Título(s) alternativo(s): Public Policy in Education for citizenship: the historical bases of the Youth Action Program
Autor: Andrade, Lilian Regina de Campos 
Primeiro orientador: Ferri, Lúcia Maria Gomes Correa
Primeiro membro da banca: Schmidt, Ivone Tambelli
Segundo membro da banca: Hashimoto, Francisco
Resumo: A pesquisadora (docente), diante de jovens desinteressados pela escola motivou-se para o desenvolvimento desta pesquisa. Foi escolhido o Programa Ação Jovem que estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens beneficiários continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Os jovens são atendidos na faixa etária de 15 a 24 anos, de ambos os sexos, com ensino fundamental e médio incompleto e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O objetivo desta pesquisa foi identificar os determinantes econômicos na inclusão e permanência do jovem na escola e avaliar se o Programa e a escola têm contribuído para o desenvolvimento pessoal e profissional destes adolescentes. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa e estudo de caso por ser a mais condizente cientificamente à investigação de caráter sócio-educativo. O trabalho desenvolvido teve inicialmente como referência pressupostos, o principal deles era que o fator econômico tivesse grande influência sob permanência e a inclusão do jovem na escola, e que possivelmente o Programa Ação Jovem teria auxiliado, já que consiste numa ajuda mensal pecuniária Este fator foi descartado no decorrer da pesquisa, pois outros fatores apresentaram-se e foram analisados. A conclusão é a de que o Programa não atende os adolescentes alvo da proposta, e que não há integração entre corpo docente/ gestão escolar e o Programa Ação Jovem, este tipo de programa só pode ser bem sucedido a partir da luta cotidiana e da efetiva participação da sociedade. È preciso acreditar no poder de transformação do ser humano e deixar de ver o individuo apenas como protagonista de uma sociedade excludente, imerso somente na pobreza.
Abstract: The researcher (teacher), facing young people who are not interested in school was motivated to develop this research. It was chosen the Youth Action Program which encourages the completion of basic education, enabling young beneficiaries to continue learning for their personal and professional development. Young people aged from 15 to 24 years, of both sexes with incomplete elementary or high school and which are socially vulnerable. This research aimed to identify the economic determinants which may influence on the inclusion and permanence the young one at school and evaluate whether the program and the school have contributed to the professional and personal development of adolescents. The methodology used was qualitative research and study of study as the most appropriated method for a scientific socio-educational research. The work was initially developed as a reference assumptions, the main one was that the economic factor had great influence on the inclusion and permanence the young school, and possibly the Youth Action Program would have helped, since it consists of a monthly assistance payment This factor was discarded during the search, since other factors were presented and analyzed. The conclusion is that the program does not assist the teenagers who are the target of this proposal, and there is no integration between teacher / school management and the Youth Action Program, this type of program can only succeed from the daily struggle, and the effective participation of the society. It is needed to believe in the transformative power of human beings and stop seeing only the individual as the protagonist of an excluding society.
Palavras-chave: Educação
Políticas Públicas
Programa Ação Jovem
Education
Public Policy
Youth Action Progran
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: ANDRADE, Lilian Regina de Campos. Public Policy in Education for citizenship: the historical bases of the Youth Action Program. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/802
Data de defesa: 19-Out-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf12,86 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.